Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

O São Pedro de Heliópolis está vivo!

                                                            Landisvalth Lima
Alvorada concorrida no São Pedro 2015 em Heliópolis
(foto: Fecebook - Heliópolis Bahia Brasil)
O primeiro dia do São Pedro de Heliópolis é uma espécie de prévia. A sexta-feira é dedicada mais aos moradores locais. Há espaço para dançar e para rever os amigos. É o dia em que eu tiro para dançar um pouco com Ana Dalva. Não assisti a todos os shows porque tive aula no sábado em Poço Verde. Ouvindo Pequeno e sua Paixão Ardente, fui colhendo algumas opiniões e a Alvorada estava na boca do povo. A favorita do Brasil, diga-se Zezinho da Ema, botou prá lá. Uma multidão animou a folia do início da manhã de sexta-feira (10) e o São Pedro continua a ser a nossa maior festa. Se tudo em Heliópolis tivesse o carma do São Pedro, seríamos disparados o melhor e maior município da região do Semiárido Nordeste II.
E posso falar de cátedra sobre o São Pedro de Heliópolis porque a ideia foi minha. Demovi Zé do Sertão, então primeiro prefeito de Heliópolis, de pensar em realizar uma micareta. Não tinha nada a ver com o nosso espírito cultural. Somos mais Luís Gonzaga que Ivete Sangalo, mais Patativa do Assaré que Mário de Andrade e mais ainda Cândido Portinari que Tarsila do Amaral. Zé do Sertão abraçou a causa e fez festas seguidas batendo recordes de público e trazendo para Heliópolis as mais importantes figuras da nossa cultural musical, inclusive o próprio Luís Gonzaga. Foram épocas inesquecíveis.
O destaque do 1º dia do São Pedro 2015
Apesar de toda aculturação, o São Pedro está vivíssimo. Ontem, sexta-feira (10), vi, ouvi e dancei Paixão Ardente. Pequeno fez o que todas as bandas deveriam fazer: tocar forrós clássicos, modernos, saudosistas, vaqueirama, sofrência e o axé. O público é múltiplo e a música também tem que ser. E vejam que não é preciso muita coisa para animar o povo: um bom intérprete e um bom teclado com tecladista esperto. Paixão Ardente arrasou. E não precisa dizer que a organização estava impecável. O som é de primeira, mas o teste final será neste sábado com o calçadão lotado. A prefeitura municipal de Heliópolis, o prefeito Ildinho, Beto Fonseca, funcionários e auxiliares estão todos agraciados com votos de parabéns por não deixarem a peteca cair. O São Pedro de Heliópolis está mais vivo do que nunca.
Estacionamento
A Avenida Helvécio Pereira de Santana está virando um caos em épocas de São Pedro. Conto como o único ato falho da organização. Não pode ser permitido estacionamento nos dois lados da avenida próximo ao arraial. Um lado já causará transtornos, imaginem os dois! Ontem, sexta-feira, um carro com pneu estourado não permitia a passagem de ônibus e caminhões. E ali é uma pista da BA-393. Vamos torcer para que o prefeito Ildinho puxe a orelha da organização e coloque ali um funcionário para não permitir o estacionamento nos dois lados. A cidade é pequena. A cem metros havia estacionamento. Vamos organizar o trânsito e precisamos contar com a consciência do motorista.
Saúde de Plantão
Bom público já no 1º dia
O vereadora licenciada Ana Dalva, secretária de saúde de Heliópolis, informou que o município está com saúde em Plantão de 24 horas para atender a Festa do Tradicional São Pedro de Heliópolis. Na sexta-feira, Dr. Rodrigo Figueiredo (Médico), Jéssica (Enfermeira) e Márcia (Técnica de Enfermagem) atenderam no Centro Médico de Heliópolis. Nada de anormal. No sábado será a vez de Dr. Rodrigo Figueiredo, Dr. Adriano Carneiro e Dr. Márcio Wesly (Médicos), Ádila, Camila e Suilane (Enfermeiras) e Márcia, Claudivania e Anacleia (Técnicas de Enfermagem). Eles dividirão os turnos diurno e noturno deste sábado (11). Para o domingo, também dividindo os turnos: Dr. Adriano Carneiro (Médico), Darciele e Naline (Enfermeiras) e Débora e Gaby (Técnicas de Enfermagem). É assim que deveria funcionar sempre.

