Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Um instante para Ilma

Ilma Rosário com parentes e amigos na Matriz de Poço Verde (Foto: Vinícius)
    Todos os professores, estudantes e funcionários do Colégio Estadual José Dantas de Souza conhecem a funcionária da secretaria da escola, responsável pela elaboração dos históricos escolares. Pontual, exigente, compromissada pelo que faz, Ilma Rosário ainda encontrou tempo para cursar o nível superior. Nesta sexta-feira, dia 1º de março, recebeu seu merecido diploma como Gestora em Recursos Humanos pela Universidade Tiradentes - Unit. Depois da Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de Poço Verde - Sergipe, uma pausa para as fotos. Parentes e amigos foram lá para os abraços fraternos. Depois, em sua residência, em Heliópolis, a recepção calorosa e a certeza de mais uma etapa vitoriosa.

A noite não parece tão escura como o normal


Naely Matos

    A noite não parece tão escura como o normal.

    O mundo está perdendo o nexo, e ninguém está percebendo! 
    Talvez tudo aquilo que pensávamos ser, não é.
Estamos vivendo em um mundo onde andamos em cordas bambas, sem um fundo por baixo, é preciso equilíbrio, acima de tudo, assim como foco e determinação, um deslize e é o fim, o final parece tão longe, mas tão perto ao mesmo tempo!
Amizades, namoros, depressões, TPM, adolescência, puberdade, é tudo muito sem sentido, mas tão eficaz, um mundo com regras que parecem não ser seguidas! Pessoas que tem direitos e ao mesmo tempo não, e ainda lutam por algo que já tem!
Será, que nenhuma vez sequer, possamos sentar numa varanda, num quintal olhar as estrelas e respirar fundo e dizer que tudo está bem.
Pessoas não se compreendem, não se respeitam, com sede de fazer algo mórbido e ineficaz para não ter tédio!
MUNDO, algo tão grande para mentes tão pequenas.
Pessoas nem se permitem sonhar mais, não se permitem amar, por medo, por decepções, isso é algo tão deprimente e depravado, quantos caras que acham que podem ser maiores, só por conta de um saldo bancário!
Onde pregam a paz, mas não a tem em si mesma, é mais que notório que está tudo perdido, e talvez não haja saída!
Todos fecharam os olhos para aquilo que precisavam ver e abriram para o que não lhes cabia!
O mundo ficou estranho, a escravidão acabou, mas o preconceito e a discriminação continuam, o pobre e o rico não se misturam, uma sociedade que se padronizou em um magro e gordo, alto e baixo, preto ou branco, cacheado ou liso, crespo ou quimicado!
Está tudo errado, um mundo tão subdesenvolvido, para pensamentos tão estúpidos.
Presos por um fanatismo, uma paixonite, um simples pequeno aparelho celular.
Pessoas escondem seus sentimentos por medo de se ferir, de ferir o próximo, ninguém pede mais ajuda, se afogam em si mesmos. Suicídios, transtornos alimentícios, paranoias, depressões, tantas coisas só por causa de uma dor que você não consegue superar ou desabafar!
Bunda, peito, barriga chapada, tudo lindo, mas tão sem graça, ninguém precisa "se" melhorar para ninguém, mas parece que não entendem. Assédios, abusos, estupros [...] será que não somos donas nem do nosso próprio corpo mais?
Estou falando isso aqui, porque depois talvez eu não possa mais.
Mas tudo o que o vento hoje leva, um dia ele traz de volta.
Você se pega pensando, triste e chorando, dizendo: Já era a hora!
Ah meu mundo, não está nem perto de acabar a história.

CEJDS Iniciará ano letivo em 7 de março

CEJDS decide pelo início das aulas após o Carnaval (foto: Landisvalth Lima)

