Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Os ônibus escolares precisam de manutenção, Beto!

                                                  Landisvalth Lima
Ônibus escolares sem manutenção em Heliópolis (foto: Landisvalth Lima)
Quando se proíbe nomeação de parentes próximos para cargos comissionados é com o fim de evitar prejuízos ao serviço público. Nem sempre quem nomeia tem as condições psicológicas e intelectuais de exigir do nomeado parente o máximo de dedicação. O comum é ver o nomeado se aproveitar da situação para ter uma vida difusa no refrigério. Todos sabem da minha posição política em Heliópolis. Sou aliado do prefeito Ildinho, mas não sou subserviente. Como aqui a política mais comum é a do compadrio, da camaradagem, do puxa-saquismo ou do lambe-botas, creio que uns poucos entenderão o que aqui direi: gosto mais de Heliópolis que dos meus aliados!
E é por isso que não me conformo com o estado da frota que faz o transporte escolar. Como explicar que não é feita a manutenção dos ônibus do programa Caminho da Escola? Será que, depois de receber seis veículos bons, úteis e necessários, os mesmos acabarão no fundo de uma garagem cobertos pela ferrugem? Isso é inaceitável! Desde maio do ano passado, dois destes veículos estão neste estado e nenhuma providência foi tomada. Os outros quatro estão carentes de todo tipo de revisão. As aulas começarão dia 19 de fevereiro e os seis veículos não estão em condições para enfrentar os 200 dias letivos. Urge uma atitude!
Para ser justo, as críticas não devem recair sobre o secretário de educação, o professor Dênis Correia. Sei da sua luta para organizar as coisas na problemática secretaria. Ele não me revelou, e se nega a aprofundar a questão, mas todo o problema tem uma pedra no meio do caminho. E tem nome: Beto Fonseca. O secretário de administração parece que não tem nenhum compromisso em preservar o bom nome do pai, que é o prefeito. E não tem nem o que justificar, porque se disser que é falta de dinheiro, vai passar a ideia de que só governa com grana. Isso qualquer pessoa sabe fazer. O bom administrador é aquele que faz o planejamento correto para o tempo das vacas magras e o tempo das vacas gordas. A frota já tem mais de quatro anos e nunca foi feita nenhuma manutenção! Acorda, Filho! 
Beto Fonseca também não pode alegar falta de condições administrativas porque ele é o secretário de administração e finanças. Está tudo centralizado nele. Todas as secretarias dependem da sua secretaria. Além de ser o filho do prefeito. Também não pode culpar o chefe da garagem ou secretario da educação. Ambos já comunicaram, pediram, imploraram estas e outras coisas. O problema é mesmo Beto Fonseca. Não sei se por incompetência, leniência ou falta de interesse. Acho que ele está se esquecendo de que o pai ainda é visto como o melhor prefeito de Heliópolis. Será que ele vai conseguir destruir essa imagem e permitir que os adversários voltem ao poder, não pela competência deles mas por incompetência do principal auxiliar do atual prefeito?