Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

IV – Poucas e boas

Povo compareceu ao povoado Viuveira (foto:Vitor Marrocos/Facebook)
Nova impugnação
A coligação Pra Heliópolis continuar a sorrir entrou com impugnação contra a candidatura a vice-prefeito de Adilson Oliveira Andrade, o Adilson de Aroaldo. O motivo foi o não atendimento da convocação para o retorno ao emprego público que tem na Prefeitura Municipal. Também Adilson não justificou o porquê de não ter reassumido. É mais um problema para que a conturbada chapa do 65 resolva e possa estar completa antes da eleição. Do ponto de vista de impedir a candidatura, entretanto, há controvérsias. O registro de impugnação já está no blog do Joilson Costa.
Velhas pragas
Ainda estamos longe do processo democrático de fato. São ainda infindáveis o número de eleitores que ficam “indecisos” durante o processo eleitoral. A indecisão é sempre uma dívida a ser paga, contas de luz ou de água, consertos de motos, a tv que pifou, a passagem para São Paulo, o emprego que precisa etc, etc, etc. Esperteza, ambição e miséria atormentam candidatos, afundam novas ideias, cancelam candidaturas e fazem os novos candidatos malharem em ferro frio. Labuta maior é para os que querem continuar na luta republicana. O terreno, pois, ainda continua fértil para candidatos corruptos, oportunistas e populistas. Aqueles que dão um pouco hoje para tirarem fortunas amanhã dos cofres públicos.
Ina Valéria e Lourinaldo
Dois candidatos lutam por um espaço nas suas respectivas coligações. Ambos são professores do Colégio Professor João de Oliveira – CEPJO. Os dois precisam de uma mãozinha da sorte. Ina Valéria precisa, além de muitos votos, de um desempenho superior de sua coligação, que tem como candidato a prefeito Iggor Oliveira. Seus seguidores indicam que a coligação dela fará cerca de sete cadeiras na câmara de Poço Verde. Se estas previsões forem corretas, Ina deve chegar lá. Além disso, a candidata conta com o desejo de mudança de perfil do eleitor, o que não é muito comum nesta política assistencialista de Poço Verde. Já Lourinaldo, que parece andar bem na caminhada liderada por Luís Américo, do PRB, precisa que os seus colegas de chapa tenham desempenho também muito bom. O quociente eleitoral para eleger um vereador em Poço Verde deve ficar entre 1350 a 1400 votos.
Pichações do 65
A coligação Pra Heliópolis continuar a sorrir entrou com representação contra pichações do PCdoB em muros por todo o município. Não, não foram feitas pela coligação A mudança se faz com todas as forças. São pichações e pinturas da eleição passada, mas que têm o mesmo número do atual candidato Mendonça. O Juiz Eleitoral deu 48 horas para a retirada da propaganda irregular.
Dois candidatos a vice
A assessoria jurídica do candidato da coligação liderada pelo PCdoB terá muito que explicar. Se uma decisão tomada por um juiz de 1ª Instância pode ser recorrida, um candidato impugnado nesta situação não tem que renunciar para poder ser substituído? Pois bem, Aroaldo Barbosa ainda não renunciou. Como Adilson será candidato? Há espaço para dois vices? Tem coisas que só o PCdoB de Heliópolis sabe fazer.
Pesquisas
Há muitas pesquisas nestas eleições, mas ninguém se atreve a registrar para que possamos aqui divulgar. Tivemos acesso a algumas que indicam muita disputa. Há municípios que estão na base do empate técnico e no empate numérico, mas dois municípios chamam atenção. Nestes, há candidatos que ultrapassam 60 por cento da preferência do eleitorado. Os jornalistas estão apostando em um dos dois como o campeão de votos do Semiárido Nordeste II. Em ambos os casos, as respectivas coligações para vereador devem fazer muito mais que 60% das vagas do Legislativo.
A propaganda continua
Eleitores questionam o motivo de ainda continuarem a divulgação das propagandas da coligação liderada pelo PCdoB em Heliópolis com o nome do ex-prefeito Aroaldo Barbosa. Embora os carros de som já falam em Adilson de Aroaldo, até o programa eleitoral continua com Aroaldo Barbosa pedindo voto e prometendo assistência médica 24 horas no município. Do ponto de vista legal, Aroaldo Barbosa ainda é vice. Ele ainda não renunciou ou não comunicou seu afastamento da disputa eleitoral. É mais um pepino para o PCdoB digerir.
Viuveira e panfletagem
A coligação do prefeito Ildinho fez na sexta-feira (16) mais um encontro. Desta vez foi no povoado Viuveira. Mais uma vez o povo compareceu em massa. Tudo começou com uma concentração no povoado Serra dos Correias. Após os discursos, houve uma carreata no retorno a Heliópolis. A coligação do candidato Mendonça fez neste sábado (17), pela manhã, uma panfletagem com mulheres com concentração no Comitê Central. Também saíram pelas ruas da cidade fazendo muito barulho.
Concursados X Lula
Quando a coisa não está boa tende a piorar. Luís Inácio Lula da Silva já foi bom de gogó. Hoje, passa longe de uma boa lorota. Chegou a comparar um político, mesmo corrupto, com o servidor concursado. Bastou isso para deixar milhares injuriados. Os repúdios na Internet chegaram aos milhões, mas até agora não houve um pedido de desculpa formal. Além de morrer pelo bolso, pode morrer pela boca. Vamos ver os professores concursados, seus defensores, o que dirão. O melhor que fazem é ficar em silêncio!