Em reunião concorrida, realizada nesta quarta-feira (27), o Colégio Estadual José Dantas de Souza decidiu pelo início das aulas dia 7 de março. O professor Gilberto Jacó, diretor da instituição, disse que o limite de espera já havia sido atingido. Se as aulas não fossem iniciadas, o ano letivo estaria comprometido. Diante de uma centena de pais, professores, membros do Colegiado Escolar e representantes do Grêmio Estudantil, a direção apresentou toda a documentação providenciada para acelerar a recuperação do telhado, que apresentou defeito na estrutura desde o dia 6 de fevereiro deste ano, exatamente na Semana Pedagógica.
A direção apresentou como proposta a reposição dos dias letivos parados em 5 sábados – com a realização da Gincana anual e mais 4 sábados para aulões de revisão para a prova do Enem. Os outros dias seriam recuperados em dias do recesso junino e com o acréscimo de mais um horário na grade escolar, durante toda a primeira unidade. A proposta foi discutida com a presença do Diretor do Núcleo Territorial de Educação – NTE 17 – de Ribeira do Pombal – Professor Francisco de Assis Cezar. Como as aulas de 50 minutos deixariam o turno da tarde com problemas no transporte escolar, por sugestão do professor Marcos Lino, estas passariam a ter apenas 45 minutos durante o período com 6 horários. Pela manhã as aulas serão de 50 minutos, com início às 7 horas, e, pela noite, durarão 40 minutos, com início às 18:20.
Quanto ao problema no telhado, o NTE e a Direção do CEJDS solicitaram à Prefeitura Municipal, através de Fabinho do Bar, o escoramento da área danificada, isolando a passagem de pedestres, deixando apenas espaço para acesso à cozinha e aos banheiros. Toda a programação já levará em consideração a semana de paralisação quando da recuperação das estruturas danificadas do telhado do pátio, tempo em que as aulas serão, mais uma vez, suspensas.
As propostas foram colocadas para análise dos presentes e não houve oposição, mas alguns pais visitarão a escola para ter a certeza de que o escoramento não oferecerá perigo. O professor Gilberto Jacó preferiu o isolamento da área por meio de tapumes, para evitar algum aluno aventureiro. Além de Francisco de Assis Cezar, diretor do NTE-17, marcaram presença Ana Cristina Nascimento - NTE, os novos professores aprovados no último concurso, professores já conhecidos da casa, Fabiano Gama e demais membros do Grêmio Estudantil, dentre outros, Fabinho do Bar e o secretário municipal de educação, prof. Dênis Correia.

Wagner, Marcelo Nilo, Pelegrino e Gabrielli na lista de propinas da OAS

Pelegrino, Gabrielli, Marcelo Nilo e Jaques Wagner receberam 2 milhões e 620 mil da OAS

