Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Rede já tem pré-candidatos ao governo e ao senado na Bahia

Elo estadual da Rede lança nomes ao Senado e ao Governo do Estado (foto: Landisvalth Lima)
A Rede Sustentabilidade está disposta de fato a inaugurar uma nova era na política baiana. Logo após o debate realizado no Fiesta Hotel, o Elo estadual convocou seus membros para definir nomes que concorrerão ao pleito de 2018. Antes, o coordenador Júlio Rocha afirmou ter recebido proposta de coligação com o PPL – Partido Pátria Livre – da ex-vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento. Ela foi candidata a prefeita de Salvador nas eleições de 2016 e obteve pouco mais de 3 mil votos, ficando na sexta colocação. Os membros do Elo querem continuar conversações com todos os partidos, mas dizem que a prioridade é lançar nomes para todos os cargos.
Para pré-candidatura a governador, foram lançados os nomes de Iaraci Dias, porta voz estadual da Rede, da vereadora Meirinha, de Irecê, e do vice-prefeito de Ilhéus José Nazal. Para o senado foram aprovados os nomes de Daniela Moreira, psicóloga da cidade de Itabuna, José Itamário, da Rede de Vitória da Conquista, e Pastor Enoque, de Feira de Santana. O evento contou com a participação de lideranças de mais de 30 municípios da Bahia, além da ex-senadora Heloísa Helena, presidente da Fundação Rede Brasil Sustentável, e da pré-candidata a presidente Marina Silva.

No evento, Marina Silva não quis ainda confirma sua candidatura a presidência pela Rede. Isso deverá acontecer agora no mês de dezembro. Por enquanto, Marina Silva quer incentivar o debate em torno dos problemas vividos pelo país. E os seminários da Rede são importantes. Segundo Marina, a realização desses seminários é mais uma “oportunidade para se aprender, discutir e sugerir propostas para o país”. “A sociedade é um laboratório de ideias, de coisas boas para alavancar o debate nacional”, acrescentou, fortalecendo o objetivo dos seminários promovidos pela fundação, que é o de construir uma plataforma de políticas públicas para o país. “A sociedade é plural e o governo tem que atender a demanda dessa pluralidade”, reforçou.

Rede debate Pacto Federativo e Municipalismo na Bahia

Marina Silva, Antônio Sérgio, Júlio Rocha e Clécio Luís debatem o municipalismo
(foto; Landisvalth Lima)
A Fundação Rede Brasil Sustentável, presidida pela ex-senadora alagoana Heloísa Helena, realizou no último sábado (25), em Salvador (BA), o segundo seminário em torno dos 18 Eixos Estratégicos para um Brasil Sustentável, abordando o Pacto Federativo e o Municipalismo, com o objetivo de construir uma plataforma de políticas públicas a partir da democratização do conhecimento. Enquanto outros partidos focam a eleição de 2018 numa visão reducionista de nomes salvadores da pátria, a Rede Sustentabilidade quer discutir as questões que atormentam o país e aquelas que podem ser cura para os males.
Os seminários estão sendo realizados em cidades de diferentes regiões e os expositores são pessoas de áreas temáticas diversificadas, simpáticos ou não ao partido, a exemplo de membros de universidades, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e diversas instituições públicas, como lembra Heloísa Helena. No dia 18 de novembro, ocorreram os primeiros debates, sobre a Gestão Pública e a Economia, acontecidos na cidade de São Paulo.
Giannetti, Capobianco, Ana Carla e Bernard Appy discutem Pacto Federativo e Economia
(foto: Landisvalth Lima)
A presidente da fundação explica que os resultados desses encontros serão sistematizados e extraídos deles diretrizes estratégicas e propostas de políticas públicas para as temáticas discutidas. Os debates têm transmissão ao vivo pela internet (www.fundacaoredebrasilsustentavel.org), com participação do público presente ao evento e internautas. Já está acertada a participação da porta-voz nacional da Rede, Marina Silva, em todos os seminários.
Em Salvador, o debate foi sobre o Pacto Federativo e a economia. Os palestrantes foram de uma clareza extraordinária. Uma das palestrantes foi Ana Carla Abrão Costa. Ela é economista e tem experiência em administração pública, notadamente na região centro-oeste. Sem querer entrar no mérito da questão, Ana Carla deixou um questionamento sobre a reforma da previdência, afirmando que muitos só se dizem contra ou a favor, mas precisam antes conhecer o problema para realmente saber as providências necessárias.
Marina Silva dialoga com Heloísa Helena, ladeadas pelos palestrantes e mediador
(foto: Landisvalth Lima)
Outro palestrante foi o diretor do Centro de Cidadania Fiscal, Bernard Appy, que falou sobre as distorções da distribuição do bolo da receita no Brasil e a busca de uma reforma tributária. Detalhou sobre o IVA – imposto sobre valor agregado, adotado por vários países europeus. Também participou do evento o economista Eduardo Giannetti, que tratou da parte relacionada ao contexto da economia brasileira. O debate foi mediado pelo presidente do Instituto Democracia e Sustentabilidade, João Paulo Capobianco.
A ex-senadora Marina Silva chegou pela parte da tarde, dedicada à questão do municipalismo. Após o pronunciamento inicial da presidenciável, que será tema de uma outra postagem aqui no Landisvalth Blog, o prefeito de Macapá, capital do Amapá, Clécio Luís, eleito pela Rede Sustentabilidade, falou sobre as dificuldades que os prefeitos passam frente a uma prefeitura, o que pode ser feito para melhorar e os problemas gigantescos que encontrou na prefeitura de Macapá. O outro palestrante foi o professor Antônio Sérgio Araújo Fernandes, da Universidade Federal da Bahia – UFBA – que fez uma radiografia sobre arrecadação e distribuição de recursos aos municípios, bem como suas distorções. O mediador do debate foi o professor Júlio Rocha, coordenador estadual da Rede na Bahia e membro da executiva nacional. O evento foi realizado no Fiesta Bahia Hotel, Itaigara, em Salvador. Após o evento, os membros do Elo estadual se reuniram para tratar das eleições de 2018.

Marina Silva, Jô Andrade e a vereadora Ana Dalva
(foto: Landisvalth Lima)
Com iniciativa como estas, a Rede Sustentabilidade procura se diferenciar dos outros partidos. Enquanto PT, PMDB, PSDB, PP e outros lutam para livrar seus principais caciques da cadeia, o partido procura implantar a chamada “Nova Política”, mostrando que há pessoas no país pensando no futuro do país. Membros da Rede de toda a Bahia marcaram presença. Do Elo de Heliópolis compareceram a vereadora Ana Dalva, a coordenadora Jô Andrade e o professor Landisvalth Lima. Os próximos seminários serão em Manaus, capital do Amazonas, dia 9 de dezembro, que tratará sobre Recursos Naturais; Dia 16 de dezembro será em Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso, abordando o tema Trabalho.

     Para assistir ao evento completo, de um clique AQUI e AQUI.