Exclusivo!

2º dia da 1ª Fecultarte teve dança, vídeo e teatro

A 2ª noite da 1ª Fecultarte foi dominada pela dança e pelo teatro (foto: Landisvalth Lima) O Colégio Estadual José Dantas de Souza – C...

Novidade

sábado, 9 de abril de 2016

Abreu e Lima: a refinaria mais cara do mundo

A refinaria mais cara do mundo: Abreu e Lima
       Como vivemos num país de curta memória, cabe aqui informar um dado que está passando sorrateiramente, encoberto pela luta do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Lá no governo Lula, a Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca – Pernambuco - foi iniciada como obra binacional. Brasil e Venezuela financiariam o empreendimento. Conta acertada: 2,5 bilhões de dólares para serem divididos entre os parceiros.  Era o ano de 2005. Hugo Chaves nunca colocou um centavo. Caiu fora do acordo. Mais de dez anos depois, após muitas paralisações e recomeços, o investimento deve ser reiniciado, e só Deus sabe quando será concluído, com a bagatela de 20 bilhões de dólares. No ano passado, a Petrobras tentou relicitar a obra da unidade SNOX, mas suspendeu o processo em julho por conta dos preços ofertados pelas empreiteiras e pela falta de concorrentes. Depois das denúncias da Lava Jato e dos levantamentos indicando superfaturamento, a fiscalização sobre os novos contratos deverá aumentar. 
      Na China, uma refinaria que já está pronta e produzirá o dobro da de Abreu e Lima, foi concluída com menos de 7 bilhões de dólares. Talvez esteja aí a nossa desgraça: corrupção virou coisa comum, cotidiânica. Desviar bilhões parece atividade aceitável. Pior é ainda encontrar pessoas que defendam isso afirmando que no passado também isso era algo corriqueiro. Será que Letícia Sabatella e Wagner Moura sabem disso?