Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Cajazeiras vence União e conquista Copa

Depois de 16 pênaltis, Cajazeiras vence Copa em Heliópolis (foto: Landisvalth Lima)

Com presença de um público considerável, foi encerrada na última quinta-feira (15) a Copa José Fontes de Sousa, evento promovido pela Liga Heliopolitana de Desportos. No feriado da República, quatro times foram a campo para disputar o 3º lugar e o título de campeão. Os times de João Grande e Tijuco fizeram a partida regada a muito sol, já que começou às 14:30. Depois de muita luta e suor, João Grande ficou com o último lugar do pódio. Na partida de fundo, depois de um empate em 1 a 1, Cajazeiras e União foram para a disputa de penalidades. Depois de dezesseis cobranças, Cajazeiras sagrou-se campeão.
O presidente da LHD – Liga Heliopolitana de Desportos – José Sales, informou que o homenageado da primeira copa da Liga, José Fontes de Sousa, do povoado João Grande, de Heliópolis, além de grande colaborador do futebol, foi um ser humano honrado e de prole numerosa. Zé Sales também informou que foram oito clubes os participantes: Tijuco, União, Riachinho, João Grande, Cajazeiras, Garra, Tanque Novo e Candeal. Destacou o caráter pacífico da competição e agradeceu aos patrocinadores que ajudaram a manter o evento.
João Grande 1 X 0 Tijuco
Na decisão pelo terceiro lugar, João Grande e Tijuco fizeram um jogo bem disputado, mas o jogador Doca liquidou a peleja já no primeiro tempo. Foi o único gol da partida e que deixou o goleiro do Tijuco, Negão, reclamando até o feriado da República do ano que vem. Teve um gol também anulado a favor do Tijuco já no fim da partida, mas ninguém reclamou.
Jogaram pelo Tijuco:  Negão, Luís, Marcone, Andeclécio, Allan, Gelcinho, Cirilo, Railton, Fábio, Roni e Gabriel.
Jogaram pelo João Grande: Jow, Paulinho (Foguinho), Gilmar, Jamis, Doca, Divan, Nico, Cauan, Isaias, Sidney (Biel) e Weldon.  Técnico: André.
Cajazeiras 1 (8) X 1 (7) União
Na partida que decidiu o título, como já era esperado, houve muita disputa. Ninguém queria perder. O jogo começou por volta das 16 horas, após a cerimônia de abertura com a homenagem ao desportista José Fontes de Sousa. Depois do canto do Hino Nacional, a bola rolou e o jogo, no primeiro tempo, foi dominado pelo time do Cajazeiras. A superioridade em campo foi carimbada com um gol certeiro de Bitinho. No segundo tempo, a história virou. O time do União queria o empate e, se fosse possível, a virada. O goleiro Maurício fez ótimas defesas e virou destaque da partida até aparecer o chute indefensável de Laurindo. União empatou e continuou dominando, inclusive depois da expulsão de Alex (Nem de Zé Renato), o que fragilizou ainda mais o poder defensivo da equipe do Cajazeiras.
 Mas o relógio ajudou a equipe cajazeirense e a disputa foi para as penalidades. As cinco cobranças foram convertidas para as equipes. Seguiram então para o mata-mata penal. Quem perdesse estava fora. Foram mais três sequências. A equipe do União perdeu a 16ª cobrança e o Cajazeiras ficou com o título da Copa José Fontes de Sousa. Daí em diante foi só festa. Além dos campeões, vice e terceiro colocado, foram premiados também o artilheiro, Bitinho, e o goleiro menos vazado, Maurício, ambos do time do Cajazeiras. A LHD, após a entrega dos prêmios fez um bingo para completar o pagamento das despesas do evento. Logo em seguida foi a vez da Banda do Manoel animar jogadores e torcedores.
Jogaram pelo União: Zezinho, Val, Zé Mário, Meida, : Zezinho, Val, Zé Mário, Meida, Rodrigo, Bertinho, Rodrigo Gringo, Batata, Everton, Marcelinho e Laurindo. Técnico: Beléu
Jogaram pelo Cajazeiras: Maurício, Fernando, Alex, Robson, Valdemir, Gefferson, Gabriel, Bitinho, Lela, Douglas e Edson. Técnico: Mundinho.
Para ver fotos do evento, dê um clique AQUI.
Para assistir vídeos com os melhores momentos, dê um clique AQUI e AQUI.

