Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Poucas & Boas 2017.2

Michel Temer está destruindo a pesquisa científica do Brasil (foto: Notícias ao Minutos)
O exterminador do futuro 
O orçamento deste ano do Ministério das Comunicações, Ciência e Tecnologia é o menor de todos os tempos, com cerca de R$ 3,2 bilhões disponíveis (depois do contingenciamento de 44% no início do ano) para o financiamento de pesquisas e pagamentos de bolsas em todo o País. Isso equivale a um terço do que o ministério tinha quatro anos atrás (antes de ser unificado com a pasta de Comunicações), e a proposta inicial do governo para 2018 é reduzir esse valor ainda mais, para R$ 2,7 bilhões. O governo Michel Temer entrará para a história como aquele que sepultou a pesquisa científica no país. Um país sem ciência não tem futuro.
Saque do PIS/PASEP
A partir do dia 17 e outubro, começa a primeira etapa do pagamento das cotas do PIS/Pasep. Os recursos serão liberados em três fases, segundo calendário anunciado na última quinta-feira (veja abaixo), e a previsão é de que sejam disponibilizados 15,9 bilhões de reais, para 8 milhões de pessoas. A Caixa, responsável pelo PIS e o Banco do Brasil, que cuida do Pasep, disponibilizaram sites para a consulta dos valores – a média é de 1.200 reais por pessoa. As cotas do PIS e do Pasep foram acumuladas por trabalhadores que estiveram empregados entre 1971 e 1988. Elas podem ser sacadas em casos especiais, como aposentadoria, invalidez, ou após a idade mínima (65 anos para homens, e 62 para mulheres). Enquanto não são sacadas, essas cotas geram rendimentos, que podem ser recebidos anualmente. Quem ingressou no mercado de trabalho após 1990 tem direito a outra modalidade do PIS/Pasep, que são os abonos salariais. Eles também são pagos anualmente. Nesse caso, não há cota a ser sacada.
Avenida São José, em Poço Verde
Depois das lagoas abertas pelas constantes chuvas de setembro, agora os moradores da avenida São José, que a liga a Santa Cruz até a BA 393, estrada para a cidade de Heliópolis-Ba, começam a sofrer o segundo tempo do jogo. É que os buracos estão secando e a poeira começa a circular no ar. Além de provocar várias doenças respiratórias, as digníssimas senhoras que cuidam do lar já soltam uma quantidade razoável de impropérios. Alguns deles estão reservados ao prefeito de Poço Verde, que, com o orçamento apertado, procura saídas para resolução do problema. Mas, cá entre nós, bem que o dinheiro de Aviões do Forró daria para resolver a situação. E ainda sobrava!
Ficha Limpa municipal
A Rede Sustentabilidade está com uma campanha de ampliar a Lei do Ficha Limpa para todos os municípios da Bahia. Um município não vai precisar: Heliópolis. É que já há uma lei aprovada desde 2012, apresentada pela vereadora Ana Dalva. Estão proibidos de ocupar os cargos ou funções de Secretários Municipais, Ordenadores de Despesas, Diretores de Escolas, Departamentos e Órgãos públicos nos três níveis de Poder, Sociedades de Economia Mista, Conselhos, Fundações e Autarquias do Município de Heliópolis quaisquer pessoas que não tenham idoneidade jurídica e moral.
Benefícios cortados
O leitor que recebe algum benefício pela Previdência Social fique de olho em pé. É que estão cancelando uma quantidade razoável em nossa região. E as alegações dos órgãos competentes são: não fez perícia médica ou não se recadastrou. Na verdade, estão atirando primeiro e perguntando depois quem é. O país está quebrado pela irresponsabilidade dos governos populistas e incompetentes e, agora, administrado por um político que venderá a pátria para continuar no cargo. Eles apostam que, no futuro, todos esquecerão e darão votos generosos novamente.
Poço Verde a Simão Dias
Quem precisa viajar pela rodovia SE-316, que liga o município de Poço Verde a Simão Dias, tem reclamado muito do estado da estrada. Não há necessidade nem de citar a quantidade de buracos. Isso é o mínimo porque são vários os problemas. Não há acostamento, a sinalização vertical e a horizontal desapareceram e já nem mais adianta operação tampa buraco porque o asfalto já está deteriorado de tão velho. Coisa é para quem precisa trafegar pela estrada à noite. Se cair uma chuva, aí é quase o inferno. O governo está recuperando a rodovia que liga Poço Verde a Tobias Barreto, mas não há perspectiva para a SE-316 e o escoamento da grande safra de grãos este ano será marcado por vários acidentes. Enquanto isso, Jackson Barreto sonha com uma cadeira no senado.

