Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Menor provoca acidente na BA-393

O provocador do acidente foi um menor que dirigia o Uno (foto: Landisvalth Lima)
Nesta sexta-feira (20) por volta das 10 horas da manhã, um Fiat Uno, placa IAC 8426, licença de Aracaju-SE, guiado por um menor, atingiu uma motocicleta de placa JRC 4155, licença de Dias D’Ávila-BA, perdeu o controle e foi parar no meio do pasto. O Uno pertence a um senhor que vive na região do alto da Vaca Brava, local do acidente, denominado Pedrinho. Populares afirmaram que ele emprestou o carro a um menor. O piloto da motocicleta Bros, de prenome Domingos, disse que o carro tentou ultrapassá-lo no local, onde não é permitido, e acabou abalroando a moto. Para não morrer, domingos disse que pulou do veículo e rolou no asfalto, indo parar no mato. O motorista perdeu o controle do Uno e caiu na ribanceira. Por sorte, os dois ocupantes do carro só tiveram escoriações. O piloto da moto teve apenas uma luxação no ombro esquerdo.
O fato vem corroborar com a preocupação dos policias militares que percebem muitos menores conduzindo veículos em Heliópolis e na região. O comandante Cunha, do Destacamento da Polícia Militar de Heliópolis, tem apreendido vários veículos. Esta ação também está ocorrendo no município de Fátima, que tem o comando do Cabo PM Ruy. A localidade onde ocorreu o acidente pertence a Fátima. Ocorre que o efetivo policial é pequeno e não cobre todo o município. Muitos se aproveitam da situação para cometer infrações.

Polícia Militar faz cerco a veículos irregulares

Sargento PM Cunha palestra no CEJDS (foto: Landisvalth Lima)
O comandante do destacamento da Polícia Militar de Heliópolis, Sargento Cunha, deixou bem claro que não haverá tolerância a veículos irregulares que circulem no município de Heliópolis. Foi o que revelou o policial militar numa palestra nesta quarta-feira (18) no Colégio Estadual José Dantas de Souza. Segundo afirmou o comandante, dezenas de motocicletas já foram apreendidas e a paciência da PM com estas irregularidades está no fim.
Sargento Cunha afirmou que qualquer veículo sem placa, com chassis adulterado, sem documentação ou pilotado por menor será apreendido. Além disso, o sargento chamou atenção para outras irregularidades que podem ser sanáveis e que terão advertência e aplicação de multas na forma da lei.
Sargento Cunha esteve em visita ao CEJDS a convite da direção da escola como palestrante na 2ª Reunião Geral da comunidade escolar. O evento contou com a presença de pais, mães, professores, membros do Colegiado Escolar, Grêmio Estudantil, Líderes de turmas, Associação de Pais e Mestres, que formam ao todo o chamado Conselho Escolar. No evento foram debatidos a evasão escolar, o baixo desempenho dos alunos, as etapas a serem seguidas na última unidade escolar deste ano e as providências que a escola está tomando para a aplicação do Ensino Médio Integral a partir de 2019. Os pais e mães também receberam o boletim escolar com as notas dos seus filhos. 
Como palestrante principal, o sargento contou sua história de vida e chamou atenção da plateia pelo fato de ter sido rejeitado por seis vezes, vagando pela Bahia sem encontrar um lar de seu, e só encontrou guarita quando resolveu estudar. Também participaram do evento o Cabo Ruy, comandante do Destacamento da PM de Fátima, o Soldado Danilo e a vereadora Ana Dalva.