Poucas & Boas 2018.13


Sol inclemente
O Nordeste vive o seu pior período de seca em 100 anos
O verão está castigando nossa região. Além do sofrimento com um inverno que não veio generoso, o sol massacra os últimos viventes verdes da caatinga. Já não há mais pastagem e a água chega de carroça, de caminhão ou da torneira, quando tem. Enquanto isso, aguardamos as trovoadas de chuvas abundantes. Há tempos as chuvas não fazem estragos por aqui. Espera-se em breve o fim do período mais seco dos últimos cem anos. O último foi em 1915.
Gestão democrática na educação de Sergipe
Definida como prioridade na gestão do governador Belivaldo Chagas, a rede estadual de ensino de Sergipe recebe ações diretas do gestor desde a última semana de outubro, quando foi aprovada emenda impositiva de R$ 69 milhões para área. Nesta terça-feira, dia 13, o governador esteve em Arauá para entregar reforma e ampliação do Colégio Estadual Manuel Bomfim, beneficiando 667 alunos e 47 servidores, entre professores e administrativos. Na ocasião, ele anunciou a implantação da gestão democrática na rede estadual de ensino.
“Coloquei a educação como prioridade do meu governo e não fiz isso antes, em época de campanha, porque o povo já está desacreditado em papo de político. Mas não vou poder fazer isso sozinho. Vou precisar da ajuda de todos: professores, alunos, pais, da comunidade. Vamos começar pela educação, porque se a gente avança na educação a gente melhora o todo, o conhecimento é muito valioso e reflete em todas as áreas. Veja que minha primeira ação depois das eleições foi justamente conseguir recursos para educação. Foi com essa bandeira que desembarquei em Brasília. Sou a favor da gestão democrática e vou colocá-la em prática. É preciso estudar a escola, estudo de caso, escola por escola, ver o que temos de excesso e falta de servidores nas nossas escolas, fazer o levantamento. É assim que se faz educação: com compromisso, não apenas inaugurando escola”, disse referindo-se ao modelo de gestão que propõe a participação da comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) em todas as decisões da escola.
João de Oliveira
Profa. Iranilde Dantas
Na última sexta-feira (09) foi confirmada a nomeação da professora Iranilde Dantas para a direção do Colégio Estadual Professor João de Oliveira. Ela é titular da cadeira de Educação Física da instituição e tentará organizar o CEPJO, que passa por uma crise sem precedentes. A professora, mesmo antes de uma posse protocolar, já faz plantão na escola e está esperançosa de fazer uma administração que permita ao João de Oliveira ser o grande colégio que se espera.
Calote de companheiros
Venezuela, Moçambique e Cuba devem 459,2 milhões de dólares ao BNDES em pagamentos atrasados, diz o Estadão. Os empréstimos foram feitos quando Joaquim Levy, o novo presidente do banco, trabalhava para Lula, Dilma Rousseff e Sérgio Cabral. É preciso abrir a caixa-preta do BNDES para ver até onde os companheiros socialistas de Lula são capazes de, em nome do fim do imperialismo americano, meter a mão no nosso dinheiro.
Estados endividados
Quatorze estados estão com a corda no pescoço. Ultrapassaram os 60% da Lei de Responsabilidade Fiscal no ano de 2017. São eles: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Sergipe, Acre, Paraíba, Roraima, Paraná, Bahia, Santa Catarina e Alagoas. Se olharmos para o resultado eleitoral, poucos foram os reeleitos que praticaram irresponsabilidade fiscal.
Heliópolis 2020
Já circulam de boca em boca as teorias conspiratórias para a eleição de 2020 em Heliópolis. Como o prefeito não pode mais concorrer, vários nomes circulam. Fala-se em Fabinho do Bar, Tiago Andrade, Ana Dalva e até Evanilson. Este último disse que não será candidato a nada. Os outros desconversam. Na oposição, o nome que ainda circula é o de Mendonça, mas não é unanimidade. Gilberto Jacó, que seria uma opção viável, já anunciou que está fora da política. Também há os saudosistas que insistem no nome de Valdir do Bujão. Até um empresário, conhecido por torrar dinheiro em nomes da oposição, anda a dizer pelos cantos que vai ficar de fora.
Edna Dória X Lourinaldo
Há quem aposte que o grande embate para a eleição municipal de 2020 em Poço Verde será entre Edna Dória e Lourinaldo Lisboa. Seria aceitável se não imaginássemos que ainda há dois longos anos até lá. Se Igor Oliveira fizer uma administração impecável, terá cacife para indicar o seu substituto. Poço Verde, pois, poderá ter um prefeito com menos de 40% dos votos. Lourinaldo seria o novo no embate entre os dois grupos tradicionais da política local.
Cursos técnicos
A direção do Colégio Estadual José Dantas de Souza está tentando implantar cursos técnicos de ensino médio na instituição. Três cursos foram planejados para 2019 ou 2020: Enfermagem, Fruticultura e Informática para Internet. Cada curso poderá ter até 35 alunos e dois deles serão ministrados no turno noturno. O curso de Fruticultura será destinado aos alunos do 2º ano do turno da tarde e terão aulas no turno matutino.