De acordo com o jornal O Globo, uma das maiores empreiteiras do país, com contratos bilionários no Brasil e no exterior, a OAS distribuiu entre 2010 e 2014 cerca de R$ 125 milhões em propinas e repasses de caixa dois a pelo menos 21 políticos de oito partidos. Daqui da Bahia estão relacionados o senador Jacques Wagner, o deputado federal Marcelo Nilo e o ex-presidente da Petrobrás José Sergio Gabrielli. A revelação foi feita por oito ex-funcionários que atuavam na “Controladoria de Projetos Estruturados”, o departamento clandestino da empreiteira, em delação homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado e que era mantida até agora em sigilo.
O GLOBO teve acesso a um relatório de 73 páginas da Procuradoria-Geral da República (PGR) em que a procuradora-geral, Raquel Dodge, resume as revelações dos ex-executivos, contidas em 217 depoimentos, e pede providências ao ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava-Jato no Supremo. Os funcionários do setor revelaram os nomes dos políticos, as campanhas financiadas irregularmente, as obras superfaturadas para alimentar o caixa clandestino da empreiteira e o método de funcionamento do esquema. A lista de beneficiários elencada pelos delatores é multipartidária e reuniria alguns dos mais proeminentes políticos do país no período.
Entre os acusados de receber propina estão o senador Jaques Wagner (PT-BA) e o ministro Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União (TCU), além do ex-governador Fernando Pimentel (PT-MG), do ex-deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ) do ex-ministro Edison Lobão (MDB-MA), e do deputado federal Marcelo Nilo (PSB-BA). Vários outros teriam recebido caixa dois, entre eles o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o senador José Serra (PSDB-SP), o deputado Aécio Neves (PSDB-MG), o ex-prefeito Eduardo Paes, o ex-governador Sérgio Cabral, o ex-deputado federal Sérgio Gabrielli, e o deputado federal Nelson Pelegrino, dentre outros. Procurados, eles refutaram as acusações ou negaram-se a comentá-las.
O esquema ilegal da construtora envolvia o superfaturamento de obras emblemáticas, como estádios da Copa de 2014, a transposição do Rio São Francisco, o Porto Maravilha, no Rio, e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, além de empreendimentos no exterior. Uma parte desses recursos extras seria posteriormente repassada aos políticos. De acordo com a delação, a OAS assinava contratos frios com empresas de fachada, no Brasil e no exterior, para esquentar o dinheiro. Um dos principais operadores desse caixa era Alberto Youssef, doleiro preso pela Operação Lava-Jato, que fechou delação em 2014 e começou a revelar a extensão das relações criminosas da empreiteira com o universo político.
No relatório enviado ao Supremo, a procuradora-geral, Raquel Dodge, pede o envio de depoimentos da delação dos ex-executivos para até nove estados onde a Justiça de primeira instância investiga políticos que receberam dinheiro sujo da OAS. A procuradora-geral também solicita que as acusações dos ex-funcionários sejam anexadas a inquéritos que tramitam no Supremo e no Superior Tribunal de Justiça (STJ) de modo a embasar investigações contra políticos com foro privilegiado. “Nestes autos, há narrativa de diversos fatos que podem constituir infrações penais, dentre eles o pagamento de vantagens indevidas a parlamentares federais. Para facilitar a análise dos documentos coligidos e a definição de competência do Supremo Tribunal Federal ou de outros órgãos da jurisdição, segue o resumo de cada termo de declaração e da providência ora solicitada”, escreve Raquel Dodge.
Adriano Santana, executivo da OAS do setor de propinas, responsável pelas entregas de recursos na região Nordeste, disse ter montado uma sistemática de pagamentos de caixa dois e propina para políticos baianos. Entre os citados estão o senador Jacques Wagner (1 milhão) o deputado federal Marcelo Nilo (400 mil) e o ex-presidente da Petrobrás Sérgio Gabrielli (120 mil). De acordo com o relatório obtido por O Globo, “o delator citou Wagner em dois anexos. Em um deles, descreveu a utilização de um contrato fictício com uma empresa de Pernambuco para repassar, em 2013, a propina de 1 milhão de reais a Carlos Daltro, que seria operador de Wagner.” A propina para José Sérgio Gabrielli foi revelada pelo ex-executivo, Ramilton Lima, como beneficiário de uma mesada de 10 mil reais paga pela empreiteira depois que ele deixou a estatal, em 2012. O dinheiro teria sido repassado ao petista, em espécie, na filial da construtora em Salvador, durante todo o ano de 2013, totalizando 120 mil reais”.
De acordo com os delatores, a influência de Jaques Wagner teria feito a empreiteira realizar repasses de Caixa 2 para seus aliados na Bahia. Segundo Adriano Santana, o deputado federal Nelson Pelegrino (PT-BA) recebeu da OAS R$ 1 milhão, via Caixa 2, em 2012, quando disputou e perdeu a eleição para a Prefeitura de Salvador. O atual deputado federal Marcelo Nilo (PSB-BA), que presidiu o parlamento estadual cinco vezes, recebeu, segundo Santana, “vantagem indevida” da OAS. Os valores variavam de R$ 50 mil a R$ 400 mil e teriam sido pagos entre 2012 e 2013. Marcelo Nilo rechaçou a acusação. “Nunca recebi recurso de nenhum Adriano Santana, porque não conheço ninguém com esse nome”.
 (Jornal O GLOBO)

Direção do CEJDS convoca pais e professores

Direção do CEJDS convoca comunidade para reunião urgente
     Uma semana depois de ter a promessa da chegada de uma empresa para consertar o telhado, a direção do Colégio Estadual José Dantas de Souza - CEJDS - resolveu convocar pais e professores para uma tomada de posição. É que o processo se arrasta na Secretaria de Educação e parece não ter solução tão cedo. Para não piorar ainda o ano letivo, o professor Gilberto Jacó convida para uma reunião nesta quarta-feira (27 de fevereiro) às 9:00 horas da manhã no CEJDS. Diante dos pais e professores, a situação será colocada e uma decisão será tomada. Ou se iniciam as aulas de modo improvisado ou adota o sexto horário quando as aulas forem iniciadas. A comunidade escolar vai decidir. Assim, é fundamental a presença dos pais e dos professores, bem como dos membros do Colegiado Escolar e do Grêmio Estudantil.

