Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

São Pedro de Heliópolis: custo ultrapassa 500 mil

O São Pedro de Heliópolis precisa de novos financiadores (foto: Landisvalth Lima)

A festa do São Pedro de Heliópolis é o cartão postal do município. Principal festa da municipalidade, é imprescindível fazê-la bem feita. Este ano, como em vários outros, a organização foi impecável. Os números são impressionantes, se juntarmos os três dias, a partir da Alvorada. Cerca de 70 mil pessoas passaram pela cidade durante os festejos. Não foi registrado um ato de violência sequer. Chegaram a espalhar um boato nas redes sociais de uma senhora de Ribeira do Pombal que passou mal próximo ao palco e foi socorrida. Diz a postagem que ela morreu quando levada para Ribeira do Pombal. Tudo mentira. A mulher que morreu não estava na festa. Era até evangélica e nem mesmo veio para Heliópolis. Só houve dois casos graves de excesso alcoólico atendido pelos médicos de plantão, e as pessoas passam bem.
Se a festa foi da paz, cada vez mais é preciso olhar os custos. Levantamento feito por este blog indica que o custo total do evento chegou a 486.061,50 mil reais. E ainda não foi computado o valor do trio elétrico Foguinho. Fato é que, há oito anos, a Festa do São Pedro de Heliópolis ultrapassou a casa dos 600 mil reais e não tinha, nem de longe, a estrutura atual. O custo é menor, mas ainda está alto. Sabe-se que o governo estadual repassou 90 mil de ajuda, mas ainda assim fica muito pesado para um município pequeno assumir tais números. Urge estudar novas formas de financiamento.
Para o leitor não pensar que é lorota de blogueiro, somente quatro bandas levaram 270 mil (Adelmário Coelho – 90 mil, Limão com Mel – 80 mil, Brasas do Forró e Wallas Arrais – 50 mil cada). A banda SeeWay levou 20 mil, A Favorita do Brasil e Zezinho da Ema – 8 mil; Sandryno Ferraz – também 8 mil; Forró das Gringas – 5.500; Thiago Lavine – 5 mil; Alaelson do Acordeom – 5 mil. Os outros artistas, juntos, Gilberto Alves, Paixão Ardente, Pica Pau Forrozeiro, Império da Sofrência, Os Mallas e Leandro da Pisadinha, custaram 9.500 reais. A participação de Os Barões do Forró ainda não foi informada.
Além dos artistas, há o custo do Plantão Médico – 7.050,00 reais – e a estrutura de palco, banheiros químicos, som, orçados em 148.011,50 reais. Não entra ainda na conta o custo com transporte, alimentação e ornamentação da festa. De qualquer forma, é preciso fazer com que empresas privadas participem custeando parte do evento. Não dá para ficar o tempo todo gastando meio milhão em festa. Este dinheiro poderia ter serventia em áreas como saneamento básico, saúde e educação. Agora, sejamos justos, o valor é bem inferior aos praticados outrora, e a qualidade melhorou muito. Além disso, quem veio para a festa não se arrependeu. Nas redes sociais os elogios são incontáveis e já tem gente reservando espaço para o ano de 2019.

Festa do Bom Conselho já beira 170 mil

Em edições anteriores, a Alvora da Festa do Bom Conselho contou com bom público
 (foto: Cícero Dantas Acontece)

A Prefeitura Municipal de Cícero Dantas deu partida nos preparativos para realização da Festa do Bom Conselho, que começa dia 12 de agosto e só termina dia 19 do mesmo mês. No Diário Oficial do município já foram publicados as atrações e os seus respectivos valores. Ao total, ainda faltando muita coisa, os gastos já chegam a 169.500 reais.
No dia 12 teremos a Alvorada com Peruanno, ex Cavaleiros do Forró, que virá ao custo de 30 mil. A música destaque é “Dia nacional da saudade”, mas ele deve tocar também os sucessos da sua ex banda. No mesmo dia, por volta das 14 horas, será a vez de Danielzinho, o Kaceteiro do Forró, na Missa do Vaqueiro. O custo está orçado em 25 mil. Neste mesmo dia será a vez da prata da casa, com show da banda Flor da Verão. Esta banda foi contratada também para a festa do povoado Trindade, que acontece neste sábado (21), a um custo total de 2 mil reais. A parte sagrada da festa também terá atração. Este ano foi contratada a Irmã Ana Paula, cantora gospel, que estará se apresentando dia 15 de agosto, na Festa do Padroeiro. O custo para o município está sendo de 23.500 reais.
Para o dia 18 de agosto está confirmada a apresentação de Nildo É Show. A banda também faz apresentação neste sábado, no povoado Trindade. Ao todo, o contrato foi fechado em 10 mil reais. O cantor Nick Lombarty também foi contratado para a festa na Trindade e fará apresentação dia 19 de agosto na Festa do Bom Conselho. O custo foi de 4 mil reais. As atrações deste último dia, por enquanto, são Luanzinho Morais, cantor de arrocha, contratado por 30 mil e Ávine Vinny, o cantor do sucesso “Desculpa”, que virá a um custo de 45 mil, a atração mais cara das já confirmadas.
Também já foram publicados os nomes da Comissão Organizadora da Festa do Bom Conselho: Paulo Fernando, João Paulo Santana, Felipe Castro, Augusto Rafael Miranda, Allana Santos, Josigleide Carvalho, Vanderlan Oliveira, Leide Correia e Alex Borges. Vale alertar que estes custos são iniciais. É inevitável a contratação de um sistema de som, palco, banheiros químicos e outras necessidades. O que está claro é que a prefeitura está contando dinheiro porque a crise não está fácil.

