Exclusivo!

Lena morreu!

Povoado Farmácia também terá sua praça

Praça do povoado Farmácia tem obras iniciadas
Atendendo a um pedido feito pela vereadora Ana Dalva, o prefeito Ildinho vai construir a Praça do Povoado Farmácia. O pedido da construção do logradouro foi feito ainda na gestão anterior, mas nada foi feito. Agora, Ildinho, que já conhecia bem toda a história, autorizou o início das obras na semana passada. Os recursos são do próprio município. A Praça leva o nome de Vicência de João Maia, projeto também da vereadora Ana Dalva, que tentou resgatar a memória dos fundadores do povoado onde nasceu.
Os moradores receberam bem a obra porque agora todos terão um local como uma das opções de lazer. A praça fica localizada em frente à Igreja do Povoado. Para o projeto ser realizado, foi preciso remover o cruzeiro, que ficará ao lado da igreja, e desativar um chafariz. Além da construção da praça, o acesso à rua João Pequeno será pavimentado e o muro localizado no fundo do logradouro será rebocado. Ao todo haverá três canteiros grandes e um pequeno. Num deles ficará o cruzeiro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que leva o nome da padroeira do lugar. Segundo os encarregados da obra, se o cronograma for positivo, a praça Vicência de João Maia será inaugurada no final do mês de abril.
Calçamento
Calçamento na Farmácia já concluído
E não é só a praça que o povoado Farmácia terá da administração de Ildefonso Andrade Fonseca. O calçamento da rua que dá acesso ao povoado Serra dos Correias finalmente foi concluído. A artéria tinha apenas um trecho pequeno calçado e irritava os moradores que queriam sua conclusão. Há anos que a rua foi apenas iniciada e só agora o prefeito Ildinho, com recursos do município, resolveu fazer a obra. A lama e a poeira foram mandadas para mais longe.
Início do ano legislativo
A Câmara municipal de Heliópolis iniciou o seu ano legislativo, o último desta atual formação. Nada de escandaloso. Tudo começou até bem calmo. Só duas discussões que chamaram atenção. A primeira é a colocação do nome da ex-vice-prefeita, Dona Vanda ou Evanilde Ribeiro de Souza Fontes, no Plenário ou no prédio da casa legislativa. A segunda é a proposta do vereador Ronaldo Santana de mudar as sessões para a segunda-feira à noite, como era anteriormente. O problema é que a Câmara parece imobilizada. Tem que parar de propor as coisas no falatório. É hora de fazer!
A favorita de Antônio Coca
Recebi o livro de poesia de cordel A Favorita e sua história. Tive o privilégio do ouvir na voz inconfundível do seu autor, o poeta de Cedro de São João, em Sergipe, Antônio Pedro Caldas, o Tonho Coca. O livro é a narrativa em versos redondilhos, compostos em sextilhas de rimas AABCCB, de uma burra prestativa na época dos grandes comboieiros. Antônio Coca foi comboieiro (tropeiro) e sustentou sua família cortando caminhos com jumentos e burros. Morou em Heliópolis quase duas décadas e é pai de Calango, da antiga EBDA, e da chefe do cartório de Heliópolis, Socorro Caldas. Toda família carrega a poesia no sangue e foi Antônio Coca quem começou toda esta história. Hoje ele está morando em Cedro de São João, sua cidade natal. A Favorita e sua história é mais um dos seus extraordinários livros que frequentam a minha pequena biblioteca, honrada em recebê-lo. Quem quiser saber mais da história deste poeta, assista ao documentário abaixo, produzido por este blogueiro, com música de Helvécio Santana, o Vecinho.
As jornadas pedagógicas
A jornada pedagógica do município de Heliópolis tem início nesta quarta-feira (17), às 19 horas, com a palestra motivacional de Hamilton Werneck. Na quinta-feira (18) haverá as oficinas por área de conhecimento e, na sexta-feira (19), serão apresentados os resultados do 2º ano do PAMEH – Planos, Ações e Metas da Educação de Heliópolis. O tema de estudo deste ano é Escola e Sustentabilidade – práticas que educam. O secretário de educação, esporte, cultura e lazer do município, prof. José Quelton, e o prefeito Ildefonso Andrade Fonseca – o Ildinho – fazem questão de convidar toda comunidade escolar e o público em geral para o evento, que ocorrerá na Creche Municipal Maria Lícia Andrade, na rua Mangabeira. Já a jornada do Colégio Estadual José Dantas de Souza – CEJDS – será iniciada dia 23 deste mês, indo até dia 25. A diretora do CEJDS, Rivanda Nascimento, ainda não tem a programação pronta, mas avisa que será uma jornada diferente. As aulas serão iniciadas dia 29 de fevereiro.