Exclusivo!

Bom Jesus da Lapa - Cidades do Velho Chico 17

PAMEH: Provas de Geografia e História anuladas

Prof. José Quelton
O secretário de educação, esporte, cultura e lazer do município de Heliópolis, professor José Quelton, baixou portaria na última sexta-feira (04) anulando a aplicação das provas de História e Geografia do PAMEH. A avaliação municipal foi aplicada pela segunda vez e tem como objetivo medir o nível de desenvolvimento dos alunos nas disciplinas básicas do ensino fundamental, dos 6º ao 9º ano. A decisão foi tomada depois que vários diretores, professores e alunos reclamaram da qualidade da impressão da prova.
Na portaria, José Quelton afirma da “necessidade das avaliações estarem bem legíveis para não dificultar a leitura, interpretação e, consequentemente, a motivação em ler/resolver as questões expressas na prova, principalmente por alunos com baixa visão.” Quase todas as provas da Escola D. Pedro I, no povoado Serra dos Correias, apresentaram problemas. Também houve reclamações no povoado Riacho e na Escola Waldir Pires.
Para evitar injustiças no processo avaliativo, o secretário resolveu anular todas as provas da sexta-feira e vai conversar com os diretores para ver uma data para aplicação de nova prova, inclusive durante a semana de avaliações. 
O coordenador do PAMEH, professor Eraldo Neves, disse que deve ter ocorrido falta de toner durante a impressão. Como as provas já são organizadas pela máquina, confiando no processo, acabou-se por cometer o erro. Várias avaliações estavam com sérios problemas na impressão. Eraldo disse que outra prova já está sendo elaborada e será aplicada, inclusive em duas turmas da Escola Jorge Amado, no povoado Riacho, onde ocorreram problemas semelhantes nas provas de Português e Inglês aplicadas na quinta-feira (3).