Exclusivo!

Racismo estrutural: Vidas negras importam?

Novidade

sábado, 22 de dezembro de 2018

Poucas & Boas 2018.15

Natal na Praça
Jovens talentos se apresentam no Natal na Praça da PMH (foto: prof. Rocky)

A Prefeitura Municipal de Heliópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu o Natal na Praça, uma ideia que esperamos continue. O evento ocorreu na avenida 7 de Setembro e contou com atrações como Adla & Eugênio e Arthurzinho, o astro do momento. Além disso, houve apresentações musicais da Banda Musimarcial Helvécio Pereira de Santana. Todos “pratas da casa”. Talento é que não falta por aqui.
Inimigos secretos
Manoel do Tijuco, Ana Dalva e Valdelício trocam presentes
Vereadores, funcionários e administração da Câmara Municipal de Heliópolis se reuniram para fechar o ano de 2018 com um “amigo secreto”. Claro que o motivo também foi a comemoração da reeleição do vereador Valdelício Dantas da Gama como presidente da casa legislativa em 2019 e 2020. O encontro aconteceu na casa da filha de Valdelício, que, segundo falam pelos quatro cantos, substituirá o pai na disputa por uma vaga na próxima legislatura. A residência do “amigo secreto” fica na localidade de Poço das varas. Muita gente apareceu por lá, inclusive o prefeito Ildinho. Ah! Também compareceram alguns “inimigos secretos”!
Muda, Heliópolis!
No encontro de Poço das Varas, é lógico que não podia faltar política. E o novo nome para disputar a cadeira mais importante do município já rola solto. Trata-se da esposa do empresário Celso Oliveira. Não é a primeira vez que a oposição joga nomes ligados ao empresário na disputa. É uma forma de chamá-lo para o jogo. Na verdade querem o dinheiro dele. Os métodos são os mesmos de sempre. Ainda não perceberam que o país está mudando. Mas é o país! Os políticos de Heliópolis, com honrosas e raríssimas exceções, não querem saber de mudar nada!
Bom café
Sempre que se fala em candidatura a prefeito, nomes vão sendo citados. Uns desaparecem, outros persistem. Ainda falam no ex-vereador José Mendonça e no professor Thiago Andrade. Mas dois nomes vem ganhando terreno: Fabinho do bar e da vereadora Ana Dalva. Fabinho seria o preferido da cúpula do prefeito Ildinho e Mendonça sempre foi o preferido da cúpula da oposição, embora tenha perdido espaço. Thiago e Ana Dalva correm por fora, tanto pela oposição quanto pelo lado do governo, mas mais para vice. Na verdade, a vereadora da Rede é a preferida dos dois grupos para ser vice. Mas já há um pequeno grupo da oposição que fala reservadamente no nome dela para a cabeça de chapa. A vereadora já avisou que não é candidata a vice de ninguém e, para prefeita, avisa que, se elegendo, fará o café na temperatura ideal, com o pó e o açúcar na quantidade certa. Nem mais e nem menos!
Meio milhão
Sabemos que notícias de corrupção não chamam mais atenção de ninguém. Neste nosso Nordeste, quem ficar apontando irregularidades na administração pública está perdendo tempo. A roubalheira é tanta que virou “lugar comum”. Mas essa é para entender porque Valmir da Madeireira, prefeito de Lagarto, está afastado da administração. O conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, do Tribunal de Contas do Estado, apresentou relatório de auditoria extremamente comprometedor para a administração municipal de Lagarto. Foram identificadas irregularidades na contratação do transporte e da merenda escolar. Dos 54 veículos relacionados pela prefeitura, apenas 2 pertencem à empresa vencedora de licitação. Está no relatório que, apenas com a esposa, filho e dois irmãos do prefeito, a prefeitura tem despesa estimada em mais de meio milhão de reais.
Seu nome é Jony
Se o mandato de Valdevan 90 for cassado, como deputado federal eleito pelo estado de Sergipe, quem assume sua vaga, de acordo com jurisprudência atualizada do Tribunal Superior Eleitoral, é o primeiro suplente da coligação em que disputou a eleição - Coragem Para Mudar Sergipe - o atual deputado federal Jony Marcos (PRB), que não foi reeleito. Valdevan 90 obteve 45.472 votos e Pastor Jony obteve 39.380 votos. Se não fizerem chicana, o nome é Jony. Valdevan assumir um mandato, do modo como se elegeu, é um desserviço à democracia, um desrespeito ao cidadão sergipano e uma desmoralização para nossa Justiça Eleitoral.
Robson Viana deputado
O atual presidente da Alese – Assembleia Legislativa de Sergipe – Luciano Bispo – ex-prefeito de Itabaiana – passará 8 anos sem cargo público. Seu mandato foi cassado. O deputado estadual que havia ficado como primeiro suplente na eleições 2018, Robson Viana, do mesmo MDB, deverá assumir o posto. Não é mais segredo o pente fino que está sendo passado na política de Itabaiana. Antes tarde do que nunca!
Exoneração fraterna!
Deu no blog do Ediberto de Souza, do portal Infonet: Uma péssima notícia para os comissionados do estado que sonham em permanecer nos cargos em 2019: todos serão exonerados em 1º de janeiro e só voltarão a receber salários a partir da data da renomeação. Com a decisão do governador eleito Belivaldo Chagas (PSD) de não pagar aos CCs retroativamente, todos entrarão 2019 sem um tostão furado no bolso. Coitadinhos!
Funcionalismo baiano decepcionado
2019 vem com muitas mudanças para o servidor público da Bahia. A Alba - Assembleia Legislativa da Bahia - aprovou as reformas desejadas pelo Governador Rui Costa (PT). Quem chega nas repartições públicas vê logo a decepção estampada na cara do funcionário público. O pacote de austeridade proposto pelo governo – chamado de pacote de maldades pelos servidores - inclui mudança na Previdência, que vai a 14%, no Planserv e na carreira do servidor. Ao todo, é bom saber que algumas medidas eram necessárias. Mas o diabo é que quem mais vai pagar pelos erros dos 12 anos do PT são os que mais defenderam o partido. Como antídoto, os deputados vivem a lembrar que a folha de pagamentos está em dia!
Obrigado, Leitor!
Este é nosso último Poucas & Boas de 2018. Voltaremos em 2019. Virão aí muitas mudanças neste novo ano. Esperamos que continue com saúde para a estrada longa que venhamos a percorrer. Um grande abraço! Bebamos fraternalmente!