Exclusivo!

Lena morreu!

Rivanda, Gilberto e Landisvalth formam chapa no CEJDS

O Governo do Estado da Bahia estará realizando nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro, a eleição para diretores e vice-diretores das escolas da rede estadual de ensino. Aqui em Heliópolis, haverá eleição no Colégio Estadual José Dantas de Souza – CEJDS, única escola da rede estadual no município. Com as novas normas baixada pela SEC, só dois professores estavam habilitados para assumir a disputa pela direção: Bruno Cardoso e Rivanda Alves. Habilitados para candidatura a vice-diretores (por terem mais de um vínculo empregatício) estavam os professores Gilberto Jacó, Allan, Marcos Emanuel, Landisvalth Lima e Adilson Nobre.
Após reuniões, os professores chegaram a uma chapa de consenso com Rivanda Alves (diretora) e Gilberto Jacó e Landisvalth Lima (vice-diretores). Os professores Alan, Adilson e Marcus abriram mão da disputa em torno de um projeto maior para melhorar o colégio. O atual diretor, professor Bruno Cardoso, não gostou inicialmente da escolha da chapa, mas acabou também endossando a proposta.
A eleição será nos três turnos da quinta-feira (10) e terá 4 segmentos: Alunos, Pais ou responsáveis, Funcionários e Professores. O quórum mínimo será de 50% dos votos, exceto para o segmento Pais ou responsáveis – que é de 20%. Confirmando a chapa e havendo o quórum, a posse será entre o fim de dezembro e o início de janeiro de 2016. Na proposta encaminhada por Rivanda, Gilberto e Landisvalth, assim que for empossada a nova diretoria, primordialmente será feita a elaboração de diagnóstico escolar com a coleta e análise de dados que revelem problemas e entraves que emperram o bom funcionamento do Colégio Estadual José Dantas de Souza – CEJDS. Este estudo possibilitará diagnosticar a realidade da escola. Serão feitas pesquisas, reuniões, estudos de resultados, detalhamento da estrutura, consultando a comunidade escolar, desde familiares dos alunos, alunos, profissionais da área pedagógica e administrativa, bem como servidores. O resultado do diagnóstico escolar será apresentado através das dimensões socioeconômicas, pedagógica, administrativa, financeira e física.
Mas já há no plano dos três professores a climatização de todas as salas de aula, reestruturação da sala de informática, aquisição de equipamentos midiáticos, abertura da escola nos fins de semana, realização de campeonatos ao longo do ano, implantação de disciplinas que tratem de Teatro, Música e da Língua Espanhola e todas as reformas necessárias ao bom andamento escolar. Muitas das ideias estarão na dependência de recursos do governo do Estado, mas a disposição para que o CEJDS seja uma escola de excelência é enorme.
Histórico
O Colégio Estadual José Dantas de Souza – CEJDS - é a única escola de ensino médio do estado da Bahia em Heliópolis. A instituição começou suas atividades em 2004, funcionando provisoriamente nas instalações da Escola Castro Alves, antiga escola estadual que passou a ser do município de Heliópolis. Enquanto isso, começavam as lutas para construção da sede onde hoje definitivamente está funcionando o CEJDS. A portaria que criou o colégio é a de nº 2915, publicada no Diário Oficial em 11 de março de 2004. Somente em 26 de janeiro de 2008 é que as novas instalações foram inauguradas, mas a escola já funcionava no local desde setembro de 2007. É que a obra estava concluída e seu funcionamento esbarrava no burocratismo e na falta da instalação de um transformador pela operadora de energia elétrica. Como o CEJDS estava funcionando precariamente em depósitos espalhados pela cidade, os estudantes fizeram uma mobilização e exigiram a mudança para as novas instalações numa passeata pelas ruas de Ribeira do Pombal. No mesmo mês, dias depois, a escola começou a funcionar, mesmo com precariedade nas instalações elétricas. Inclusive foi inaugurada sem resolver a questão. 
A escola começou a ser construída na administração do governador Paulo Souto e foi concluída na administração do governador Jaques Wagner, quando era secretário da educação o professor Adeum Hilário Sauer. A primeira diretora foi a professora Magnólia Evangelista. Em 2007 assumiu a direção o professor Landisvalth Lima. No início de 2009, a direção passou para a professora Elza Ribeiro Rosário. Atualmente, o diretor é o professor Bruno César Rodrigues. A autorização definitiva do CEJDS ocorreu em 15 de outubro de 2009, nº 010/2009-11. O código da escola na Secretaria de Educação é 1178118 e pertence ao Núcleo Regional de Educação – NRE-17, com sede em Ribeira do Pombal. A escola está localizada na Rua Francisca Alves, nº 28, no Bairro da Mangabeira, em Heliópolis, e abriga este ano um total de 624 alunos.