Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Proerd forma turma em Heliópolis

O soldado Lage e o professor Marizan entregam certificados (foto: Ana Lúcia)
Sabe-se que o problema em relação às drogas não é algo recente, mas mesmo assim as pessoas tendem a duvidar que este mal aconteça em sua própria família. E hoje temos total noção de que não há preferência ou determinado perfil para se tornar sua próxima vítima. Tanto ricos como pobres, sem nenhuma distinção, podem entrar neste abismo.
Desse modo, o Proerd - Programa educacional de resistência às drogas - visa prevenir que haja mais vítimas, conscientizando os jovens através de 10 aulas lecionadas por aqueles que têm o melhor conhecimento a respeito do uso de entorpecentes, lícitos ou ilícitos, e que convivem diariamente com diversos casos, que são os policias militares. Por meio disso, os alunos das escolas Waldir Pires, na sede, e Marcelino Borges, do povoado Tijuco, no município de Heliópolis, tiveram essa oportunidade. Eles conseguiram concluir o curso e participaram de uma formatura realizada nesta sexta-feira (11), que começou às 14:00 e se prologou até às 17:00 horas, na Creche Maria Lícia de Andrade.
 No evento, além de agradecer e relembrar em meio a vídeos os melhores momentos, os alunos tiveram o seu reconhecimento merecido. Jose Roger de Souza de Jesus Santana ganhou pela melhor redação; as alunas Beatriz e Sabrina foram os destaques. Rômulo e Wesley representaram suas salas e receberam os certificados. Além disso, houve apresentações proporcionadas por ambas as escolas: uma paródia sobre as drogas de uma música de Zezé de Camargo e Luciano e uma coreografia com “Diga não as drogas”. Também houve espaço privilegiado para apresentação da Banda Musimarcial Helvécio Pereira de Santana, da Prefeitura Municipal de Heliópolis. No final, aconteceu um sorteio com a entrega de vários brindes doados pelos comerciantes da região e pela Câmara Municipal. Antes, abriu-se um espaço para os pronunciamentos.
Marcaram presença os vereadores Ronaldo Santana, José Emídio, José Clóvis, a diretora da Escola Jorge Amado, Renata Soraia, a secretária municipal de saúde Ana Dalva, os instrutores Luciano (Adustina), Luciana (Nova Soure e Cipó) e Sergio Lage (Cícero Dantas e Heliópolis) e o policial civil Wellington (Heliópolis). Também marcaram presença os diretores das escolas Marizan Fonseca, do Waldir Pires, e Dra. Maria, do Marcelino Borges. Prestigiaram ainda o evento o secretário de educação, prof. José Quelton, o presidente da Câmara Municipal de Heliópolis, vereador Giomar Evangelista, e o presidente do Sindheli – Sindicato dos servidores públicos de Heliópolis – professor Gilvândio, entre outros.  
Enfim, a principal mensagem do evento foi chamar a atenção da sociedade, mais uma vez, de como é importante a prevenção do uso das drogas e a difusão de informações sobre os entorpecentes. A ideia é extraordinária e se espera que esse projeto possa chegar a mais pessoas em toda nossa região. Os jovens precisam saber que o caminho do drogado é um caminho sem volta.

Reportagem, texto e fotos: Ana Lúcia.
Para ver mais fotos do evento, dê um clique AQUI.