Brasas do Forró no São Pedro de Heliópolis 2018

Poucas & Boas 2018.9

Nos bastidores do São Pedro de Heliópolis
Renan Vieira, Iuri Alves, Meirinha, Valdelício, Ana Dalva, Prefeito Ildinho, Vando, Toxó e Manoel Rodrgues (foto: Landisvalth Lima)
Enquanto o povo dançava forró na Praça de Eventos, muitos candidatos circulavam nos bastidores. Claro, todos buscam votos. Na sexta-feira bem cedo, o deputado federal José Nunes marcava presença. Ele será o candidato a deputado federal do prefeito Ildinho. Também apoiado pelo prefeito, marcou presença no sábado o Marcelo Veiga, candidato a deputado estadual, genro do coração de Marcelo Nilo. No mesmo dia, andava pelos bastidores, prestigiando a festa, o atual prefeito de Monte Santo, o ex-deputado Vando. Ele, lógico, está tentando um espaço para seu filho, Laerte Leandro (PSC), por uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia. No mesmo espaço estava a candidata a deputada estadual Kátia Bacelar. Ela será apoiada em Heliópolis pelos vereadores Valdelício Dantas da Gama e Manoel Rodrigues, além da ajuda fraternal de Mundinho do Tijuco. Marcando presença também os candidatos da Rede Sustentabilidade, apoiados pela vereadora Ana Dalva. Para deputado estadual, Iuri Alves, da cidade de Seabra, e para deputada federal, a grande vereadora de Irecê, Meire Joice, a Meirinha, que tem apenas 87 centímetros de altura e milhares de quilômetros de ideias para ajudar a melhorar este país.
Ildinho, Marcelo Veiga, Santaninha e Beto Fonseca
(foto: ACPMH)
Mais candidatos
E para quem está procurando candidaturas para não ter que votar em branco ou anular o voto, parece que Heliópolis terá mais alternativas. Uma delas é dada como certa: Zé do Sertão será candidato a deputado federal. Ele que prometeu revolucionar Heliópolis, agora quer mudar o sertão. Vai mergulhar como alternativa nos 267 municípios do semiárido baiano, com seus 4,4 milhões de eleitores. Quer a implantação da Zona Franca do Sertão Baiano. E dá uma justificativa impecável no Jornal Impacto Notícias, do nosso amigo Jorge Souza: Foi na Bahia que o Brasil foi descoberto!
A emenda Kátia Bacelar
Kátia Bacelar entre apoiadores (foto: Landisvalth Lima)
O Landisvalth Blog também ficou sabendo das negociações para o apoio dos dois vereadores e um auxiliar à candidatura de Kátia Bacelar. Trata-se de uma emenda do deputado federal João Bacelar, no valor de 500 mil para o município de Heliópolis. Claro que vão usar este argumento para angariar votos e ocupar espaços. Tentamos, mas não conseguimos descobrir os valores de uma outra emenda que não foi divulgada.
Eu quero uma emenda para viver!
E por falar em emendas parlamentares, não vejo a hora de uma investigação mais rigorosa da Polícia Federal neste campo. Pode ser só suspeita, mas seria bom para esclarecer tudo. Falam que há deputados que liberam as emendas exigindo 30% de deságio, ou seja, propina mesmo. Para isso, as obras precisam ser superfaturadas. Outro detalhe é que as empresas e os empregados são indicação do próprio deputado. Além disso, querem o voto, a glória e o prestígio. Está difícil para quem não tem o que emendar!
Emenda sustentável!
Para não perder a viagem, a vereadora Meirinha, quando soube dos bastidores políticos das negociações, autorizou a vereadora Ana Dalva a dizer que, sendo ela e Iuri eleitos, vai liberar também emendas para Heliópolis. Pode ser de 1 milhão, 2 milhões... Os valores serão determinados pela comunidade, após projetos e estudos feitos, principalmente para empreendedorismo, combate às desigualdades, investimentos em educação, cultura, saúde e infraestrutura. Que as empresas realizadoras de cada projeto sejam locais, com empregados locais e sem que haja descontos ou superfaturamentos. E mais! Só precisam votar nela novamente se ela for uma boa deputada!
Bahia dos filhos dos Santos!
A Bahia de meu Deus não muda. Não importa quem esteja no poder, o rito é o mesmo. Além de Laerte Leandro, filho de Vando, há inúmeros outros candidatos filhos de políticos em fim de carreira ou ainda nela. São alguns eles: Otto Filho, para deputado federal, filho do senador Otto Alencar; Diego Coronel, filho do presidente da Assembleia Legislativa, Ângelo Coronel; Rogério Andrade Filho, do prefeito de Santo Antônio de Jesus; Larissa Oliveira, filha do prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, e João Paulo Isidório, filho do deputado estadual Pastor Sargento Isidório. Todos vão tentar tomar de volta as cadeiras deixadas pela família na Assembleia Legislativa. No caso de Isidório pai, que já é estadual, disputará uma cadeira para federal... E com a Bíblia na mão e um porrete na outra! E ainda tem gente que acha que nós estamos evoluindo. É trágico, cômico e impagável!
Edna Dória ou Lourinaldo Lisboa?
Edna Dória