Memórias de um Sargento de Milícias

Cheio de Arte: Memórias de um Sargento de Milícias: Dê um clique aqui e assista ao vídeo produzido pelos alunos do 2º ano B do Colégio Estadual José Dantas de Souza - CEJDS - em Heliópolis - Bahia.

Drogas e ostracismo

Vídeo produzido pelos alunos do 3º ano A do Colégio Estadual José Dantas de Souza - CEJDS - em Heliópolis - Ba, sobre a questão das drogas no meio da juventude e o isolamento e ostracismo dos adolescentes, exibido na 1ª Fecultarte - Feira de Cultura, Ciência, Arte e Tecnologia.

Cheio de Arte: Clara dos Anjos

Cheio de Arte: Clara dos Anjos: Dê um clique aqui e assista ao vídeo produzido pelos alunos do 3º ano A do CEJDS, uma adaptação do romance de Lima Barreto. 

A questão do preconceito



     A reportagem acima foi produzida pelos alunos do 1º ano A do Colégio Estadual José Dantas de Souza - CEJDS - em Heliópolis - Bahia, como avaliação da disciplina LPLB, ministrada pelo professor Landisvalth Lima, exibida durante a 1ª Fecultarte - Feira de Cultura, Ciência, Arte e Teconologia do Colégio Estadual José Dantas de Souza.

Quadrilha que matava políticos foi presa

Gordo, Donga e Adagilson eram assassinos de políticos (foto: Blog do Joilson Costa)
Os políticos da Bahia, Sergipe e Pernambuco podem respirar aliviados, pelo menos por enquanto. É que uma operação realizada entre as polícias Militar e Civil da Bahia e de Sergipe desarticulou, na última sexta-feira (22) uma quadrilha responsável por diversos homicídios de políticos nos dois estados, além de Pernambuco. Com o grupo, que se escondia na cidade baiana de Pedro Alexandre, no Nordeste da Bahia, foram apreendidos um fuzil AR15, uma espingarda calibre 12 e duas pistolas.
Foram presos em flagrante, Cleciano Vieira Santos, o  'Gordo', de 34 anos, Adomarcos Silva Souza, o 'Donga', 37, e Adagilson Nunes de Jesus, 48. Segundo divulgado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), o homicida Uilson Gonçalves de Souza reagiu à abordagem, foi atingido e não resistiu aos ferimentos.
Na Bahia, o grupo é investigado pela morte do ex-prefeito do município de Pedro Alexandre, Petrônio Pereira Gomes, e da tentativa de homicídio contra o vice-prefeito Tonho de Zezinho, que teve o carro alvejado por mais de 60 tiros. Ele reconheceu os autores.
Em Sergipe, eles são suspeitos da morte do presidente da Câmara de Carira, Jailton Martins de Carvalho, conhecido como Jailton do Preá e do assassinato do ex-vereador Claudeir dos Santos, conhecido como Pinho de Santa Rosa, morto em março deste ano, na cidade de Poço Redondo.
Em solo pernambucano eles são suspeitos de praticarem homicídios e tentativas também contra políticos. Pela Bahia atuaram na operação militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste e policiais civis do Departamento de Polícia do Interior (Depin).

(Por SSP-Bahia e Blog do Joilson Costa)