Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Escola Waldir Pires lança “Show de Talentos”

A direção da Escola Waldir Pires lançou na última sexta-feira (20), dia da Consciência Negra, a 1ª edição do evento cultural e esportivo “Show de Talentos”, com participação efetiva dos professores da instituição e dos alunos. O tema principal deste ano inicial é “Faça arte com consciência”. O objetivo, segundo o diretor da escola, professor Marizan Fonseca, é despertar no jovem o gosto pelo bom gosto, pela arte e pelo esporte sem atitudes alimentadas de preconceitos de toda a espécie. Ao lado do palco, um cartaz exibia uma mensagem que parece ter sido base inspiradora de toda realização do encontro cultural e esportivo: “Todo leite é branco / Todo sangue é vermelho / Toda raça é humana”. No mesmo cartaz, uma belíssima mulher negra amamentava um bebê branco.
A apresentação do “Show de Talentos” ficou a cargo do professor Igor Leonardo e os eventos de sons ficaram sob os comandos do professor Silvano e do cantor Pequeno, além de tantos outro que contribuíram para o sucesso da empreitada. Logo cedo, pela manhã, os destaques ficaram a cargo das atividades esportivas. Pela tarde, os alunos apresentaram trabalhos esportivos e culturais sobre o tema. O encerramento ocorreu pela noite. Por volta das 20 horas, iniciaram-se as apresentações de artista locais e regionais. Silvano Pereira, Thais, Pequeno, Jéferson, Amanda Ávila e Pétala Tâmisa, Wesley e Edson Lins, grupo Alto da Colina, Juventude do Forró, Gilberto Alves e Naum e banda Matos House.
Para ver fotos do evento, dê um clique AQUI.
Para assistir ao vídeo do show Amanda Ávila e Pétala Tâmisa dê um clique AQUI.
Para assistir a uma performance do grupo Alto da Colina, de Poço Verde, dê um clique AQUI e AQUI.
Para ver Gilberto Alves cantando Sala de reboco, dê um clique AQUI.
Para ver uma performance de Naum Merci e banda Matos House, dê um clique AQUI.

Os negócios obscuros da família Lula

Noite cultural concorrida encerra II JECC do CEPJO

Não poderia ser diferente o encerramento da II JECC – Jornada Esportiva, Científica e Cultural – do Colégio Estadual Professor João de Oliveira – CEPJO – em Poço Verde, Sergipe. Muita animação e participação efetiva da direção, professores, funcionários, alunos e centenas de pessoas. Tudo começa com a participação já obrigatória do grupo Musical Cordas & Sons, liderado pelo professor Josafá. O professor Adilson Nobre anunciava as atrações, a professora Iranilde e o professor Lourinaldo Lisboa entregavam as medalhas aos vencedores das modalidades esportivas, enquanto os alunos preenchiam o palco com paródias, sofrências, recital de poesia e até declaração de amor à Matemática. Também a vida de Albert Einstein foi toda revelada.  O tema de fundo foi sempre Energia, a Alma do Universo. O professor Giseldo ainda teve energia para cantar e o professor Jorge Leal apresentou os vídeos clips finalistas do concurso da disciplina de Língua Inglesa. A professora Jobeane, mesmo com labirintite, não resistiu ao Cordas & Sons e dançou. Enquanto isso, a diretora Ina Valéria sorria e vibrava com tudo, apesar de todo o cansaço. No fim, todos respiraram aliviados e felizes. O CEPJO brilhou mais uma vez. Para ver fotos do encerramento da II JECC, dê um clique aqui.

II JECC: Mostra de Ciências do CEPJO é atração

       A II JECC - Jornada Esportiva, Científica e Cultural do Colégio Estadual Professor João de Oliveira - CEPJO - teve sequência nesta quarta-feira (18) com a Mostra de Ciências. A escola foi tomada por visitantes que em cada stande montado pelas diversas turmas se inteiravam de curiosidades sobre o tema principal: Energia, a Alma do Universo. A parte final será nesta quinta-feira (19), dedicada às apresentações culturais. Para ver as fotos da Feira de Ciências dê um clique aqui.

Marcos José, professor de Fátima, ganha prêmio por projeto ‘Na trilha d’os Sertões’