Juíza em Sergipe condena dez da Operação Navalha

João Alves Neto: 17 anos de prisão (foto: JL Política)
Reportagem do Jornal CINFORM, de Aracaju, revela que o filho do ex-governador João Alves, e mais nove réus são culpados pelos crimes de peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e formação de quadrilha
A juíza federal, Telma Maria Santos Machado, julgou e condenou dez réus da Operação Navalha, um esquema criminoso montado para saquear os cofres públicos e desviar recursos dos governos federal e estadual. A Operação deflagrada pela Polícia Federal gerou uma Ação Penal no âmbito do Estado de Sergipe. A Justiça Federal de Sergipe divulgou nesta segunda-feira o resultado do julgamento do processo criminal.
 Os pedidos formulados pelo Ministério Público Federal (MPF) foram acolhidos  em parte pela juíza Telma Machado. Os crimes objeto de análise na denúncia foram os de peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e formação de quadrilha referente ao desvio de mais de R$ 178 milhões das verbas de duplicação da adutora do Rio São Francisco.
A juíza determinou a condenação de dez pessoas.
1. Zuleido Soares de Veras – 26 anos e 06 meses de reclusão e 760 dias-multa no valor de um salário mínimo nacional vigente à época dos fatos.
2. Ricardo Magalhães da silva – 19 anos e 10 meses de reclusão e 562 dias-multa no valor de 1/20 (um vigésimo) do salário mínimo nacional vigente à época dos fatos.
3. Flávio Conceição de Oliveira Neto – 27 anos e 04 meses de reclusão e 836 dias-multa no valor de 1/10 (um décimo) do salário mínimo nacional vigente à época dos fatos.
4. João Alves Neto – 17 anos e 02 meses de reclusão e 500 dias-multa no valor de 1/10 (um décimo) do salário mínimo nacional vigente à época dos fatos.
5. José Ivan de Carvalho Paixão – 10 anos e 10 meses de reclusão e 287 dias-multa no valor de 1/20 (um vigésimo) do salário mínimo nacional vigente à época dos fatos.
6. Max José Vasconcelos de Andrade – 13 anos e 02 meses de reclusão e 385 dias-multa no valor de 1/20 (um vigésimo) do salário mínimo nacional vigente à época dos fatos.
7. Gilmar de Melo Mendes – 09 anos de reclusão e 275 dias-multa no valor de 1/20 (um vigésimo) do salário mínimo nacional vigente à época dos fatos.
8) Victor Fonseca Mandarino – em 07 anos de reclusão e 185 dias-multa no valor de 1/20 (um vigésimo) do salário mínimo nacional vigente à época dos fatos.
9) Kleber Curvelo Fontes – 5 meses de detenção e substituindo a pena privativa de liberdade por uma de prestação pecuniária no valor de 30 vezes o salário mínimo atual.
10) Sérgio Duarte Leite – 09 anos de reclusão e 275 dias-multa no valor de 1/20 (um vigésimo) do salário mínimo nacional vigente à época dos fatos.
Da sentença cabe recurso para o TRF da 5ª Região. (Jornal CINFORM.COM.BR)

Poucas & Boas 2017.3

2020 já começou?

