Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

A maratona cultural do II ECCA

O espetáculo Do tango ao Bolero de Ravel foi um dos destaques do II ECCA
(foto: Landisvalth Lima)
Foi um dia quase inteiro de produções em vídeos, peças teatrais, danças, recitais. O Encontro de Comunicação, Cultura e Arte, promovido pelo professor Landisvalth Lima, como avaliação da III unidade de Língua Portuguesa, está no seu segundo ano e parece que não vai parar por aí. Apesar do espaço ainda acanhado para exibição de espetáculos deste porte, o Colégio Estadual Professor João de Oliveira se mobilizou para não faltar apoio ao evento e o sucesso se repetiu. Há produções dignas de nota dez, o que revela a capacidade e inteligência da juventude estudantil do município de Poço Verde.
O II ECCA começou por volta das 13 horas da última quarta-feira (25). A parte da tarde ficou reservada para as produções em vídeo, que serão exibidas ao longo da semana no Landisvalth Blog e no portal Cheio de Arte. A adaptação do romance de Graça Aranha, Canaã, virou filme elaborado pelos alunos dos 3ºs E e F. Também foi exibido um vídeo-reportagem sobre os índices de criminalidade, da lavra dos alunos do 3º D. Outros alunos da mesma turma também produziram um vídeo-reportagem sobre as opções e perspectivas para os jovens de Poço Verde. O 3º ano E tentou mostrar o porquê de os filhos de Poço Verde deixarem o município em busca de uma nova vida. Para completar a tarde, foram exibidos dois vídeos produzidos pelos alunos do Colégio Estadual José Dantas de Souza – CEJDS – da cidade de Heliópolis-Ba. O primeiro é um filme baseado em romance de Bernardo Guimarães – O Seminarista – e o segundo é uma reportagem produzida pelos alunos do 3º ano A, Drogas e Ostracismo.
Mas, de fato, foi pela noite que o evento literalmente ficou engarrafado. Foram dois recitais, um sobre Mário de Andrade e outro reunindo poemas sobre Amor & Traição – 3º D - todos da literatura brasileira; um espetáculo de dança, Do tango ao Bolero de Ravel- do 3º C; um recital dançante do 1º K – O ser mulher; e mais cinco peças teatrais: Clara dos Anjos – 3º D, A Cartomante – 1º J, A paixão segundo GH, 3º F, O Santo Inquérito – 3º E, e Amar verbo intransitivo, do 3º C. Embora começasse pouco depois das 19 horas, o evento só terminou depois da meia noite.
O professor Landisvalth Lima não quer ainda fazer juízo de valor porque se trata de uma avaliação e, portanto, precisa ser o mais justo possível. Entretanto, destaca a adesão do público aos espetáculos dançantes e aos recitais. Sem se queixar de quase nada, o professor tem um trunfo nas mãos. “Os alunos do 1º ano noturno, o J e o K, servem de amostra para aqueles que pensam que eles são coitadinhos, sempre tratados como alunos de 2ª classe. A Cartomante e O ser mulher foram produções primorosas. Eles são capazes sim!”, resumiu o professor. Além disso, ele afirmou que Clarice Lispector virou uma escritora super fácil, após a adaptação feita pelas alunas do 3º F. “Elas se saíram tão bem que ronda o medo de começarem a comer baratas para a cura de certos traumas.”, brinca o professor.
O II ECCA contou com a apoio da direção do CEPJO, colaboração precisa dos coordenadores pedagógicos, professores, do pessoal de apoio e da portaria. O evento teve a participação da PH Produções & Eventos, da cidade de Tobias Barreto, que fez toda iluminação e sonorização, despesas rateadas entre os alunos. O professor Landisvalth Lima agradeceu ainda aos colaboradores anônimos e aos pais dos alunos que se envolveram na produção dos espetáculos. O professor insiste em dizer que o objetivo principal é fazer com que os alunos encarem os textos clássicos como algo fácil, acessível e descomplicado. Tudo isso em nome da boa aprendizagem.

Para ver mais fotos do II ECCA, dê um clique AQUI