Professor Marcos José na trilha de Os Sertões
O prêmio foi conquistado no 5º ELLUNEB – Encontro de Leitura e Literatura da Universidade do Estado da Bahia
Durante 05(cinco) dias, de 09 a 12 de novembro último a UNEB organizou o 5º ELLUNEB – Encontro de Leitura e Literatura da Universidade do Estado da Bahia, promovendo Debates, Exposições Orais e Visuais, Mesas Redondas, Conferencias e Relatos de Experiências sempre tendo como foco a Leitura e a Literatura, com destaque para a literatura juvenil, marginal, os gabinetes de leitura e a literatura digital e nas redes sociais.
Representando a região nordeste da Bahia e a escola pública estadual, esteve no evento o professor Marcos José de Souza, residente e trabalhando em Fátima-Ba, contribuindo para os debates e apresentando o seu projeto de leitura ‘NA TRILHA D’OS SERTÕES-NTS’, o qual tem no seu maior objetivo a leitura do livro Os sertões, de Euclides da Cunha.
Para o professor ‘a existência desse curso deve-se a dois motivos: o primeiro é da própria leitura em si, isto é, o exercício e o desenvolvimento do hábito da leitura com um livro considerado a Bíblia da nacionalidade brasileira, tendo ocorrido na região, constituindo na segunda motivação’, disse.
O professor Marcos denomina o projeto de curso e cada vez que é realizado, ele denomina de edição. Eis uma breve exposição do projeto NTS: em 08(oito) encontros, o livro Os Sertões é exposto nas suas minúcias, isto é, o professor Marcos faz, de modo didático, a divisão do texto em partes para cada encontro, mantendo a mesma do autor somente A Terra e O Homem e A Luta, em face do tamanho dela, organiza uma subdivisão em 06(seis) partes, totalizando a quantidade idêntica aquela dos encontros.
Além da leitura do livro também o curso a exibição de 08(oito) filmes de curta, média e longa-metragem, desde clássicos da filmografia nacional, como Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, de ficção, até alguns ilustres desconhecidos, mas nem por isso, desimportantes, como José Calasans, o tradutor dos sertões, de Carlos Pronzato, documentário. Esses filmes são apresentados concomitantemente aos debates ou isoladamente, a depender da duração de cada um deles.
O terceiro conjunto de atividades é a realização de 03(três) viagens aos locais onde passou Antônio Conselheiro: Canudos e Monte Santo. A terceira é uma visita, de uma só viagem, aos municípios de Cícero Dantas, Ribeira do Pombal, Cipó, Nova Soure, Crisópolis e Itapicuru.
Até este ano o NA TRILHA D’OS SERTÕES foi realizado 05(cinco) vezes, sendo 2 vezes como atividade escolar, nos anos de 2013 e 2014, para as turmas de 3º ano, nas disciplinas Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Redação, em face do mote proporcionado pelo conteúdo dessa série, O Pré-Modernismo no qual o livro Os Sertões está incluído. As outras 3 edições ocorreram no povoado Tabua-Fátima, para ex-alunos nossos e duas vezes no município de Cícero Dantas, a primeira edição, inclusive aconteceu ali, cuja turma era composta por radialistas e profissionais das mais variadas profissões. A outra turma cicerodantense foi composta por professoras da rede pública de ensino.
Para o ano de 2016 o curso será ofertado pela Universidade Federal de Sergipe, em parceria com o Núcleo de Pesquisa Sociedade e Educação-NPSE, grupo de pesquisa em que o professor Marcos também é membro desde 2002 e, atualmente, é seu vice coordenador.
Um dos desejos do professo Marcos José de Souza é que o curso NA TRILHA D’OS SERTÕES seja tornado obrigatório na escola de ensino médio da rede pública, parte de outro projeto maior que é o do ensino por temas, substituindo as tradicionais disciplinas escolares.

Informações do portal Ponto Critico – com Ângela Santana.

Entenda a crise da Síria em 10 minutos

O CEPJO e a energia da JECC em Poço Verde

A Deusa da energia conduz a Banda Musimarcial do CEPJO
O Colégio Estadual Professor João de Oliveira – CEPJO – da cidade de Poço Verde, colocou nesta segunda-feira o seu bloco na rua, sequenciando a II JECC – Jornada Esportiva, Cultural e Científica, iniciada no último dia 7 de novembro. Este ano, o tema escolhido foi Energia, a alma do universo. O evento é realizado todos os anos pela professora Iranilde, causa que já foi abraçada não só pelos colegas da área de Educação Física mas pela própria instituição.
A Jornada Esportiva teve início com o campeonato de Dama e Xadrez no dia 7. No dia seguinte foi a vez do Atletismo e Futvôlei, realizados na Praça da Juventude. De 9 a 13, também na mesma praça, aconteceram as partidas de Voleibol, Vôlei de areia e Futsal. Nesta segunda-feira (16), estudantes, professores, dirigentes e servidores foram mostrar nas ruas e avenidas o Desfile Temático sobre o tema. E aí a estudantada foi procurar onde encontrar energia. Da música ao esporte, da ciência à mitologia, alas e mais alas foram colorindo as ruas de Poço Verde, animadas pela Banda Musimarcial do CEPJO, pela banda do colégio estadual do povoado Triunfo, município de Simão Dias, com a participação toda especial dos alunos do grupo musical Cordas & Sons, liderados pelo Professor Josafá.
A II JECC continuará na próxima quarta-feira (18) e na quinta-feira (19) com Mostra de Ciências e Apresentações culturais nos três turnos. O objetivo maior do projeto idealizado e consolidado pela professora Iranilde é buscar uma nova postura na aquisição do conhecimento, superando a velha fórmula da fragmentação. É uma forma especial de interdisciplinaridade, associando o saber à realidade do estudante. Não é sem motivo que toda a escola estava empenhada em mostrar o seu melhor. Todos os professores, alunos, coordenadores, direção e servidores abraçaram a causa, que já nem é mais de sua criadora, mas da cidade de Poço Verde. 
Para ver fotos do desfile, dê um clique aqui.