Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Poucas & boas 2018.1

PT de braços com o PSDB
Haddad e FHC; querem livrar Lula e Aécio (foto: UOL)

E quem está promovendo o esdrúxulo abraço é o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. A ideia é livrar Lula da cadeia. O petista renunciaria em troca da liberdade, como se Lula pudesse mais ser candidato a alguma coisa. O PSDB teria interesse na questão porque livraria o Aécio Neves da cadeia, após a conclusão do mandato de senador no fim deste ano. Todos sabem que o senador por Minas, caindo nas mãos do juiz Sérgio Moro, já tem destino traçado para a cadeia. O interlocutor do ex-prefeito de São Paulo foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Se for verdade o que os jornalistas dizem, o STF vai mesmo se apequenar, como imaginou sua presidente Carmem Lúcia, e as Leis e Constituição, tantas vezes ofendidas, serão definitivamente arquivadas. Será o caos.

Reforma dos ônibus escolares

A prefeitura Municipal de Heliópolis silenciou sobre a reforma dos ônibus escolares, mas uma mosca me avisou que um veículo já foi revisado. Como ainda faltam 18 dias para o início das aulas, dá para revisar uns cinquenta. Basta boa vontade, planejamento e inteligência. Vamos aguardar.

Jornada Pedagógica

As escolas municipais e estaduais terão a semana de 5 a 9 de fevereiro para a abertura do ano letivo, iniciado pela conhecida Jornada Pedagógica. Sem novidades aparentes, será o momento em que professores sentam para planejar como fazer o conhecimento chegar aos alunos. Tanto a Prefeitura Municipal quanto o Colégio Estadual José Dantas de Souza farão a jornada neste período. Aliás, o CEJDS já tem data e programação definida: dia 5 será a abertura, distribuição das turmas e horários. No dia 6 será a parte de apresentação dos dados do ano anterior, apresentação do PPP – Projeto Político e Pedagógico, e o debate em torno das melhorias possíveis para 2018. Dia 7 é o tempo de sentar e planejar, por área de conhecimento. Podem participar professores, funcionários, pais, alunos e membros da comunidade. Quem está se despedindo do CEJDS é a professora Rivanda Alves do Nascimento Neves. A aposentadoria está na agulha. Ela vai se juntar à professora Magnólia Evangelista dos Santos, que desde final de novembro desfruta o ócio merecido.

Ana Dalva em Brasília

A vereadora Ana Dalva, da Rede Sustentabilidade, foi eleita delegada para o congresso do partido em Brasília, nos dias 6, 7 e 8 de abril. Ainda não aprontou as malas porque está tentando se desvencilhar dos compromissos já marcados anteriormente, que vão de cirurgias a simples resolução de problemas em documentos. E imaginar que muitos acham que neste período todos os vereadores não fazem nada. Calma, gente! Só alguns.

Biometria

Foi encerrada nesta quarta-feira (31) o recadastramento biométrico no Cartório Eleitoral de Heliópolis. Nos últimos dias o sufoco aumentou, mas cerca de 85% dos eleitores do município atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral. Até agora, Heliópolis ganha mais duas seções eleitorais. Ambas funcionarão no Colégio Estadual José Dantas de Souza. Como há um recurso no TSE para abrir um novo prazo, ainda há esperanças para os retardatários.

Jacques Wagner a 2%

O último resultado da pesquisa Datafolha, além de recheada de incoerências, trouxe um desânimo para os que defendiam o ex-governador Jacques Wagner para substituir Lula na chapa presidencial do PT. Foram apenas 2%. Mas não é caso para desânimo. Com o apoio de Lula, Dilma virou presidenta. Mas o que deixa Wagner desanimado é que, naquela época, Lula estava com 87          % de aprovação popular. Hoje, este número está em 37% e ninguém é capaz de transferir tudo. Por isso, o ex-governador já bateu o martelo: vai para o senado.

Marcelo Nilo no PSB

O ex e quase eterno presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, bateu o martelo. Será candidato a deputado federal pelo PSB de Lídice da Mata. A escolha é inteligentíssima para garantir a eleição. O PSB só tem um deputado federal, Bebeto Galvão. Juntos, os dois podem bater os 200 mil votos, garantindo a eleição de ambos com a soma dos outros. Nilo deve ser o mais votado e ainda garantir a eleição do genro para deputado estadual. Pelo menos é isso que o sogrão quer.