Lourinaldo Lisboa
Agora o caldo engrossou! Se fosse efetivada a coligação da Rede Sustentabilidade em Sergipe com o PSB dos Valadares, os partidos teriam que esquentar a cabeça para resolver o imbróglio das candidaturas de Edna Dória e Lourinaldo Lisboa. Ambos querem ir para Brasília. Como provavelmente não dará em nada tal coligação, teremos dois bons nomes disputando a hegemonia para deputado federal em Poço Verde. Os apoiadores de Lourinaldo fazem as contas e apostam não só na vitória em Poço Verde como na eleição do professor. E dizem que os votos que elegem pela Rede são bem menores que os do PSB. Mas há ainda algo a considerar: os Valadares vão apoiar Edna?
Fim do caos em Sergipe?
Não basta uma eleição para melhorar as condições de um município, estado ou nação. Tudo depende de como a eleição é feita. Todos sabem que o Estado de Sergipe está com suas contas bem vermelhas, quase pretas! Precisaria de um governo novo, com muito apoio popular para acabar com certos entraves administrativos e vícios políticos. Ocorre que a eleição caminha para um segundo turno. Está tudo embolado, mas com os mesmos de sempre na frente. Duvida-se de uma solução no primeiro turno. Estes mesmos de sempre fazem política do mesmo jeito de sempre: rifam o estado, negociam pedaços da administração. Haverá caos ainda por muito tempo se este cenário perdurar. A única solução para Sergipe está longe de acontecer: mudar tudo, radicalmente!
Promessa cumprida
Calçamento iniciado da Francisca Alves (foto: Landisvalth Lima)
Quando esteve no Colégio Estadual José Dantas de Souza, o governador Rui Costa prometeu o calçamento da rua Francisca Alves, em frente ao colégio. Era para ser um aditivo em outra obra de calçamento da prefeitura, mas não deu. Agora, finalmente, a promessa está sendo cumprida em emenda para a Prefeitura Municipal de Heliópolis. Resta tão somente, e não foi promessa do governador, a questão do campo de futebol para que a escola fique com seu entorno totalmente calçado. Quando o estádio municipal estiver pronto, o sonho da vereadora Ana Dalva poderá virar realidade: ali seria a Praça do Estudante. Daria nova vida ao bairro.

Samba de Moça Só com Ana Dalva, Meirinha e Iuri

     Dois pré-candidatos da Rede Sustentabilidade vieram conhecer a famosa Festa de São Pedro de Heliópolis: a vereadora de Irecê, Meire Joice, ou Meirinha, e o ex-assessor da Prefeitura de Seabra, Iuri Alves. Ambos são vogais da executiva estadual da Rede Sustentabilidade e vieram fazer uma visita a Ana Dalva. Meirinha é candidata a deputada federal e Iuri é para estadual. Também marcaram presença, em pleno sábado de São Pedro, as meninas do Samba de Moça Só. Embora o forró reinasse, foi impossível resistir. Elas tocaram e, mais uma vez, marcaram um sábado extraordinário na vida da casa da vereadora Ana Dalva.

