Novidade

domingo, 5 de maio de 2019

Poucas & Boas 2019.5


Festa da Santa Cruz 2019
Em 2010, o então governador Marcelo Deda esteve na Festa da Santa Cruz (foto: Agência Sergipana de Notícias)
Um dos destaques deste fim de semana foi a Festa da Santa Cruz em Poço Verde. Este ano o evento chamou atenção porque o prefeito da cidade -Iggor Oliveira- na hora da festa profana, tirou a camisa e caiu na gandaia. Virou destaque nas redes sociais. Se era esse o objetivo, alvo certeiro. Em outros tempos, a festa recebia as mais altas autoridades do estado de Sergipe, como a visita do então governador Marcelo Deda, em 2010. Mas no lado sagrado houve muito mais coisas úteis. A tradicional procissão pelas ruas da cidade cumpriu seu papel. Os fiéis marcaram presença anualmente costumeira. Lá estava também a filarmônica Lira Santa Cruz, como sempre impecável, embora isto não tenha sido suficiente para comentários luxuosos nas redes sociais. Nesta postagem segue vídeo do Breaking News, do canal Lukas Oliveira, que mostra os principais momentos da passagem da procissão pelas principais ruas da cidade de Poço Verde, em Sergipe.
   BB deu bobeira
Quem não está dando sinais de respeito algum aos clientes é o nosso Banco do Brasil. Em pleno feriadão de Poço Verde, os três caixas eletrônicos da agência não tinham dinheiro nem para dar esmola a cego devoto de São Sebastião, isto já em plena sexta-feira, dia 03 de maio, no início do descanso sagrado. Sabemos que o banco vai alegar o perigo dos assaltantes e arrombadores, citando fatos já acontecidos algumas vezes na cidade. Verdade. Mas vamos guiar nossas vidas eternamente por isso? Será que não há alternativas de segurança ou o banco está optando pelo mais fácil e barato? É verdade que há alternativas para efetuar pagamentos, mas nem todo mundo está antenado ou devidamente preparado para tais modernidades eletrônicas. Se continuar assim, o Banco do Brasil demonstra que está pouco se importando com seus clientes. Está dando bobeira!
A BA 393
Quem se deslocou pela BA 393 para chegar até a Festa da Santa Cruz, em Poço Verde-Se, não poupou críticas ao estado da estrada. Não passa pela cabeça das pessoas o descaso com a manutenção. Uma simples operação tapa buraco corriqueiramente evitaria gastos maiores. Agora, a quantidade de buracos chega a ser gritante e já se gasta o dobro do tempo para fazer o percurso. Ildinho, o prefeito de Heliópolis, chegou a dizer que o governador Rui Costa prometeu que a estrada estaria recuperada antes do São Pedro de Heliópolis. O problema é que corremos o risco de não termos mais asfalto até lá, caso se confirme o inverno rigoroso que dizem vir por aí.
Rui Presidente!
É impressionante como o país vive a respirar eleição, mesmo que o evento esteja tão distante. Mal encerramos uma cruel disputa, lá vem os plantadores de notícias lançar o nome do governador Rui Costa (PT) para presidente. É coisa de gente que não tem o que fazer. Além disso, sabe-se que mesmo Rui Costa, tendo o apoio popular dos petistas, enfrentará uma barreira quase intransponível: Lula. O mandachuva do PT, mesmo preso, comanda todas as engrenagens do partido. Lembremos que há muita gente lambendo os pés de Lula, mas, por não ser confiável, não recebe o apoio do ex-presidente. Esperar que Lula apoie um governador que, vez ou outra, discorda do chefão é balela!
500 vacinados
A campanha de vacinação em Heliópolis – o dia D – foi um sucesso! Segundo a enfermeira Giselda Sousa, da secretaria de saúde de Heliópolis, antes do fechamento do posto avançado na Câmara Municipal de Heliópolis, já havia sido contabilizado 500 vacinados. Ela considerou a meta plenamente atingida. Mesmo assim, cabe insistir que, quem não se vacinou ainda, deve se dirigir ao posto médico da cidade, munido do cartão de vacinação, para tomar a vacina antiviral. A gripe é perigosa e mata!
Alexandre Dias
A entrevista do vereador Alexandre Dias, presidente da Câmara Municipal de Poço Verde, ao portal Contraprosa repercutiu bastante no meio político do município. O vídeo está ultrapassando a marca das 3 mil visualizações. Pelo trabalho que vem desenvolvendo na Câmara, o filho de Jonas se habilita e passa a ser carta que não pode ser descartada no jogo político. Estamos longe de assistir a uma reviravolta política em Poço Verde. Os dois grupos que disputam o poder há anos ainda são hegemônicos, mas o pouco espaço que existe está sendo bem preenchido por Alexandre Dias. Ao lado do professor Lourinaldo, ambos encarnam esta marca nova na política de Poço Verde, infelizmente ainda como apoio. Amanhã, quem sabe, para substituição.
Professor Lourinaldo
Em conversas com alguns políticos de Poço Verde, é visível o crescimento do embate entre Iggor Oliveira e Edna Dória. Mas o que mais cresce é o medo da possibilidade do professor Lourinaldo se candidatar a vereador. Todos o julgam já sentado numa daquelas cadeiras e fazem as contas para saber quem vai sair. Muitos torcem para que Lourinaldo aceite ser vice de Edna Dória ou Alexandre Dias aceitar a parada. Ou seja, um dos dois precisa ser vice para não tirar a cadeira de um atual vereador. O que ninguém imagina é a possibilidade de os dois saírem para vice, principalmente o atual vice.
Secretaria de Esportes
Há um grupo considerável de desportistas lutando para tirar o esporte e o lazer da nomenclatura da secretaria de educação de Heliópolis, ficando a pasta com apenas a educação e cultura. A ideia tem crescido e o seu principal argumento é que o professor Dênis tem uma tarefa gigantesca pela frente, que é cuidar da nossa combalida educação. Não que isso vá trazer prejuízos ao município, achamos a medida infrutífera. O diretor de Esportes José Sales faz um ótimo trabalho e nada mudaria porque os recursos seriam os mesmos. Seria bom esperarmos a finalização do Estádio Municipal, se é que ainda há possibilidade de isso acontecer. Com um campeonato municipal em várias categorias e a realização de jogos em diversos desportos, talvez aí se justificasse a criação desta secretaria, desde que o São Pedro fosse organizado sob sua batuta. Mas se acontecer a divisão, não seria uma secretaria morta como a de agricultura.  
Os prefeituráveis
Dos três candidatos do grupo do prefeito de Heliópolis que mais aparecem – Fabinho do Bar, Ana Dalva e Tiago Andrade – este último é o que mais se movimenta, do ponto de vista das conversas de bastidores. Tiago já até esteve presente em reunião do grupo opositor – a se confirmar. Certo mesmo é que o oficial de justiça está conversando muito. Dia desse ele foi visto em papo reservado com um ex-prefeito. Se é conversando que se entende, não demorará muito para termos novidades. E isso não significa que elas serão agradáveis ao grupo do prefeito Ildinho.