Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Poucas & Boas 2019.15


Pesquisa Controverso 
A Controverso Comunicação, empresa controladora do portal Contraprosa e do estúdio Versão Brasileira, começa a marcar presença em Heliópolis com uma pesquisa que engloba os seguintes pontos: 1 – Candidaturas a prefeito para 2020, 2 – Prestígio dos vereadores junto à população, 3 – Nota da população à administração do prefeito Ildinho, 4 – Nome de novos candidatos a vereador e 5 – Pontos que atormentam a nossa população. A pesquisa foi realizada nos povoados de Tanque Novo, Riacho, Jiboia, Cajazeiras, Sacatinga, Trapalha, Tijuco, Sapé, Pau Ferro, Farmácia, Serra dos Correias e na sede do município. Os dados estão sendo analisados e serão publicados no Contraprosa, Landisvalth Blog e parceiros que desejarem. A pesquisa não foi contratada e não tem patrocinador. O que se pode dizer é que foram relacionados dez pré-candidatos: Evanilson, Fabinho do Bar, Thiago Andrade, Ana Dalva, Professor Kelton, Mendonça, Doriedson, Adilson de Aroaldo, Celso Oliveira e Zé do Sertão.  A única coisa certa é que os números são surpreendentes.
Lavanderia do Açude
Professores e alunos do CEJDS no mutirão de limpeza da Lavanderia (foto: Landisvalth Lima)
O professor Gilberto Jacó mobilizou professores e alunos e conseguiu fazer uma limpeza considerável na Lavanderia Municipal do Açude Pindorama. O local é bem aprazível e pode abrigar um restaurante ou área cultural de lazer. A ideia de Gilberto Jacó é anexar o local ao Colégio Estadual José Dantas de Souza e revitalizar toda aquela região. No mesmo dia, vários alunos, guiados pelo Grêmio Estudantil Novas Tendências, fizeram uma pesquisa sobre o impacto do açude na vida do povoado Pindorama, que pertence ao município de Cícero Dantas. Foi uma boa ação.
Dia do professor
Ano vai e ano vem e parece que ser professor neste país não é nada diferente de outras profissões. Não há muita coisa a comemorar. O pouco que resta é quando percebemos que um aluno seu, em dada época, hoje, desfruta o nome de profissional exemplar. Isso vale a pena. No mais, caminhamos para a aposentadoria sem ver as promessas de uma vida melhor. Vibramos quando aparece um osso descarnado no meio da estrada, caso ele não seja motivo de briga entre colegas. É a vida.
Aposentadoria
E por falar em professor e aposentadoria, o Diário Oficial tem sido generoso com os professores que pediram aposentadoria. Falam em mais de 3 mil profissionais na fila para se aposentar. Agora, todos os dias, a página da Secretaria de Administração está repleta com nomes de profissionais da Secretaria de Educação. No dia do professor, 15 de outubro, foram mais de vinte professores listados. Este mês devem ser colocados na ociosidade merecida mais de uma centena de “tios” e “tias”.
O STF e o pior
O que esperávamos de ruim que pudesse acontecer ao país pode se concretizar nesta quinta-feira (17). Sem a prisão em 2ª instância, 170 mil condenados estarão nas ruas. Tudo isso por causa de um único homem: Lula. É incrível como o destino de uma nação passa pela condenação ou absolvição de um único ser. Só em épocas medievais parte considerável de uma nação se unia para proteger o rei ou imperador. Aqui, no caso específico, é só um homem que errou e, nem mesmo admite o erro praticado. Pelo menos, na era medieval, os reis admitiam que faziam aquilo porque eram reis. Patético!
Pesquisa fantasma
Uma pesquisa apareceu e circulou no meio político de Heliópolis, mas ninguém assumiu a paternidade. Nela, só aparecem quatro nomes: Thiago Andrade, Mendonça. Evanilson e Fabinho do Bar. Os números dão a Thiago 36%, Mendonça 12%, Fabinho do Bar 3% e Evanilson 1%. Há 48% que ninguém sabe para onde foram. É o tipo de coisa que não cola porque a informação tem que estar completa. Ninguém pode ver os números como parâmetro para a atual situação política. O crescimento de Thiago Andrade é visível, mas a queda do ex-vereador Mendonça, para quem conhece a vida política de Heliópolis, não pode ser levada em conta. Pelo sim, pelo não, vem aí a pesquisa da Controverso.
Orçamento aprovado
Quem imaginava o endurecimento do Legislativo, em ano pré-eleitoral, com o Orçamento de 2020, perdeu e perdeu feio. Na sessão da última segunda-feira (14), a Câmara Municipal de Heliópolis, em 3ª votação, aprovou a Lei Orçamentária para o ano vindouro. Foi aprovada por unanimidade e sem alteração alguma. O último ano de mandato do prefeito Ildinho será uma bênção orçamentária. Resta saber se a crise vai dar uma trégua.
Praça da Rodoviária
Finalmente vai sair do papel a reforma da Praça da Rodoviária, denominada oficialmente de Honorina Alves, em homenagem à mãe do ex-vereador Renilson. O investimento ultrapassará os 600 mil reais, com contrapartida da Prefeitura Municipal de Heliópolis. O projeto está perfeito e dará mais vida ao local. Parece que o prefeito Ildinho não encerrará seu mandato sem inaugurar a maior praça da cidade e, esperamos, a mais bonita. Notícia boa!