Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Com presença de secretário, PREUNI consolida curso em Poço Verde

Jorge Carvalho e demais autoridades em ato de implantação do PREUNI
A Secretaria de Estado da Educação de Sergipe – SEED – inaugurou oficialmente o curso PREUNI – curso pré-universitário do governo do estado, nesta sexta-feira (21) na cidade de Poço Verde. A sede definitiva fica localizada em frente à Secretaria Municipal de Educação do município, próximo ao núcleo da UNIT – Universidade Tiradentes – e do Colégio Antônio Carlos Valadares. A efetivação do projeto só foi possível com a participação da Prefeitura Municipal de Poço Verde, dona do espaço.
O PREUNI - Pré-Universitário - é programa integrante da Secretaria de Estado da Educação - SEED, e coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional – DASE. O objetivo do programa é promover a melhoria das condições de acesso ao ensino superior dos alunos do ensino médio da rede pública estadual de educação, bem como daqueles egressos das escolas públicas, garantindo-lhes os conhecimentos necessários para facilitar seu ingresso numa instituição de nível superior.
O PREUNI já está presente em vários municípios. Só na região Centro-sul de Sergipe foram instaladas unidades em Lagarto, Tobias Barreto, Simão Dias e, agora, em Poço Verde. Mais de 5 mil alunos já foram beneficiados. Em Poço Verde, além dos 50 inscritos no polo de Simão Dias, desde o dia 10 de agosto estão matriculados 85 alunos. É o único curso pré-vestibular público presencial do país. Para 2016, o polo de Poço Verde deve oferecer cerca de 160 vagas.
Secretário prestigiou apresentação do grupo Cordas & Sons
A solenidade de inauguração do espaço começou por volta das 19 horas e marcaram presenças o Secretário de Estado da Educação, prof. Jorge Carvalho; o Prefeito Municipal de Poço Verde, jornalista Thiago Dórea; a Vice-Prefeita, Rita de Cássia (Rita de Lula); o Secretário Municipal de Educação, prof. Paulo Roberto Caduda; o Diretor do DASE, Fabio Nascimento Leite; o Diretor da DRE'02, Marcelo Mesquita; a Coordenadora Pedagógica do PREUNI: prof.ª Gilvanete; o Coordenador Administrativo do PREUNI, Pedro; o Coordenador Regional do PREUNI – Luiz Carlos (Lula), o ex-prefeito, Antônio Dórea (Toinho de Dorinha), a diretora do Colégio Estadual João de Oliveira – CEPJO – Prof.ª Ina Valéria, professores, estudantes e o público.
Antes da composição da mesa com as autoridades presentes, o público pode desfrutar da performance do grupo musical Cordas & Sons, trabalho desenvolvido pelo professor Josafá no CEPJO. Logo após a mesa composta, foi convidado o aluno João Mark para representar os estudantes. Todos usaram da palavra. João Mark deixou claro que era necessário ser brilhante. Para isso, o estudante deveria ter determinação e aceitar ser ele mesmo. Foi a tônica dos outros discursos. Em meio a estocadas pontiagudas nos adversários, o ex-prefeito Toinho de Dorinha e o prefeito Tiago Dórea relataram os esforços para a consolidação do PREUNI em Poço Verde. Falaram ainda as outras autoridades, sempre mostrando a determinação para consolidar o curso em Poço Verde e revelando que a estrutura estava montada e cada aluno teria que fazer a parte que lhe cabe para a chegada do maior número possível de estudantes nas universidades.
PREUNI: investimento de 330 mil
O secretário de educação fez questão de dar também os detalhes financeiros do investimento. Até o final do ano, o PREUNI de Poço Verde custará 330 mil reais ao Estado de Sergipe. Além da aparelhagem para instalação do curso, cada aluno recebeu cadernos apostilados, pasta e camiseta. Também está incluso a manutenção da estrutura até o final do ano, algo em torno de 30 mil reais mensais. As aulas, a partir desta segunda-feira (24) já serão realizadas no local inaugurado, já que antes, nos dez dias anteriores, foram improvisadas no CEPJO. Após a parte solene, a Coordenadora Pedagógica do PREUNI, professora Gilvanete, fez uma palestra motivadora aos alunos. Em seguida foi a vez do enfermeiro José Magno, filho de trabalhadores rurais de Irecê, na Bahia. Ele foi formado pela USP e é especialista em Saúde da família e integra a equipe do Programa Saúde da Família em Poço Verde. A palestra serviu para mostrar aos cursistas do PREUNI, na prática e no exemplo, como é possível vencer as barreiras, sair da pobreza e conseguir o seu diploma superior em quaisquer instituições. Em seguida, o secretário de educação de Poço Verde, prof. Caduda, ofereceu um coquetel aos presentes.