Exclusivo!

Bom Jesus da Lapa - Cidades do Velho Chico 17

Já são 18 os mortos do naufrágio em Mar Grande

Um menino foi resgatado com vida, mas não resistiu (foto: Xando Pereira/ A Tarde)
Uma tragédia assombrou todos os baianos nesta quinta-feira (24). Uma lancha denominada Cavalo Marinho I naufragou na Bahia de Todos os Santos. A embarcação transportava 120 passageiros quando saiu de Mar Grande por volta das seis e meia da manhã com destino a Salvador. Até o momento, o número de mortos chega a 18, embora bem mais cedo tenha sido divulgado quantia superior. Logo após o naufrágio, 26 pessoas foram resgatadas, sendo que cinco delas foram encontradas sem vida.  A tragédia seria bem maior se a lancha tivesse com sua capacidade máxima de 170 passageiros. Segundo informações do Comando do 2º Distrito Naval, além das equipes de busca enviadas para o local, alguns moradores e pescadores, que estavam nas proximidades, conseguiram usar barcos menores para socorrer algumas pessoas.
Várias vítimas foram atendidas em Mar Grande por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e por socorristas voluntários. O Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) e a Capitania dos Portos pouco depois já estavam no local. Ainda segundo o Comando do 2º Distrito Naval, a embarcação teria tentado ajudar um barco que estaria encalhado e ocasionado, possivelmente, o acidente. Passageiros indicam também que chovia muito e as pessoas ficaram quase todas em um só lado da embarcação, facilitando a virada. Mas ainda não se sabe as causas do acidente que provocou o naufrágio. O diretor-executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Eduardo Pessoa, garante que a embarcação estava dentro das condições permitidas para realizar a travessia. "O barco é vistoriado pela Marinha, a documentação está em dia. Todas as oito lanchas que aqui operam estão com a documentação em dia", afirmou.   
No portal Bahia Notícias, uma postagem dizia que a tragédia já havia sido anunciada, de acordo com o filho de uma das sobreviventes do acidente. Edcarlos Reis Ramos Souza disse que, sua mãe, Meire Reis Ramos Souza, gravou um vídeo nesta quarta (23) em que mostra a mesma embarcação quase virando. Segundo ele, sua mãe mora em Barra do Gil e realiza a travessia diariamente. Apesar do susto causado pelo acidente hoje, a vítima foi socorrida para o Hospital Geral do Estado (HGE) e passa bem.  
Equipes de Valença, Feira de Santana, Salvador e Santo Antônio de Jesus foram recrutadas para colaborar no resgate às vítimas do naufrágio da lancha Cavalo Marinho I. Uma criança com 1 ano de vida foi resgatada, mas veio a falecer após atendimento. Os corpos foram transportados nos rabecões que fizeram a travessia via ferry-boat. A estratégia é levar os corpos já resgatados para Salvador, a fim de deixar as unidades de atendimento do interior mais disponíveis para receber os sobreviventes e corpos que venham a ser encontrados posteriormente. A empresa já liberou o ferry-boat e as equipes de busca só sairão do local quando sair de lá o último corpo necropsiado. A expectativa do DPT é identificar todos os corpos por necropapiloscopia, procedimento feito através das impressões digitais. 
Um bebê de seis meses está também entre as vítimas fatais do acidente. A informação foi confirmada pela mãe do menino, que estava na região do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Salvador. Jane da Cruz, tia do bebê, disse ao portal Bahia Notícias que também estava no local e que o menino estava na embarcação com a mãe, a avó e uma menina de dois anos. "É doloroso demais. Muito doloroso. Não só pra mim, mas para muitas mães", declarou Jane à imprensa. Até o momento, nas 18 mortes confirmadas pela Marinha estão duas crianças de dois e três anos. Na Ilha de Itaparica, há vítimas sendo levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Mar Grande e também ao Hospital Municipal de Itaparica. As que estão sendo atendidas em Salvador são encaminhadas ao Hospital Geral do Estado e ao Hospital do Subúrbio.