Novidade

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Datafolha: Bolsonaro lidera, mas perde para Marina, Alckmin e Ciro no 2º turno

Datafolha divulga pesquisa: Bolsonaro lidera com Marina em 2º. (foto-montagem: Agência Estado)

 Ficar insistindo em pesquisa com Lula candidato é uma tremenda idiotice. Todos sabem que o ex-presidente lidera qualquer pesquisa feita hoje no Brasil, mas ele não será candidato pelos próximos oito anos, caso não venham novas condenações. A questão é trabalhar com o real. É o que interessa. Nesse caso, a pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22) consolida um cenário que parece se estabilizar, pelo menos até o início do horário eleitoral gratuito. Os números são os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL).............22%;
Marina Silva (Rede)..............16%;
Ciro Gomes (PDT).................10%;
Geraldo Alckmin (PSDB)........9%;
Alvaro Dias (Podemos)..........4%;
Fernando Haddad (PT)...........4%;
João Amoêdo (Novo) .............2%;
Henrique Meirelles (MDB)......2%;
Vera (PSTU)...........................1%;
Cabo Daciolo (Patriota)..........1%;
Guilherme Boulos (PSOL).......1%;
João Goulart Filho (PPL).........1%;
Eymael (DC)...........................0%;
Branco/nulos/nenhum..........22%;
Não sabe.................................6%.

Como pesquisa retrata apenas o momento, os números não devem ser levados em conta como definitivos, mas o candidato que ignorá-los pode quebrar a cara. O eleitor de Jair Bolsonaro deve saber que ele pode até liderar a pesquisa, mas isto não significa que o candidato do PSL viva em um mar de rosas. Isso porque ele é o candidato mais rejeitado pelos entrevistados, com 39% de rejeição, é conhecido por 79% do eleitorado. Esse dado final indica que pode complicar no crescimento. Bolsonaro pode inclusive ter chegado ao seu teto de intenções de voto. Num segundo turno, por exemplo, feito só com os candidatos que efetivamente concorrem, os números não são nada animadores para Bolsonaro. Ele só ganha para Haddad. Veja:

Bolsonaro 38 X 29 Fernando Haddad
Geraldo Alckmin 38 X 33 Bolsonaro
Marina Silva 45 X 34 Bolsonaro
Ciro Gomes 38 X 35 Bolsonaro

É bom observar que Marina Silva venceu Bolsonaro em todas as pesquisas de projeção de 2º turno até aqui, desde o início do processo eleitoral, mas é a primeira delas em que Bolsonaro perde para Alckmin e Ciro. Está mais que claro que o candidato do PSL pode não render bem na chegada desta corrida. A pesquisa também mostra que, até aqui, Fernando Haddad não empolga o eleitorado petista. Um dado chama atenção na pesquisa: 48% dos entrevistados não votariam em um candidato indicado por Lula.
A pesquisa Datafolha foi feita com 8.433 eleitores, em 313 municípios, entre os dias 20 e 21 de agosto de 2018. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Levantamento registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR 04023/2018.