Conheça a história de vida e de luta de Marina Silva

Alvorada São Pedro de Heliópolis 2018

                           

     Câmara de segurança registra momento da passagem da multidão na Alvorada do São Pedro de Heliópolis 2018, na sexta-feira, 13 de julho. A imagem está sem áudio, mas dá para perceber que foi a maior alvorada de todos os tempos da festa que já é a maior de todo o Nordeste baiano.

São Pedro de Heliópolis 2018: última noite de Limão com Mel, Brasas e Gringas!

Forró das Gringas no São Pedro de Heliópolis 2018 (foto: Landisvalth Lima)
     É preciso estar muito com cara cheia para não perceber que já não há mais dia superior ou inferior no São Pedro de Heliópolis. Apesar das críticas infundadas sobre as bandas contratadas, o nível foi infinitamente superior ao ano anterior. Se em 2017 o destaque foi Mastruz com Leite, este ano fica quase impossível apontar um vencedor. Até bandas de estrutura menor se mostraram mais ousadas. Neste domingo, terceira e última noite, teve de tudo um pouco.
Zé de Airton, Brasas do Forró, recebido pelo pessoal da produção
  
(foto: Landisvalth Lima)
Começa o espetáculo com o pessoal do Império da Sofrência que levou sua proposta com uma qualidade sonora muito superior. É o melhor momento da banda e com espaço para crescer ainda mais. Na sequência vieram as meninas do Forró das Gringas. O ponto alto da banda é sua cantora. Winnie tem uma voz extraordinária. Um músico que estava no palco disse que era “voz de cd”. Além disso, o inglês é perfeito, além de mandar ver no espanhol. A especialidade da banda é forrozear músicas do inglês e espanhol. É um show de alta qualidade, apesar de haver muitos espaços em brancos entre as músicas. Foi também divino quando crianças foram chamadas ao palco para dançarem. Dois momentos ótimos foram com ”Despacito” e o encerramento com “Frevo mulher”, de Zé Ramalho.
Adma, Raphael e Diego, as vozes de Limão com Mel (foto:divulgação)
Para esperar a banda Brasas do Forró se arrumar direito, foram chamados ao Os barões do Forró, banda da casa. Em ritmo de pisadinha, não deixaram o bom público esfriar. Quando Brasas do Forró, lá de Fortaleza, entrou em cena, o forró eletrônico subiu de tom. Para quem não sabe, a banda cearense é a pioneira do gênero forró eletrônico. Surgiu em 1989 e costuma misturar forró com fandango e vaneirão. Uma de suas músicas de sucesso é, inclusive, "Tão pedindo um vaneirão". Seu líder e criador é o sanfoneiro Didi, ou Ivanildo Façanha. Assum Preto e Zé Airton, os vocalistas, parecem que nasceram para cantarem juntos. Uma sintonia de vozes perfeita. Não deixam a peteca cair. Foram programados para sacudir corpos. Impecáveis!
O dia ainda não havia amanhecido quando Limão com Mel iniciou seu show. Já sem Batista Lima, e com a afinado trio Diego Rafael, Adma Andrade e Raphael Marrone, a banda parece que descobriu o avanço de vários outros ritmos ameaçando a hegemonia do forró eletrônico, principalmente no período de festas juninas. Daí, assistimos a um desfilar de ritmos adaptados ao forró. Aquilo que Sandrino Ferraz apresentou na sexta-feira, no 1º dia, parece se consolidar como uma tendência. Tudo virará forró eletrônico. Todos os ritmos, de todas as tribos. Isto dará oxigênio a estas bandas por mais algumas décadas. É bom lembrar que Limão com Mel está fazendo 25 anos. Se continuar com shows como este, seu tempo será o futuro.

