Exclusivo!

Lena morreu!

Heliópolis realiza sua Jornada Pedagógica

Professor Hamilton Werneck tratou da sustentabilidade
É verdade que através da educação podemos realizar nossas metas e sonhos, considerados impossíveis para alguns. Pensando nisso, a Secretaria Educação, Esporte, Cultura e Lazer e a Prefeitura Municipal de Heliópolis realizaram mais uma jornada pedagógica, que abre o ano letivo e antecede o início das aulas na rede municipal. O evento teve início na quarta-feira (17) às 19hrs, na creche Maria Licia de Andrade, com o tema Escola e Sustentabilidade – práticas que educam. A animação ficou por conta da apresentação da dupla Adla e Eugênio que animaram o evento até as 20hrs.
Depois ocorreu a convocação das autoridades com a presença do professor José Quelton de Almeida, secretário de educação – Carlos Aberto Fonseca – secretário de administração e finanças, Ana Dalva Batista Reis – secretária de saúde, vereadores José Emídio Tavares (Zé Sertão) e Ronaldo Santana, o presidente do Sindheli - Gilvandio Alves, diretores, professores e diversas outras autoridades. A abertura do evento foi feita pelo secretário de assistência social Renan. Em seguida, o professor José Quelton declarou iniciados os trabalhos. Após pronunciamento do secretário de educação, falou Beto Fonseca, que inclusive justificou a ausência do prefeito. A nutricionista Claudiana Duarte e o PM Sergio Lage falaram respectivamente sobre os riscos da alimentação e as drogas. Também usou a palavra a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Andrade.
O prefeito Ildinho prestigiou o evento na sexta-feira
Após a lanche, e mais uma intervenção de Adla e Eugênio, foi a vez do professor Hamilton Werneck, o palestrante principal da noite. O professor começou descontraído e falando de mitos enraizados em nossa cultura. Em seguida passou a falar de práticas de ensino que podem ajudar a melhorar a relação professor e aluno, sempre tendo como pano de fundo a questão da sustentabilidade. Muito aplaudido, Hamilton Werneck finalizou com um vídeo motivacional. O público acompanhou todo o conteúdo do evento atentamente até mesmo depois das 23 horas, quando então os trabalhos foram encerrados naquele dia.
Na manhã do dia seguinte, era para ter começando tudo às 7:30, como chamou a atenção o professor José Quelton na noite anterior, para que se pudesse fazer a entrega dos kits, mas houve um atraso do público e só foram distribuídos às 8:30. Somente as 9:30 foram abertas as oficinas por área de conhecimento. Os palestrantes tiveram que acelerar para recuperar o tempo perdido. Os eventos do dia só foram  encerrados por volta das 17 horas.  

Os professores marcaram presença
Na sexta-feira (19), o prefeito de Heliópolis, Ildefonso Andrade Fonseca, o Ildinho, prestigiou o evento. Após formação da mesa, a vice-presidente da Undine e secretária de educação e cultura do município de Una, no sul da Bahia, Leninha Vilanova fez uma palestra sobre a questão da base comum da grade curricular nacional. Foram duas horas de orientações sobre como participar da discussão e como contribuir para a melhoria da educação. Após um breve intervalo, os professores Landisvalth Lima e Eraldo Neves apresentaram os resultados obtidos pelas turmas nas provas do PAMEH, nos anos de 2014 e 2015. A apresentação serviu para registrar uma considerável melhora nas médias das áreas de linguagens, matemática e ciências. (Ana Lúcia)
Para ver todas as fotos da jornada, dê um clique AQUI.