Aulas do CEJDS começam nesta segunda

 

As aulas da rede estadual começam nesta segunda-feira, 15 de março. A única escola estadual em Heliópolis é o Colégio Estadual José Dantas de Souza, de ensino médio integral. As aulas do município de Heliópolis terão início uma semana após, em 22 de março. Várias escolas da rede particular da nossa região iniciaram o ano letivo desde 8 de fevereiro. A novidade em comum: todas as aulas são remotas, mas o problema afeta profundamente a rede pública de ensino.

Para retirar as pedras do meio do caminho, o Colégio Estadual José Dantas de Souza está fazendo uma reunião online com a comunidade escolar, envolvendo alunos, pais, mães, professores pelo Meet do Google. Vai ser disponibilizado nos grupos da escola o link para acesso à reunião, também disponível na imagem acima. A reunião será nesta quinta-feira, dia 11 de março, às 15 horas. O Meet pode suportar até 250 pessoas numa reunião, número que deve ser atingido.

O diretor da escola, professor Gilberto Jacó, já fez o horário das turmas, mas chama atenção para o caráter diverso deste ano letivo, até durar o modo remoto. O CEJDS terá turmas que estudarão o conteúdo de 2020 e 2021. As turmas que eram 1º ano em 2020 estudarão o restante do conteúdo do ano passado e mais o conteúdo do 2º ano de 2021. Portanto não sofrerá prejuízo o aluno, caso seja aprovado, quando passará para o 3º ano em 2022. Estas turmas são do ensino integral e deverão cumprir 2.700 horas aproximadamente, com 6 dias de aulas por semana e uma carga horária de 7 horas/aula no modo remoto e mais 2 aulas realizadas em atividades/pesquisas.


As turmas do 2º ano de 2020 estudarão o conteúdo restante do ano passado da série e ainda o conteúdo do 3º ano de 2021. Caso o aluno seja aprovado, já pode preparar a roupa para ir à universidade, bastando que tenha pontos suficientes no Enem. Estes alunos são do ensino médio tradicional e precisarão fazer apenas 1.500 horas aulas este ano, 700 para concluir o ano de 2020 e 800 mínimas para este ano. Diariamente terão que ter 5 horas no modo remoto e 2 horas de atividades/pesquisa, de segunda a sábado, até o último dia letivo de 2021. Nenhum destes alunos precisarão fazer matrículas. Já estão matriculados.

Os alunos que vão se matricular no primeiro ano, que vieram do 9º ano da rede estadual, terão suas matriculas feitas entre os dias 5 a 8 de abril próximo. Os alunos oriundos da rede municipal farão matrículas entre 6 e 8 de abril. Já os alunos da rede particular terão apenas os dias 7 e 8 de abril para fazer a matrícula. Se ainda houver dúvidas sobre a documentação necessária, veja imagem ao lado desta reportagem, o telefone da escola e o e-mail para maiores informações.