Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Só os eleitores nos salvarão das trevas


                      Landisvalth Lima

Os leitores deste blogue, alunos, amigos e partidários vivem a me perguntar em que pé estão as negociações para escolha do candidato das oposições em Heliópolis. Acostumados com os tradicionais apoios de políticos, muitos estão inconformados com tanto nome que entra e com tanto nome que sai e não se chega a um bom senso. Aqui vou deixar bem claro: só estou em dúvida entre Ana Dalva ou Gama Neves. Isto porque fizemos um acordo entre PPS, DEM e PR e ficou determinado que quem estivesse em melhores condições populares seria o candidato. E isso só uma pesquisa para definir quem está melhor entre os dois aqui citados.
Para começo de conversa, querem logo saber por que o PMDB não está nesta lista. É simples: Nilda Santana se lançou também candidata e ela é presidenta do partido. Como não houve nenhuma conversa com ela, o PMDB não entra na minha lista. Gama pode até garantir, eu não. Também garantiram que o vice-prefeito, José Guerra, do PT, estaria contra o PC do B. A última notícia que chega à nossa redação é que o ex-companheiro das lutas em defesa do povo de Heliópolis não resistiu a trinta dinheiros e vai continuar na sombra do poder, fato que ainda precisa de confirmação. Deve ter sido mais um pedido de Nossa Senhora aos ouvidos de sua irmã. Caso seja verdade, a candidatura de Zélia Maranduba já era. O único candidato do PT será o vereador Renilson Alves, a vice do PC do B.
O que o eleitor não sabe é que os senhores supostos donos dos votos no antigo regime não querem apoiar nem Ana Dalva nem Gama Neves. Gama ainda conta com o apoio de Ildinho do PSC, esposo da ex-vice-prefeita Santaninha, que até se apresenta como um conciliador e não faz bico doce. Mas o restante quer ver o diabo, mas não apoiam os dois aqui citados. Chegam até a dizer em alto e bom som que odeiam os três, eu incluso. Este blogueiro, Ana Dalva e Gama já fomos os responsáveis até pela prisão de uma pessoa que foi flagrada furtando numa loja, mesmo nós estando 340 quilômetros distantes. Vivem os familiares pelos cantos a dizer aos eleitores que não nos apoia por este fato e se declaram nossos inimigos. É pura bravata. Eles querem transferir para nós os fracassos dos seus objetivos.
Nós éramos pessoas de bem quando os apoiamos. Como nosso trabalho está evoluindo e as pessoas estão reconhecendo, como despontamos para o futuro político do município e como proposta realmente nova para transformar os destinos de Heliópolis e, finalmente, como eles fracassaram nas várias vezes que tiveram no poder, querem que morramos abraçados com eles na velha política do toma-lá-da-cá, no velho discurso do precisamos nos unir para derrubar o adversário e na velha e fracassada ideia de que eles ainda são os donos dos votos. Não vamos cair nesta armadilha. Heliópolis mudou. Esta coisa de pensar que só ganha eleição quem é rico ou quem está do lado dos ricos e da maioria é balela. Vou só dar alguns exemplos: Zé do Sertão venceu D. Vanda quando esta tinha a esmagadora maioria. Aroaldo Barbosa tomou o poder de Zé do Sertão quando não tinha sequer dinheiro para fazer feira e o próprio Zé do Sertão retomou o poder de Aroaldo quando este tinha 9 dos 11 vereadores na Câmara Municipal. Isto só nos ensina uma coisa: é o povo quem decide.
Portanto, este suposto ódio é, na verdade, medo. Os tempos mudam e as práticas continuam as mesmas. Nós estamos com um projeto sério para Heliópolis. Nenhum destes senhores donos dos votos solicitou uma reunião para debatermos os problemas de Heliópolis. Onde estavam eles quando Ana Dalva fiscalizava as contas do Poder Executivo? Alguém prestou solidariedade, ou divulgou artigos na internet, ou ficou indignado, ou usou seu poder ou prestígio para ajudar quando sofremos ataques, ameaças, processos, perseguições? Onde estava o deputado mais poderoso da Bahia? Onde estavam os deputados do PT votados em Heliópolis, que outrora eram paladinos das lutas contra as perseguições aos trabalhadores? Onde estavam as emissoras comunitárias, criadas justamente para defender os desamparados contra os abusos do poder? Eles não estão preocupados com Heliópolis! Estão preocupados em não perder posições. Olham para o seu próprio umbigo. Veem a política ainda, infelizmente, como um negócio.
Se Gama Neves quiser jogar a toalha, que fique à vontade. Ele é dono de sua consciência. Se Ana Dalva quiser desistir, ela que tome sua decisão. Eu, por mim, já está selado tudo. Celso, Aroaldo, Zé do Sertão se juntem e lancem seu candidato. Eu vou votar ou em Ana Dalva ou em Gama. Se eles desistirem, eu saio. Só um motivo muito forte me fará desistir deste projeto. Até porque é o povo quem decide e eu tenho plena consciência que o povo está cansado desse bolodoro todo. Os eleitores mais uma vez terão que mudar para transformar Heliópolis, porque, se depender da maioria dos políticos, tudo ficará no mesmo lugar e continuaremos nas trevas!