Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Eduardo Giannetti no 2º seminário da Fundação Rede Brasil Sustentável

CEJDS será reformado

CEJDS será reformado ainda este mês (foto: Landisvalth Lima)
     O Colégio Estadual José Dantas de Souza - CEJDS - única escola estadual de Heliópolis - terá suas dependências reformadas. Além de receber nova pintura, o colégio terá revisão elétrica e hidráulica. O telhado também passará por revisão. Infelizmente, a direção lamenta não poder contar ainda com a cobertura da quadra, mudança de todo piso e forramento das salas que necessitam. É que a verba está curta e a Secretaria de Educação aprovou apenas 10 milhões para várias escolas na nossa região. Por incrível que possa parecer, o CEJDS é um dos colégios que apresenta melhor conservação. A reforma foi autorizada pelo governo do estado e terá início imediato para não atrapalhar o começo do ano letivo de 2018, previsto para começar na segunda semana de fevereiro. A empresa encarregada da reforma será a Grado Engenharia.

Heliópolis das luzes e das trevas!

Heliópolis ficou entre luzes e trevas 
     É incrível como a distribuição de energia elétrica em Heliópolis é deficiente. Basta chover para que a cidade seja atacada pela síndrome do vaga-lume. É um acende e apaga interminável. Desde quinta-feira (04), do início de uma pequena trovoada, iniciada por voltas das 16 horas, até às 10 horas desta sexta-feira (05), a energia da nossa Coelba vem e vai, vai e vem. Durante toda a noite de quinta para sexta-feira, Heliópolis viveu entre luzes e trevas. Imaginem os leitores se isso acontecesse em uma cidade grande. Dava primeira página de qualquer jornal ou noticiário. Mas foi em Heliópolis, 14 mil habitantes, 10 mil eleitores. Não elege nem mesmo deputado estadual. Eles não se preocupam. O Grupo Neoenergia, dona da Coelba, só sabe que Heliópolis existe quando alguém do município atrasa o pagamento. Quem teve eletroeletrônicos danificados, por causa das constantes interrupções, pode entrar na Justiça para reparar o dano.

MOMENTO ANTAGONISTA: LULAS, LARANJAS E MACACOS

Viva o novo Ano Novo!

                                                                     Landisvalth Lima
Não sou muito chegado às convenções. Há coisas que são criadas meramente como peças comerciais, como modismos. Outras são fundamentais para guiar nossos rumos e despertar desejos para o enfrentamento de novas jornadas. O Natal e o surgimento de um Ano Novo podem ser inclusos no conjunto dessa segunda visão. E é por isso o motivo deste texto. Quero desejar um extraordinário ano de 2018 para todos os meus próximos, de familiares, alunos, leitores deste blog e colegas. Principalmente, quero desejar um Feliz 2018 aos reacionários, demagogos, assassinos, corruptos, pedófilos, encrenqueiros, estupradores, preconceituosos, ladrões, arruaceiros, bandidos de todos os naipes e demais vilões sociais. Que estes recebam em dobro tudo de ruim que fizeram nestes anos que se passaram.
É verdade que não foi um ano lá cheio de felicidades, mas há remédios para muitos males. Estamos combatendo a pedofilia, o preconceito, a violência contra a mulher e outras minorias. Parece que a sociedade está encontrando os antídotos contra estas chagas cancerígenas sociais. Tenho esperança que 2018 tais lutas continuarão fortes e sensatas. Mesmo ainda sabendo que há fome, o que acalenta é que a solidariedade não morreu. Estamos lutando bem. Entretanto, há uma coisa que precisa ser resolvida em 2018: o fanatismo, seja de esquerda ou de direita. Ambas viraram espécies de torcidas organizadas.
É lamentável isso porque não podemos mais acessar as Redes Sociais sem nos depararmos com estes fanáticos. Não, Gente! Não se trata do debate da concordância ou discordância. É guerra! É ataque à honra, à moral, ao ser! Muitos usam perfis falsos e parecem receber dinheiro para isso. Conseguem espalhar ideias que contaminam pessoas, ou inocentes úteis, que acabam por espalhar ainda mais as bestialidades, os fakes e outras desgraças cibernéticas. Já não vejo nem mais o “rouba, mas faz”. Agora é o “rouba, mas é de esquerda” ou “rouba, mas é de direita”. O debate sempre começa com coisas bem gentis “Você é babaca, idiota, burro, vá toma naquilo, vai te não sei o que...”. Estes são ao mais amenos.
Que a crítica sobreviva em 2018, mas sem perder a poeticidade, a gentileza e dignidade. Não há nenhum problema chamar alguém de ladrão, se ele for comprovadamente ladrão. O problema é chamar de ladrão quem nem mesmo se conhece. Outro problema ainda pior é defender ladrões e ainda votar neles! Esperamos que isso não aconteça em 2018.
No mais, abra uma cerveja, uma garrafa de vinho ou champanhe. Não dá não? Pode ser uma branquinha! Não importam as ferramentas líquidas. O que importa mesmo é seu estado de espírito. Viva a vida! VIVA O NOVO ANO NOVO!

Recebam do Landisvalth Blog um abraço do tamanho do Brasil!