A Colégio Estadual Castro Alves, em Adustina, será ampliado e modernizado pelo governador Rui Costa (Foto: Adailton Fonseca) |
Assalto em Heliópolis
Mais uma vez os bandidos vencem a batalha no município de Heliópolis. Mais uma vez a região é a mesma, sempre do lado do povoado Riacho. Desta vez, duas mulheres foram assaltadas na Fazenda Serrota, quando se dirigiam ao povoado Jiboia. Eram dois bandidos numa motocicleta. Eles levaram celulares, uma quantia em dinheiro não determinada, cartões de crédito e documentos. Familiares das vítimas ainda tentaram acionar a polícia minutos depois, mas já era tarde. Os meliantes mais uma vez se saíram bem na história. As pessoas vivem cada vez mais vítimas dos roubos, públicos ou privados!
A doença da moda
O ano de 2022 será marcado por uma doença psicológica chamada Transtorno de Ansiedade. A quantidade de jovens, principalmente do sexo feminino, que estão caindo em repetidas crises não está em nenhum gibi. O foco maior está no Colégio Estadual José Dantas de Souza, em Heliópolis. Há dias que são levadas para a Unidade Básica de Saúde três ou quatro meninas com ansiedade. Com o objetivo de descobrir as causas, a Secretaria de Saúde do Município esteve na escola esta semana para tratar do assunto. Apesar da pouca estrutura e da demanda cada vez maior, o município se prontificou a, junto com a escola e os pais, tentar enxergar uma solução, sem prazo estabelecido.
Recuperação da BA 393
A Concorrência 038/2022 já tem um vencedor. Trata-se da GL Empreendimentos, empresa com atuação em vários ramos da economia, principalmente na Bahia, Sergipe e Pernambuco. Ela será a responsável pela recuperação dos 28 kms que ligam a BR 110 a Heliópolis, chegando até a divisa com o estado de Sergipe, na cidade de Poço Verde. Agora só falta a homologação e a Ordem de Serviço para iniciar a obra. No máximo, no fim deste mês as máquinas começam a tirar mais um inferno das nossas vidas! Pior é saber que um bom inverno contribuirá para o atraso das obras de recuperação da BA. Entretanto, só o fato de saber que ela será recuperada, já é um consolo!
Mais escolas
Se o governador Rui Costa tivesse, desde seu primeiro ano de governo, um conjunto de obras na área de educação, como está fazendo neste ano, a educação da Bahia estaria em outro nível. Mais uma concorrência pública foi lançada. Desta feita a de nº 06/2022, com data marcada para abertura dia 22 de junho. A empresa vencedora fará a execução de obra de ampliação e modernização de escolas nos municípios de Nordestina, Adustina e Coaraci, nos moldes da que está sendo feita em Heliópolis e Cícero Dantas. Na mesma concorrência, duas escolas novinhas serão construídas nos municípios de Ibitiara e Iramaia. A escola a ser ampliada e modernizada em Adustina será o Colégio Estadual Castro Alves, merecedora há muito de uma reestilizada!
Adustina, de novo!
E o prefeito Paulo Sérgio deve estar com um sorriso que vai da BA 220 à Barragem do Gasparino. É que estão fazendo uma comparação sobre a quantidade de grana que os municípios vão receber do Fundeb, que complementa o pagamento dos salários do magistério. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, Adustina receberá do Fundeb pouco mais de 13 milhões. O prefeito, sem titubear, garantiu o pagamento do Piso do Magistério, com os 33,24% integrais. Foi o primeiro a anunciar o pacote de bondade aos professores. Fátima também paga o piso integral, mas receberá quase o dobro de Adustina: mais de 25 milhões. Já que demos dois exemplos positivos, vamos aos negativos: Heliópolis, que deu apenas 17%, receberá mais de 15 milhões. Por fim, Paripiranga, com os seus meros 10,16%, receberá um montante que ultrapassa os 27 milhões. Claro que esse parâmetro não é o único. Ainda temos o Plano de Carreira, a quantidade de professores e alunos e a arrecadação municipal. Entretanto, neste ponto, seria bom uma consulta dos outros prefeitos ao Paulo Sérgio. Só não sabemos se ele cobra cachê!
Sem mortos por Covid
O boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), desta quarta-feira (11), não registra óbito por Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 423 casos da doença. De acordo com a Sesab, de 1.545.305 casos confirmados desde o início da pandemia, 229 encontram-se ativos e 29.885 pessoas foram a óbito devido à doença. Ainda há 332.732 em investigação.
Gilmar Mendes, o todo-poderoso!
Não ousem falar mal do ministro do STF Gilmar Mendes. Isto pode custar caro. Um processo por danos morais movido desde 2014 pelo ministro contra o jornalista Rubens Valente resultou na fixação do pagamento de uma indenização superior a 300 mil reais. Tudo por causa de um livro “Operação Banqueiro”, de autoria do repórter, sobre os bastidores da investigação que mirou negócios do banqueiro Daniel Dantas, descendente do Cícero Dantas da nossa região. O jornalista foi absolvido em 1º Instância, mas, na parte de cima só se faz o que Gilmar quer. Valente pagou R$ 143 mil ao ministro em fevereiro, e terá de honrar com mais de R$ 175 mil, caso a Geração Editorial, responsável pela obra, não quite sua parte. Imagina o que o ministro fará com Sérgio Moro que, esta semana, afirmou ser ele o principal inimigo da Lava Jato no STF. Foi, de lavada, o ministro que mais deu habeas corpus para soltar os enrolados na operação.