Exclusivo!

Lena morreu!

Curtas & Boas

                                                           Landisvalth Lima
Mudança na Justiça
Juiz José Brandão Neto (foto:Justiça Atuante)
Nunca se viu tanta mudança numa comarca em tão pouco tempo. Do início do ano para cá, Cícero Dantas já passou por três Juízes. O último a sair causou surpresa: Cícero Dantas Bisneto, do mesmo que dá nome à cidade. Seria o retorno do poderio do então Barão de Jeremoabo, o mesmo que ajudou a provocar a Guerra de Canudos. Naquela época não havia os três poderes. O poder era um só: o dos coronéis. Mais de cem anos depois, um descendente direto comandaria o Poder Judiciário na terra que leva o nome do Barão. Mas foi por pouquíssimo tempo. Agora o comando está sob a batuta do juiz José Brandão Neto, o mesmo que determinou toque de recolher às 22 horas em São Gonçalo dos Campos. É da linha dura e gosta de tudo certo. Vamos ver se agora a coisa anda, porque se houvesse um levantamento sobre como anda as comarcas na Bahia, a de Cícero Dantas estaria deitada numa rede esperando a banda passar.
BA 393
Acabaram com o DER-BA. Era um órgão caro e ineficiente, mas ainda tampava buracos aqui e ali. Agora é que ninguém sabe como vai ficar a nossa BA 393. Os buracos tomam conta, principalmente na chegada a Poço Verde-SE e nas passagens de pontes. De fato, voltaremos aos velhos tempos. Construíam obras, deixavam acabar para depois fazer com custos elevadíssimos. O PT chegou ao governo para acabar com isso e só tem piorado. O que não entendo é como em Heliópolis o governador Rui Costa está com 59% de aprovação. A EBDA fechou. Só resta agora a Delegacia de Polícia, que funciona em prédio do município, e o Colégio Estadual José Dantas de Souza, em petição de miséria. Acho que é ainda porque tem o apoio do prefeito Ildinho. Ocorre que Heliópolis não recebe nada em troca por este apoio.
CEJDS
E por falar em Colégio Estadual José Dantas de Souza, a novela da eleição para Diretores e Vices continua. Não basta ter média 3,0 para ser diretor. Quem tiver dois vínculos empregatícios não pode se candidatar. Não vai mudar nada. Tudo foi pensado para não se renovar coisa nenhuma. Ficarão os mesmos. Só resta saber se para serem nomeados politicamente precisa de tantas regras!
Pesquisa
A última pesquisa feita em Heliópolis escafedeu-se. Não aparece um numerozinho sequer. Está guardada embaixo de sete capas, no sótão de uma mina subterrânea qualquer. Isso quer dizer que os números não foram agradáveis para a oposição. Por isso os foquetes estão mudos e os discursos reformuladores da coisa pública se aquietaram. O prefeito Ildinho deve estar sorrindo.
Rede
Nesta sexta-feira (06) haverá ato político da Rede Sustentabilidade em Salvador. O evento será na UFBA, em Ondina. No sábado será a vez da Convenção Estadual no mesmo local. Heliópolis (com Ana Dalva e Landisvalth), Ribeira do Amparo (com Genildo Reis), Ribeira do Pombal (com Marcelo Silva) e Fátima (com Gilvan de Pedro de Dé) serão os representantes da região.
Entrevistas
O Landisvalth Blog fará uma série de entrevistas com candidatos ao pleito de 2016. Toda semana um nome será escolhido para a reportagem. Começaremos por Rita de Lula (Vice-prefeita de Poço Verde-SE). Os entrevistados receberão as perguntas por e-mail e terão tempo de sobra para pensar no que vão dizer. Estão na lista Ricardo Maia, Genildo Reis, Teti Brito, Igor Oliveira, Binho, Lourival, Sorria, Helânio Calazans, Ildinho e outros. 2016 já começou!