Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Cleide Santana (PV) pode ser a nova vereadora em Cícero Dantas


Cleide Santana (PV)

      O grande teste da validade da Lei que determina ser o mandato do partido está à prova. É que o presidente do PV de Cícero Dantas, Jorge Luiz, entrou, no último dia 17 de outubro, com uma Ação Declaratória de Perda de Mandato na sede da 82ª Zona Eleitoral contra os vereadores que deixaram o PSDB, José Carlos Ribeiro da Silva - "Carlinhos" - (hoje PDT), Robson Nascimento dos Santos (hoje no PP), Herivaldo Alves Moreira (também hoje no PDT) e  Jocineide Dantas de Andrade (agora no PDT).
     Os vereadores questionados no processo foram eleitos pela Coligação Sempre de Braços Abertos Para o Povo, composta pelos partidos PSDB/ PDT/ PTB/ PTN/ PTC e PV. O que Jorge Luiz quer é que seja aplicada a tese de que os mandatos pertencem aos partidos e, neste caso, só a suplente Josefa Cleide Santana (PV) seria a única da coligação por direito a ocupar uma das vagas, exatamente porque até mesmo os suplentes melhores colocados também promoveram mudança de partido.
Jorge Luiz - Presidente PV de C. Dantas
     Há ainda alguns senões a serem resolvidos que darão dor de cabeça a quem vai decidir. Temos quase certeza de que vão usar o argumento de que mudaram de partido, mas para legendas da mesma coligação. Se a coligação tem força de partido, em tese trocaram seis por meia dúzia. Outra questão é, se os quatro forem punidos, e só Cleide Santana tiver as condições para assumir o mandato, como ficarão as três vagas restantes? Outro problema é de ordem política. Com esta ação, o PV, claro, não mais configurará numa possível futura coligação onde os vereadores processados porventura possam estar. Jorge Luiz tem consciência disso e disse que já está conversando com outros partidos. Um convite o presidente do PV já recebeu: o do PT, que terá como candidato a prefeito o atual vice-prefeito Gilmar. Tudo indica que Jorge Luiz é candidatíssimo a vereador. Se ele não for, vai sua mulher Cleide Santana.