Alguns políticos de Heliópolis precisam saber que 2020 só começa após 2018. Ou seja, os resultados de 2018 podem influenciar decididamente na eleição municipal de 2020. Isso quer dizer que não adianta colocar o carro adiante dos bois. Nada está definido e não cabe, portanto, lançar candidaturas agora. Todas que forem lançadas prematuramente morrem na praia. Os últimos anos mostram que os vencedores foram candidatos que ninguém imaginava, muitos deles sem serviços sequer prestados ao município.
A força do desejo...
Há inclusive políticos que, na ânsia de conseguir espaço, empurram os companheiros, tomando-lhes o que foi conquistado com trabalho. Estão esquecidos de que não se vence uma eleição só com o apoio do prefeito. O próprio Ildinho, para vencer, formou um leque de apoio que mais se aproxima de uma colcha de retalhos. Engana-se quem pensar que o grupo tem uma liderança só. Há de fato uma liderança majoritária, que é o prefeito, mas ele sozinho jamais ganharia uma eleição, quanto mais vencer sozinho apoiando um candidato. O único que, no passado, sozinho formava um grupo, hoje está isolado, esquecido e sem força sequer para eleger um vereador. Querer não é poder.
... pode atrapalhar!
Na política heliopolitana, não basta querer. Não basta também só trabalhar achando que o seu esforço será reconhecido. Aqueles que mais trabalham sempre estão a tirar leite de pedras para galgar uma posição política. Não se deve pensar também em reconhecimento. Os que menos fazem mais espaço ocupam. Terá sucesso quem souber se aproveitar do trabalho do outro em seu benefício. Desejo só atrapalha. É melhor deixar o desejo para os seguidores, para os que torcem. Político desejoso de poder só atrapalha a si e aos outros.
Secretário de gabinete
Ex-vereador José Mendonça Dantas
A situação péssima em que se encontra o PT foi um bom negócio para o ex-vereador José Mendonça Dantas. Mesmo sendo do PCdoB, foi encontrar guarita no gabinete da deputada petista Fátima Nunes. Sabendo que o partido já não tem mais aquela dinheirama toda da Petrobrás, a deputada quer ampliar seu eleitorado em solo heliopolense. Desempregado pela primeira vez, Mendonça foi alçado à condição de Secretário de Gabinete, com salário aí próximo dos 4 mil reais. O ex-vereador quer manter-se vivo até 2020 e ele sabe que a escolha do seu nome para liderar o grupo está mais difícil. Agora, uma pergunta fica no ar: será que os deputados do PCdoB sabem disso? Se sabem ou não, pouco importa. Vão ter que engolir.
Uma nova aposta
Valdelício, Fátima Nunes e Zé do Sertão: parceria improvável (foto: gabinete Dep. Fátima Nunes)
A deputada Fátima Nunes não tem tido muita sorte em Heliópolis. Seu último grande apoio foi do vereador Claudivan, que já pagou, muito bem, o que devia. No início deste ano, a deputada flertou com duas figuras conhecidas, como mostra a foto muito bem. Deu xabu! Valdelício voltou ao ninho, se bem que não se sabe realmente qual o ninho de Valdelício, e o vice-prefeito está vivendo o seu ostracismo político. Não se pode duvidar, mas é improvável os dois votando na deputada. Foi uma aposta indicadora do desespero vivido pela deputada em busca do seu quarto mandato.
No muro
Um edil não esconde que um dos seus colegas já não consegue disfarçar o comportamento dúbio na câmara de vereadores. Ele é fiel ao grupo, mas não quer bater de frente com a oposição. Não quer fechar as portas para a possibilidade de um abrigo em 2020. Já chegou ao ponto de até apresentar atestado médico em dia de votação para derrubar proposições dos opositores. O atestado era só para fazer um exame! Já pensou se fosse para uma cirurgia?
Desesperado
O vereador Giomar Evangelista está preocupado com o resultado do julgamento de suas contas à frente da presidência da câmara de vereadores. Como não seguiu a determinação do TCM de pagar os subsídios da vereadora Ana Dalva, vê a possibilidade de suas contas serem rejeitadas. Assim como vibrou por ser o único a ter suas contas aprovadas sem ressalvas, pode amargar o outro lado: o de ter sido o único a ter contas rejeitadas. Para isso, entrou pedindo efeito suspensivo para que o não pagamento à vereadora não entre no mérito do julgamento final. É querer que o gelo não derreta sob um sol de 40 graus. Coisa de desesperado.
Sem solução
A vereadora Ana Dalva continua pagando alto preço no grupo do prefeito Ildinho. Mesmo após a adesão novamente do vereador Valdelício, a sua situação não foi resolvida. Continua sem receber os subsídios e conta com enorme paciência dos credores. Mas é assim mesmo por aqui. O dinheiro só aparece se for para comprar consciências. Direito líquido e certo vem a passos de cágados.
     Boa notícia
      Finalmente os estudantes de Heliópolis já têm sua morada em Aracaju. Este mês o contrato foi fechado. A residência estudantil fica no Rosa Elze, bem próximo à UFS. Méritos para o prefeito Ildinho, que cumpriu a palavra. Também contribuíram o secretário de educação, professor Dênis, e a vereadroa Ana Dalva. Os futuros intelectuais agradecem.

De quem são os 51 milhões de Geddel?

     Por mais paradoxal que possa ser o título desta postagem, ainda não se sabe de quem são, de onde vieram e para que finalidade havia 51 milhões no apartamento do ex-ministro de todos os últimos governos do país. Artigo extraordinário do jornalista J.R. Guzzo, publicado em VEJA, denominado O mistério da caverna, trata da questão. É imprescindível a leitura. Dê um clique AQUI.