Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Natureza em fúria na região

BR 110 interditada pelas chuvas por 4 horas (foto: WatsApp)

Nossa região foi castigada por seis anos de intensa seca. Era de se esperar que a as chuvas viessem de mansinho, sem demostrar que a natureza estivesse zangada. Mas não foi assim. Nesta sexta-feira, um temporal de meia hora desabou sobre os municípios de Cícero Dantas, Fátima, Heliópolis e Poço Verde. Em Heliópolis, os ventos varreram telhas de várias casas, principalmente no povoado de Massaranduba e na sede. Na BA-393, uma dúzia de árvores estavam caídas ao longo da rodovia que liga Heliópolis-Ba a Poço Verde-Se. O riacho do Saco, que nasce no município de Cícero Dantas e deságua no Rio Real, passando logo após o povoado Angico, em direção a Poço Verde, nunca esteve tão cheio.
A meteorologia informa que as chuvas continuarão até este domingo. Também diz que há um ciclone que se aproximou do sul da Bahia e do estado do Espírito Santo. Só que parece ter chegado por aqui uma pontinha dele. É que em Ribeira do Pombal a chuva foi demasiada. O portal do Blog do Joilson Costa informa que a chuva que caiu durante a madrugada deste sábado danificou quatro casas. Em uma delas um veículo foi coberto parcialmente pela lama, depois que o terreno ao lado da moradia cedeu. Prejuízos outros são incontáveis. 
Da zona rural dos municípios da região vem notícias de açudes sangrando no Curral Falso, Barrocão e Boca da Mata. Na localidade da Macambira choveu 110 milímetros, na Boca da Mata 88, no Tabuleiro 50. Por quase quatro horas, a BR 110, entroncamento do Povoado Nova Esperança, foi interditada pela PRF, pois a água fortemente passava por cima do asfalto, chegando a levar um carro de passeio. Em Heliópolis, Cícero Dantas, Fátima e Poço Verde, apesar de vários estragos, os moradores estão felizes. Acabou a seca. Todos os reservatórios estão transbordando. Tal como a seca, temporais como estes ocorrem, mais ou menos, de 17 em 17 anos. A natureza é mãe de todos nós, mas ela sempre manda a conta do que fazemos contra ela.