Ponte sobre a Baía de Jiaodhou, na China. Custo total: 2,4 bilhoes. |
A China inaugurou uma ponte na Baía de Jiaodhou, com 42 km de
extensão, que custou R$2,4 bilhões. A
ponte foi construída em quatro anos, a um custo equivalente a R$ 57 milhões por
quilômetro. O preço final foi de R$ 2,4 bilhões. Praticamente no mesmo momento
em que o governo chinês exibia seu feito, o Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (DNIT) escolheu o projeto da nova ponte sobre o
rio Guaíba, em Porto Alegre. A ponte, ali, terá 2,9 quilômetros de extensão, ou
catorze vezes menos do que a ponte chinesa. Apesar desse fato, levará os mesmos
quatro anos para ser construída e consumirá dos cofres públicos R$ 400 milhões
por quilômetro, a julgar pelo preço final de R$ 1,16 bilhão da obra.
Ponte Rio Negro, Manaus - Custo. 1.1 bilhão. |
Intrigado, o matemático gaúcho
Gilberto Flach fez as contas certas e apontou, em reportagem do jornal Zero
Hora, que a ponte chinesa, se estivesse no Brasil – e pelos critérios usados
pelo Ministério dos Transportes do demissionário Alfredo Nascimento --,
custaria R$ 16,8 bi. Ou sete vezes mais do que custou na China. Os números
apurados pelo matemático Flach informam que, se o Guaíba ficasse na China, a
obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Mas se a baía de
Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e, com
certeza, em razão dos aditamentos tão comuns nos procedimentos do Ministério
dos Transportes, estouraria o orçamento inicial de R$ 16,8 bi.
Outra ponte inaugurada no último
dia 24 de Outubro, no Amazonas, a Ponte Rio Negro, que liga Manaus a Iranduba, tem
3.595 metros de comprimento. A ligação foi realizada sob o custo total de R$
1,099 bilhão e levou quase quatro anos para ser concluída. Para os amazonenses,
foi a obra mais aguardada dos últimos anos e representa novas alternativas de
desenvolvimento. A integração da Região Metropolitana de Manaus (RMM) se
transformou em uma realidade em termos de logística. A ponte é um novo incentivo
a projetos de infraestrutura para o outro lado do Rio Negro. O problema é que o
custo foi altíssimo. Por esse dinheiro os chineses faziam 4 pontes deste mesmo
porte. Diante desse
pequeno exemplo, não há dúvida em afirmar que nunca antes na história desse
país a corrupção foi tão explícita. E ainda me vem o José Dirceu dizer que a
luta pela corrupção é moralismo!