Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

São Pedro de Heliópolis 2018: 1ª noite de Renato Russo a Gonzagão

A favorita do Brasil foi destaque na 1ª noite do São Pedro 2018 (foto: Landisvalth Lima)

A palavra mais próxima que poderia interpretar sozinha a primeira noite do São Pedro de Heliópolis é mesclagem. A renovação musical da festa vem com a variedade de ritmos adaptados ao forró. Foi a receita encontrada pelos músicos para manter acesa a chama das nossas festas juninas. Na abertura, o ritmo foi local. Paixão Ardente abriu a sexta-feira (13) e esquentou o chão da Praça de Eventos. Logo em seguida foi a vez de Os Mallaz, abrindo a apresentação com um belíssimo Hotel Califórnia, na guitarra de Naum Merci.

Sandrino Ferraz fez seu melhor show no São Pedro de Heliópolis (foto: Landisvalth Lima)
O clima esquentou de vez com Sandrino Ferraz. A primeira vez que o músico veio a Heliópolis foi para substituir Alcimar Monteiro. Desde 2003 participa do São Pedro de Heliópolis com raros hiatos. É a sua décima participação e a melhor performance. Acreditem, encarou Legião Urbana em Tempo perdido. “Todos os dias quando acordo /Não tenho mais / O tempo que passou”, estes versos de Renato Russo não caberiam em nenhuma festa alegre, exceto no São Pedro de Heliópolis. O público vibrou. Depois de passar por outros tantos ritmos, Sandrino Ferraz encerrou o show com Luiz Gonzaga, fechando com o maior de todos em todos os tempos.
A noite já estava ganha. Poderíamos ir para casa. O São Pedro estava vivo e o ego satisfeito, mas ainda havia A Favorita do Brasil e Zezinho da Ema. Conhecidíssimo em nossa região, a banda tem procurado se renovar para continuar na vitrine como destaque. E não decepcionou. Apostou na manutenção do ritmo sempre alucinante, mesclando forró das antigas, forró de vaquejada e sucessos atuais em todos os ritmos. Dividiu com Sandrino Ferraz o troféu de destaque do primeiro dia. E, ao final, o público foi premiado com Thiago Lavine muito bem produzido, coroando a sexta-feira mais dançante e multimusical de tantas outras deste São Pedro de Heliópolis.

Cristovam Buarque avalia o caos institucional

São Pedro de Heliópolis 2018: Começou!

Banda Seeway e Trio Foguinho arrastam multidão na Alvorada do São Pedro 2018, em Heliópolis
(Foto: Landisvalth Lima)

     Não tem como não ser! O São Pedro de Heliópolis é uma das maiores, ou talvez a maior festa popular da região Nordeste da Bahia. A abertura da festa deste ano, a Alvorada com a Banda Seeway, amplificada pelo Trio Foguinho, arrastou uma multidão ao longo da Avenida Helvécio Pereira de Santana, nesta sexta-feira 13. A festa deste ano promete, apesar da crise. Agora é aproveitar porque já começou!
     Para ver fotos da Alvorada, dê um clique AQUI.

CEJDS promove festa junina com concurso de barracas

CEJDS encerra 1º semestre com festa junina (foto: Landisvalth Lima)

O Colégio Estadual José Dantas de Souza – CEJDS – promoveu nesta quarta-feira (11) a sua já tradicional Festa Junina, coroando a fechamento do semestre e preparando todos os membros da escola para a grande Festa do São Pedro de Heliópolis. Este ano, além das danças embaladas pelo forró, num festival promovido pelas professoras Lorena e Queila, aconteceu o já consagrado Concurso de barracas. Cada turma, ou equipe formada por turmas, recebe um tema específico ligado ao mundo das festas juninas. As barracas são planejadas com o objetivo de explicar o tema sorteado pela turma. Jurados são escolhidos para dar notas e classificas as melhores.
Este ano, o ornamentador e esteticista Betinho, a professora da escolinha Passo a Passo Evani, o sanfoneiro Alaelson do Acordeom e o professor Agnaldo, da rede municipal, formaram o grupo de julgadores. Foram rigorosos nos quesitos criatividade, animação, temática, culinária e casal caipira. Ao todo foram 13 barracas. Só uma, a 10, não recebeu nota porque estava fechada. Ao final, a barraca nº 3, do 3º ano A matutino, ficou em 4º lugar, com 241 pontos. Em 3º lugar, com 242 pontos, ficou a barraca nº 7, da turma do 2º A matutino. Em 2º lugar, com 244 pontos, ficou a barraca nº 12, dos 1º anos A e B matutino. A grande campeão foi a barraca 13, do 3º ano B matutino, com 248 pontos.  
Por sugestão de Betinho, dada a qualidade do evento, em 2019, este poderia fazer parte do São Pedro de Heliópolis como abertura da maior festa da cidade. A direção gostou da ideia e vai marcar conversações neste sentido. O professor Gilberto Jacó, diretor da escola, fez questão de ressaltar que toda organização ficou a cargo do Grêmio Estudantil Novas Tendências – O GENTE, liderado pelo estudante do 2º ano A, Fabiano. O professor Alan Viana, vice-diretor, agradeceu à Prefeitura Municipal de Heliópolis, ao prefeito Ildinho, que, atendendo a um chamado da vereadora Ana Dalva, patrocinou o evento com a oferta do som ambiente. Além disso, todos os professores, funcionários e comerciantes deram grande contribuição para o êxito da festa. Ao final, o GENTE ainda promoveu uma festa com a presença das bandas Pesadões do Forró e Balada Prime. A sonorização foi de Alaelson do Acordeom.
Para ver mais fotos da Festa Junina do CEJDS 2018, dê um clique AQUI.