Dentro de pouco mais de um mês, o consumidor baiano poderá
ter acesso a uma nova bandeira de cartões de crédito que permitirá o
parcelamento de compras em até 200 vezes e operará a juros bem mais baixos do
que os praticados pelo mercado
Victor
Longo – do CORREIO
victor.longo@redebahia.com.br
Dentro de pouco mais de um mês, o consumidor baiano poderá
ter acesso a uma nova bandeira de cartões de crédito que permitirá o parcelamento
de compras em até 200 vezes e operará a juros bem mais baixos do que os
praticados pelo mercado. No Sudeste do país, a bandeira brasileira Shopcards já
começará a operar em abril. "Estamos fechando parcerias com empresas do
varejo de linha branca (geladeiras, fogões e outros eletrodomésticos grandes),
linha marrom (televisores, som e vídeo), além de supermercados e shopping
centers", revelou ao CORREIO o vice-presidente da Shopcards, Marcello
Gimenez.
O parcelamento vai variar de acordo com a fidelização de
clientes aos estabelecimentos que contratarem a bandeira, mas o sistema permite
parcelar em até 200 vezes - os prazos mais longos serão concedidos em compras
maiores, como, por exemplo, o mobiliário e a decoração de apartamentos novos.
A ideia da empresa é operar com o financiamento de bancos de
pequeno e médio portes e firmar parcerias com lojas, supermercados, entre
outros, para que o cartão funcione como um "private label", com os
nomes das lojas que trabalhem com a bandeira. Para começar a operar, a
Shopcards já está em vias de firmar parcerias com pelo menos 15 bancos de todo
o país, excluídas instituições financeiras de grande porte,já comprometidas com
grandes operadoras de cartão de crédito.
Fidelização
A aposta da Shopcards é investir no aprimoramento da relação
entre o comércio e os clientes a partir de uma base de dados que forneça aos
lojistas informações mais apuradas acerca das possibilidades, gostos e hábitos
de consumo dos compradores - o que possibilitará a concessão de prazos com mais
segurança. Além disso, os cartões da bandeira cobrarão anuidade zero para o
cliente; o comerciante não precisará pagar pelo aluguel da maquineta e as taxas
de administração serão bem mais baixas que as cobradas pelos cartões de crédito
existentes hoje no mercado. "Cobra-se de 3,5% a 6% por transação; nós
cobraremos 1,5%, no máximo", explicou Gimenez.
Compras
A expectativa é que, com essas facilidades e com a
fidelização dos clientes, as lojas ampliem os prazos, de acordo com o valor da
compra. “Por exemplo, uma loja de eletrodomésticos que divide em até 10 vezes
poderá dividir em até 24 vezes”, diz ele.
A Shopcards não pretende atuar, inicialmente, na venda de
veículos ou de imóveis, mas já está negociando contrato com uma empresa do ramo
da construção civil, uma incorporadora e arquitetos para possibilitar a compra
parcelada da decoração de apartamentos novos.
“Para que o cliente não receba o apartamento vazio como uma
casca de ovo, ele poderá negociar direto com a incorporadora a compra da
decoração, parcelada de 100 a 200 vezes”. A empresa também deve atuar no ramo
da saúde, proporcionando o parcelamento de despesas médicas, odontológicas e
estéticas.
O músico Ataualba Meirelles usa cartões de crédito no seu
dia a dia, mas considera uma "loucura" parcelar uma compra em tantas
vezes. "Isso pode acabar enrolando as pessoas", acredita. Ele elogia,
porém, a iniciativa de aproximar os lojistas dos seus clientes.
Dívidas trazem riscos à economia
O economista Luciano Lisboa, da Unifacs, aponta o risco de o
excesso de crédito levar a um endividamento ainda maior das famílias
brasileiras. “E como temos acompanhado no noticiário, a facilidade do crédito
no país tem feito a inadimplência subir”, acrescenta.
Segundo ele, o aumento do endividamento das famílias pode
levar, no longo prazo, à queda do consumo, prejudicando o crescimento do país.
Mas Lisboa considera que a oferta de crédito com maior parcelamento, com o
cartão da Shopcards, pode ser positiva para o consumidor, desde que haja
planejamento.
“É importante fazer uma planilha com a receita e os gastos
da família”. Ele ainda considera altas as taxas de juros prometidas pela
Shopcards, apesar de ainda serem mais baixas que as do mercado. “Em um país com
uma taxa de 9,75% ao ano, 5% ao mês ainda é muito alto”.
País tem três cartões para cada habitante
No ano passado, o número de cartões em circulação no Brasil
atingiu a marca de 687 milhões por habitante, o equivalente a mais de três
cartões por pessoa. Isso representa um aumento de 9% no número de unidades na
comparação com 2010.
Segundo Associação Brasileira das Empresas de Cartões de
Crédito e Serviços (Abecs), houve crescimento de 13% no número de cartões de
crédito, de 7% para cartões de débito e 10% para os cartões de rede/loja. A
pesquisa mostrou que houve crescimento de 5% no tíquete médio das operações. Ao
final de 2011, do total de plásticos em circulação o de débito é o de maior
quantidade: 266,3 milhões.
Em seguida, aparecem os cartões de rede de lojas e de
crédito, com 247,4 milhões e 173,2 milhões de unidades, respectivamente. O
número de transações com débito se igualou ao de cartões de crédito, com 3,4
bilhões cada modalidade. A estimativa é de que as transações de crédito superem
as de débito neste ano.