Oposição lança 3 nomes em reunião blindada

Vereador Mendonça

Prefeito Ildinho
Os opositores ao prefeito de Heliópolis Idelfonso Fonseca – o Ildinho – fizeram reunião no último final de semana para debater os rumos que tomarão nas eleições do ano que vem. A reunião foi em local secreto, numa fazenda do empresário Celso Oliveira, próximo ao povoado Trapalha e está repleta de blindagem. Não querem que ninguém saiba o que discutem. PP, DEM, parte do PT, parte do PSB, PC do B e parte do PSD parece que ainda não acordaram para os tempos modernos e fazem tudo debaixo dos panos para ninguém saber.
Ocorre que, numa reunião com dezenas de pessoas, é impossível alguém não revelar algo. Descobrimos, por exemplo, que os vereadores Giomar Evangelista e Doriedson, ambos do PC do B, não tiveram seus nomes postos como pré-candidatos a prefeito em 2016. Também não foi colocado o nome de Valdir do Bujão e de Zélia Maranduba. Do apurado, soubemos que o ex-prefeito Aroaldo Barbosa, o vereador Mendonça (PC do B) e o vice-prefeito Gama Neves (DEM) são os nomes da oposição para tentar impedir a reeleição do prefeito Ildinho (PSC).
Quem não gostou da reunião foi o Adilson Barbosa, filho do ex-prefeito Aroaldo Barbosa. Embora tenha tido o nome do pai lançado, não foi convidado para fazer uso da palavra. Só Mendonça, Gama Neves, Giomar Evangelista e Zélia Maranduba discursaram. Informações ainda a confirmar.
Só com muita grana
Gama Neves
Quem conhece a política praticada pelas pessoas da velha guarda pardalesca sabe bem que as chances de Gama Neves ser o candidato das oposições são mínimas. Um velho pardal coberto de glória sempre diz que quando um chama o outro de amigo é porque está esperando algo. Também, quando um briga com o outro é porque há dinheiro em jogo. E aí está a chance de Gama Neves: ter muito dinheiro ou aceitar ser vice de Mendonça. Todos do PC do B falam por uma boca só: agora é a vez de Mendonça.
E o que restaria a Aroaldo?
Aroaldo Barbosa
Não é nada boa a situação da oposição. Se Gama Neves for o vice-prefeito, o que é natural, Aroaldo Barbosa será rifado. Restará apenas garantir a reeleição de Doriedson. Uma outra hipótese, não de toda improvável, é o ex-prefeito cobrir o espaço vazio deixado por Gama Neves na chapa de Ildinho, Mas Adilson seria vice de Ildinho? Sim, é possível. Mas não se descarta a possibilidade de ser o próprio Aroaldo Barbosa. Assim, a oposição ganharia um vice e perderia um ex e Ildinho trocaria um DEM por um PP.
Vice de Ildinho
Vereadora Ana Dalva
E numa probabilidade remota de a oposição se acertar, quem seria o vice de Ildinho? Há vários nomes. Zé do Sertão, Renilson Alves, Ronaldo Santana, José Clóvis, João de Deus, Raimundo Sabiá, José Quelton, Ana Dalva e outros. Uns unindo mais outros menos, mas nomes não faltam. Com a quantidade de obras feitas e por fazer, Ildinho deixa claro que vai para a reeleição com quem desejar da oposição. Difícil vai ser escolher um vice caseiro sem causar danos. Será o grande teste político do prefeito.
Política do imprevisível
Celso Oliveira
O jornalista Jorge Souza deu um diagnóstico surpreendente sobre o caminho que tomará Gama Neves em 2016. Para ele, o vice-prefeito pode até não ser candidato, mas não será vice novamente de Ildinho. Além dos descaminhos da política, Jorge Souza se esquece de que foi o próprio Gama Neves que disse em 2012 que só sairia candidato a prefeito. Vice não queria. Sua Vice seria Ana Dalva. Ele acabou fechando a chapa com Ildinho e rifou Ana Dalva. Cabe ainda citar que Ildinho não queria ser candidato a nada e virou prefeito de Heliópolis. Política é imprevisível.
Novo candidato
Ednaldo Santana
Corre aos quatro cantos do município que o empresário Celso Oliveira já tem seu candidato em 2016. Trata-se de Edinaldo Santana, gerente do Supermercado Oliveira e Fiscal de Escolas da Prefeitura Municipal de Heliópolis. Ninguém sabe se será candidato a prefeito, vice ou vereador. Falam que Celso quer um nome novo para a chapa e o de Edinaldo é o de sua inteira confiança. A conferir.
Farmácia e Tijuco
Os moradores do povoado Farmácia deixarão de sofrer com a poeira e a lama. As partes danificadas da pista que atravessa o povoado estão sendo pavimentadas com asfalto pela Prefeitura Municipal de Heliópolis. O prefeito Ildinho prometeu resolver o problema definitivamente e está fazendo. Já no Povoado Tijuco, toda a pista que passa pelo povoado está sendo também asfaltada. Quem vier para a Festa Tradicional do São Pedro neste final de semana já encontrará as duas obras finalizadas.

Dilma cai ou não cai?