São Pedro de Heliópolis 2018: 2ª noite consagra Adelmário Coelho

Adelmário Coelho encerra show na 2ª noite do São Pedro de Heliópolis 2018 (foto: Landisvalth Lima)
A segunda noite do São Pedro de Heliópolis ocorreu dentro do esperado. Não houve maiores inovações nem surpresas. As atrações atenderam aos reclames do público, que, como sempre, é a maior marca do sábado. No horário de pico, durante a apresentação do forrozeiro Adelmário Coelho, a praça de Eventos contava com mais de 30 mil pessoas. Quem assistiu a toda animação deste dia jura que não estamos vivendo uma das maiores crises da nossa história.
Esta poderia ser consagrada como a noite de Adelmário Coelho, mas não foi somente isso. Tudo começa com Leandro da Pisadinha e seu inconfundível show de animação. O cantor consegue, mesmo cantando os sucessos já conhecidos do público, irradiar energia. Quando encerrou sua apresentação inicial, a praça estava lotada. Leandro passou o bastão para Alaelson do Acordeom. Este ano, o forrozeiro de Heliópolis repetiu a formação com a turma do Barões do Forró. Dois tempos fantásticos do show foram a sequência que começa com a música Frevo Mulher, de Zé Ramalho e segue uma série de clássicos juninos. Nesse momento é possível ouvir a criatividade da sanfona de Alaelson e a guitarra inconfundível de Felipe Mota. A banda nativa não fica devendo absolutamente nada a outras bandas de sucesso.
Mas a noite foi de Adelmário Coelho, artista da Bahiatursa, e figura constante no São Pedro de Heliópolis. O forrozeiro, que está completando 24 anos de carreira, depois do show tradicionalmente fincado no forró raiz, deu entrevista exclusiva a este blog. Disse que já está pensando no projeto para coroar os seus 25 anos na estrada e que tem um carinho especial pelo público que o acompanha ao longo desse tempo. Pede a Deus continuar tendo saúde para levar toda essa representatividade poética e musical ao povo. Sobre como consegue fazer sucesso por tanto tempo, Adelmário Coelho diz que sempre pensa no público e, principalmente, acredita no que se está fazendo. “Desde 1993, quando iniciei, entendo a riqueza e o valor dessa cultura. Pode acontecer aqui e ali baixas momentâneas, mas eu sempre permaneço fiel a ela.” Disse, referindo-se à música nordestina de raiz.
Baiano de Curaçá, nascido na localidade de Barro Vermelho, foi morar e trabalhar no Polo Petroquímico de Camaçari. Deixou de ser operário da indústria e virou operário da música, sempre destacando o carinho e a generosidade do seu público. Adelmário é o continuador de vários desbravadores da música nordestina. Ele cita o maior de todos que foi Luiz Gonzaga. Mas ele também faz referência ao Trio Nordestino, Genival Lacerda, Jackson do Pandeiro, Marinês e tantos outros que fizeram o caminho hoje trilhado por ele com muita responsabilidade. O forrozeiro deixa claro o compromisso dele com essa geração e com as gerações futuras. “Eu canto uma música para fazer se sentir bem uma criança, um adulto, jovens de todas as idades que, certamente, não deixarão essa musicalidade desaparecer. Eu fico então realizado porque estou seguindo os ensinamentos destes mestres e continuarei por aí até quando Deus nos permiti.” - revelou.
Adelmário Coelho deixou claro que só canta aquilo em que acredita. “Só gravo aquilo que possa representar algo para as pessoas. Quando faço show fora do Brasil e canto Asa Branca, vejo que o conteúdo toca as pessoas onde quer que elas estejam. É isso a nossa responsabilidade com o produto cultural que vai ser absorvido pelo ouvinte. Não pode ser uma coisa só para ganhar dinheiro.” - destaca. Sobre sua parceria com a Bahiatursa, Adelmário se diz satisfeito. Ele faz questão de afirmar o valor da Bahiatursa para a cultura baiana e sabe que ela tem consciência do valor dele como artista. Embora se diga apartidário, afirma que o governador Rui Costa faz um trabalho bonito para a Bahia e merece ser aplaudido. “Certa vez disse para o prefeito Ildinho que ele tratasse bem o povo de Heliópolis. Eu já conhecia sua fama de prefeito bom pagador e a gente torce para pessoas como estas continuem tratando bem o dinheiro do povo.”, finalizou.
Mas a noite ainda se fazia incompleta. Faltava o show de Wallas Arrais. Como o cantor atrasou um pouco, Leandro da Pisadinha voltou ao palco para um segundo tempo. Ajudou a manter o público aceso. Em seguida, Arrais abre o show e, sem inovações, faz uma ótima apresentação. O cantor cearense, natural de Iguatu, já tem um público considerável na nossa região e cumpriu a missão com êxito. Para fechar a noite, mais uma apresentação eletrizante de Pica-pau Forrozeiro. O dia amanheceu e agora é esperar o último dia do São Pedro 2018, que, certamente, vai deixar saudades.

São Pedro de Heliópolis 2018.Acesso