Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

TCE fará evento no CEJDS

TCE quer alunos praticando cidadania (foto: divulgação)
     O Tribunal de Contas do Estado da Bahia – TCE – está desenvolvendo o programa Ouvidoria vai à Escola, um trabalho que visa estimular o controle social, fortalecer o exercício da cidadania, além de promover o envolvimento e a aproximação do TCE/BA com o cidadão. A boa notícia é que o Colégio Estadual José Dantas de Souza – CEJDS- foi selecionado para receber o programa. A informação foi prestada por telefone pelo ouvidor adjunto, Paulo Figueiredo. O evento será nesta quinta-feira, 10:30 da manhã. A palestra será para os alunos, professores e funcionários do CEJDS, transmitindo a mensagem de que educação é um direito de todos e um dever do Estado garantir este direito.
Além de reforçar que a participação da família no cotidiano escolar faz toda a diferença, no evento o ouvidor do TCE/BA mostrará ainda como os estudantes podem ter acesso à Ouvidoria, ressaltando a importância dos canais de comunicação com a sociedade. Também levará ao conhecimento da comunidade estudantil a missão institucional, além de apresentar produtos de comunicação como a “Versão Cidadã do Relatório e Parecer Prévio do TCE/BA sobre as Contas do Chefe do Poder Executivo da Bahia”, o vídeo institucional “O TCE mais perto de você”, a cartilha “Heróis da Cidadania conhecem o TCE/BA”, o folder da Ouvidoria "O TCE/BA quer ouvir você" e a revista em quadrinhos “Você no Controle”.
A ideia básica é que os alunos a assumam o papel de auditores sociais. Figueiredo disse que quando os alunos aprendem que é possível contribuir com a melhoria do ambiente escolar, é possível verificar o aumento da motivação para os estudos, o envolvimento de pais com os projetos pedagógicos, a fiscalização de recursos destinados a programas. Ele orientará os alunos a formarem comissões responsáveis por elencar os problemas, documentar e sinalizar as irregularidades. “Queremos que os alunos participem ativamente da administração pública. Cuidem do patrimônio público, se organizem e cobrem dos seus representantes”, disse. 
O ouvidor também deixou claro que “todos podem ajudar na fiscalização da aplicação dos recursos públicos. As pessoas são os principais atores no exercício da participação popular na administração pública”. Paulo Figueiredo dará exemplos práticos de como identificar desvio ou indícios de irregularidades. Ele orienta o cidadão a acompanhar a evolução da obra. “Acompanhar a evolução da obra; fotografar o terreno antes do início; observar o número de operários e se existe uma placa. Armazenar todas essas informações. Não precisa ser engenheiro para perceber a irregularidade”, explicou. Paulo espera que todos os alunos participem do encontro no CEJDS, nesta quinta-feira, 26, às 10:30 da manhã.