Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

CEPJO vai à Câmara de olho no ensino integral

Câmara Municipal abraça causa do ensino integral no CEPJO (foto: Landisvalth Lima)
Já foi batido o martelo: o Colégio Estadual João de Oliveira – CEPJO – única escola de Ensino Médio da cidade de Poço Verde – Sergipe, terá Ensino Médio Integral em 2019. O problema, ou melhor, os problemas são inúmeros para que se possa de fato implementar esta nova modalidade de ensino. O CEPJO tem problemas elétricos, estruturais, hidráulicos e, além de tudo isso, não tem espaço para abrigar mil alunos das 8 às 17 horas. Falta-lhe uma quadra esportiva, um auditório, refeitório e área de convivência adequada. Para tentar solucionar este emaranhado de problemas, a direção, liderada pelo professor Oneas Bispo Sales, e seus coordenadores estão indo a busca de soluções. Fundamental ajuda também está sendo articulada por professores e pelo grêmio estudantil.
Nesta quinta-feira (09) o CEPJO recebeu substancial ajuda da Câmara de Vereadores de Poço Verde que, por iniciativa do seu presidente, vereador Alexandre Dias (PSDC), teve uma indicação para cessão de parte da Travessa 3 de maio e da Praça Pio XII, onde está localizado o Barracão Cultural. A sessão da Câmara foi iniciada com a fala dos professores Oneas Sales, Lourinaldo Lisboa e Vilmário. Os três mostraram a realidade do CEPJO, suas necessidades urgentes e pediram ajuda aos edis. Estavam presentes, além de Alexandre Dias, os vereadores Edson Didiu (PSB), Damares (PMN), Gilson Rosário (PMN), Jaci (PSC), Délia (PP), Léo de Fonsinho (PC do B), Raimundo da Kombi (PSB), Pedro Rodrigues (PDT) e Rivan Francisco (PROS). O único vereador a não comparecer foi João Ramalho (DEM).
Alunos e professores marcaram presença (foto: Landisvalth Lima)
E se depender dos vereadores, todos os problemas estarão resolvidos logo. A vereadora Délia parabenizou os professores pela luta e se colocou disponível para ajudar no que fosse necessário. O edil Pedro Rodrigues propôs uma frente parlamentar para, junto com o prefeito Iggor Oliveira, resolver todo o impasse. O presidente Alexandre Dias explicou que, após a reunião com os vereadores, os professores irão ao prefeito solicitar o envio de um projeto de cessão do espaço para ampliação da escola. O vereador Edson Didiu se solidarizou com a luta pela implantação do Ensino Médio Integral, disse que sempre batalhou pelo CEPJO e que os professores e alunos não deveriam desistir da luta. O vereador Gilson Rosário se colocou à disposição e disse que não era a primeira vez e já vinha lutando para a efetivação do espaço para ampliação do CEPJO. Falou também que o prefeito Iggor Oliveira tem interesse na doação e que bastava o Estado de Sergipe fazer a sua parte. Léo de Fonsinho também apoiou a luta dos professores do CEPJO e sugeriu que o Barracão Cultural fosse incorporado à escola para funcionar como auditório. O vereador Rivan Francisco fez um histórico do CEPJO e foi favorável à incorporação do Barracão Cultural ao CEPJO, desde que o Estado faço o dever de casa.
Não precisa dizer que os professores e alunos presentes ao evento ficaram satisfeitos com a recepção positiva dos legisladores poçoverdenses. Longe de ser a solução do problema, o apoio dos vereadores tira inúmeras e quase irremovíveis pedras do caminho. Agora a bola está no controle do prefeito Iggor Oliveira, do secretário de estado da educação, Jorge Carvalho, e do governador Jackson Barreto. A chegada do ensino médio integral não será a solução definitiva para a melhoria da nossa educação, mas é uma iniciativa que trará novas perspectivas para o ensino médio.
Prestando contas

A Câmara Municipal de Poço Verde tem uma lei interessante, e que deferia ser copiada por outras casas legislativas. Trata-se da Lei 623/2012. Ela obriga que os secretários municipais prestem contas ao legislativo a cada seis meses. Após o tempo dedicado ao CEPJO, quem ocupou o centro do gramado legislativo foi a secretária municipal de assuntos políticos e institucionais. Pela segunda vez, Adriana Sousa presta contas aos vereadores. Antes da apresentação, o vereador Gilson Rosário, percebendo a presença do Landisvalth Blog, chamou nossa atenção para a utilidade da Lei. É claro que ela só funciona com secretários eficientes. Aqueles que são colocados no cargo por puro empreguismo ou politicagem tendem a sofrer. Mas Adriana Sousa se saiu muito bem. Cumpriu seu papel, apesar de ser uma secretaria pequena e quase sem orçamento. Os vereadores gostaram do que ela apresentou.
Avenida São José
Uma boa notícia para os moradores e transeuntes da avenida São José. Aquelas lagoas e crateras já foram devidamente tapadas. O trabalho da Prefeitura Municipal de Poço Verde foi concluído nesta quinta-feira (09). Um alívio para todos. Agora é aguardar que o processo de tapa buracos da rodovia Poço Verde a Simão Dias seja finalizado. O trabalho está lento porque há buracos em demasia. No meio de tantas notícias ruins, fatos como estes são lenitivos.