Poucas & Boas 2019.2


O novo sempre assustador
O grito, de Edvard Munch 
O Brasil tem pavor de mudar alguma coisa. Por mais que o novo bata na nossa porta, há sempre alguém que será incomodado. Se a mudança traz benefícios para todos, mas atrapalha os planos de um membro da alta cúpula, nada muda. Se atrapalha o povão e beneficia a elite, as transformações ocorrem na velocidade da luz. Difícil é saber o que acontecerá com algo que prejudicará a todos agora, para beneficiar igualmente a todos no futuro. O projeto da Nova Previdência é exatamente isso. Ou muda agora ou não haverá mais Previdência. Não se pode mais admitir aposentadorias de 50 mil em detrimento da maioria esmagadora que recebe apenas um salário mínimo. E, para acabar com isso, será preciso trabalhar mais cinco ou dez anos. Todos!
Um limão, uma limonada
Quem não muda mesmo é a esquerda. PT, PSOL e cia insistem no discurso de defesa da “democracia” venezuelana. Não é difícil para eles. Por cinquenta anos disseram que Cuba vivia numa democracia. Também conviveram com ditadores africanos ridículos e sanguinários. Para eles, o grande inimigo é Tio Sam- que elegeu Bolsonaro e agora quer derrubar um governo popular eleito constitucionalmente pelo povo venezuelano. Ou seja, não importa o que aconteça de bom ou de ruim. Se não atender as querências da esquerda, nada presta. Esse discurso é tão velho quanto a ideia de se fazer com um limão uma limonada.
Exemplo de mudança
É verdade que algumas coisas mudam, mas timidamente. O Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima – na cidade de Fátima, conseguiu implantar o Ensino Médio em Tempo Integral. Embora tenha sido apenas em uma única turma, a mudança vem como uma boa nova. Esperamos que consiga destravar as ideias e que venham logo estas inovações. Precisamos sair do lugar vexatório em que se encontra a educação da Bahia. Vale dizer que, em Heliópolis, embora tenhamos já condições de implantação do Ensino Médio Inovador – com 6 aulas por turno – fomos quase que proibidos de insistir na ideia.
SEC travada
Embora o governador Rui Costa tenha ganhado o sobrenome de Correria, a Secretaria de Educação parece que está travada. Nada anda. Tem dia até que o Diário Oficial só publica lista de alunos concludentes. Por mais que as escolas ou o NTE se movam, tudo fica amarrado quando chega na SEC. Exemplo é o conserto do telhado do CEJDS. A parte da escola foi feita, o NTE fez tudo o que deferia, o engenheiro fez todo o trabalho em tempo. Agora, na hora de entrar a SEC para mandar a empresa fazer o serviço... Uma semana já se passou. Estamos na véspera do Carnaval... Tomara que não aconteça o que estamos pensando! Porque tudo na Bahia só começa depois da folia de Momo.
Tudo está no seu lugar
Há um lugar muito especial em Heliópolis que não muda de jeito algum. É o lugar da política. As coisas estão nos seus devidos lugares, sem surpreenderem ninguém. Na semana que passou, a Câmara Municipal de Heliópolis fez a abertura dos trabalhos para este ano. Quase todos os vereadores presentes, vinte pessoas na plateia, promessas de melhorias, planos e mais planos. Parecia um filme novamente assistido. Nada de novo. Quando uma cidade se acomoda e vê a rotina tomar conta, ou entra no marasmo ou tem uma bomba prestes a explodir. Nenhuma das duas prestam.
Se correr o bicho pega
Uma mãe ligou para o CEJDS revoltada porque as aulas ainda não tinham começado. Ela exigiu a transferência do filho para Poço Verde. Lá em Sergipe descobriu que as aulas só começam lá para o meio de março. Resolveu ver em Cícero Dantas e soube que só começava dia 11 de março. Com interdição e tudo, o CEJDS pode começar dia 7 de março, quinta-feira pós Carnaval. Só depende da Secretaria de Educação, que tem se mostrado muito ágil, mas para demitir. No dia 23 deste mês de fevereiro demitiu o nosso Vice-Diretor Allan Vinicius. Agora o CEJDS só conta com o professor Gilberto na direção e este blogueiro na Vice. A escola só poderá ter dois vices com mais de 700 alunos. A matrícula ficou em cerca de 620 estudantes.
Lourinaldo prefeito
Começou como uma proposta, virou uma candidatura a deputado federal e agora já é um dos nomes mais citados para prefeito de Poço Verde. Estamos falando de Lourinaldo Lisboa, professor do CEJDS. Seu nome tem crescido muito. Muitos o citavam para vice do lado A ou do Lado B, mas agora já falam que ele será alternativa viável de uma terceira via. Nesse caso, poderá sim haver mudança em Poço Verde. Tem gente que já não aguenta mais a política da mesmice. Será que o novo vai emplacar em Poço Verde nas eleições de 2020? A conferir.
Mudança na educação
Há um zunzunzum sobre uma possível mudança na secretaria de educação de Heliópolis. Só ainda não está claro se é o secretário atual que não quer mais ou o prefeito que deseja oxigenar a pasta. Daqui vislumbro mais uma mudança sem muito efeito. Dentro das condições, o professor Dênis pode se orgulhar de ser o melhor secretário da gestão Ildinho. Só não é melhor porque não tem autonomia. Sempre esbarra no muro Beto Fonseca. Não adianta mudar o nome se a essência é a mesma. Isto não tem nada a ver com mudança. É uma troca.