Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Poucas & Boas 2018.2


Concurso para professor
Concurso para professor ainda atrai muitos, apesar dos salários 
É impossível imaginar que uma profissão atraia tantas pessoas, mesmo após tanta porrada recebida. O concurso para professor do Estado da Bahia será no próximo dia 25. Há muita concorrência. Há casos até de 70 para uma vaga. É um funil para selecionar os melhores dos melhores. Esperamos que isso vá refletir na melhoria da qualidade da educação pública. É difícil imaginar que depois disso algo não melhore. Até porque, piorar não tem mais por onde. Mas, calma, gente! A chamada para posse dos aprovados ficará para 2019. A convocação para este ano só se dará se alguém perder a eleição.  
Propina paga tudo
O advogado Marcelo Maran complicou a vida da senadora Gleisi Hoffmann (PT-Paraná). Ele prestou depoimento à Procuradoria-Geral da República e deixou a presidenta de PT em situação vexatória. A reportagem está na revista Veja desta semana. Maran revelou todo o percurso do dinheiro desviado dos cofres públicos para financiamento de campanhas eleitorais de Gleisi Hoffmann, e para uso pessoal e da sua família. Despesas de Gleisi e de seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, eram pagas por uma conta de propina abastecida com dinheiro público. Os gastos iam de gasolina, a taxas de IPVA, conta de luz, condomínio, brinquedos para seus filhos e até conserto de liquidificador. Seu motorista particular também era pago com dinheiro da mesma conta. Claro, a senadora nega as acusações.
Intervenção na reforma
O presidente Michel Temer recebeu uma ajuda considerável da violência no Rio de Janeiro. A intervenção vai livrá-lo da derrota no Congresso. A reforma da Previdência não passa este ano. Temer precisaria de mais 40 votos, coisa difícil para uma popularidade de 5% e para um orçamento capenga e deficitário. Agora ele se apegará aos resultados da intervenção. Se a medida gerar frutos, sua popularidade poderá subir um pouco, mas não a ponto de transformá-lo num presidenciável.
Paralisação sem noção
Bem que os sindicatos liderados pela CUT poderiam ser mais antenados. Marcaram uma paralisação dia 19 de fevereiro contra a reforma da previdência, já praticamente fora da pauta do Congresso. A intervenção federal no Rio de Janeiro impede votação de qualquer emenda à Constituição. Um comunicado de suspensão mostraria que os sindicatos estão preocupados com o país. Mas não, será mais uma daquelas paralisações sem sentido, muito mais politiqueira que social.
De detetive e de louco...
Rola um zunzunzum pela cidade que um político teve seu carro roubado. Até aí, nada de novo. Todos somos vítimas da violência, independente de cor, raça, situação social ou política. Ocorre que o dito está por aí a investigar e diz que encontrará seu carro, nem que seja um pedaço dele. Já esteve em vários desmanches para tentar descobrir o ladrão de seu bem. Não seria melhor que ele deixasse a polícia fazer o trabalho dela? Até porque é algo periculoso e pode não terminar bem. Mas tem gente que não vê, não ouve e não sente ao derredor, a não ser a voz de suas vontades.
Ano letivo
Pelo segundo ano consecutivo, uma data foi estabelecida para início do ano letivo e esta data foi cumprida. Isso dá segurança a quem está envolvido. Nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, o município de Heliópolis e o Estado da Bahia iniciam o ano letivo. Uma medida também bem-vinda foi o fim dos famigerados sábados letivos no Colégio Estadual José Dantas de Souza. No município ainda haverá sábados letivos para aprimoramento profissional dos professores. No CEJDS, os sábados serão utilizados para reposição de aulas ou eventos. Os dois secretários de educação, do Estado, Walter Pinheiro, e do município, Dênis Correia, estão cumprindo a agenda dentro do planejamento. Ainda bem.
Poder Legislativo
Nesta segunda-feira também serão iniciados os trabalhos legislativos de 2018 na Câmara Municipal de Heliópolis. Será uma sessão de abertura com convidados e outras cositas. Não me garantiram, mas falam até na presença de músicos para animar um novo tempo. Afinal, o presidente, o vereador Valdelício Dantas da Gama, torrou uma grana enorme para deixar a casa mais confortável e elegante. Além disso, será um ano de muitas discussões. Em muitas delas, o presidente estará no centro da questão.