Exclusivo!

Lena morreu!

Jornada Pedagógica marca início do ano letivo em Heliópolis

Professor Quelton abrindo os trabalhos

Na noite de quinta-feira (19), primeiro dia útil pós carnaval, o município de Heliópolis marcou o início da Jornada Pedagógica deste ano. O palco foi o salão principal da Creche Proinfância. Vários servidores marcaram presença, sobretudo da pasta da Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer. Pouco depois das 19 horas, deu-se o início com a convocação das autoridades. 
Adla e Eugênio animaram a noite
Marcaram presença o prefeito Ildefonso Andrade Fonseca, o secretário municipal de administração e finanças Beto Fonseca, o secretário de saúde Renilson Alves do Nascimento, o secretário de assistência social Renan, o presidente da Câmara Municipal de Heliópolis Giomar Evangelista, os vereadores Zeic Andrade, Ronaldo Santana, José Clóvis Pereira, o ex-prefeito José Emídio Tavares, coordenadores e diretores de instituições de ensino, além do secretário de educação, esporte, cultura e lazer, prof. José Quelton Almeida, que fez abertura do evento. O tema da jornada este ano é A aprendizagem significativa na escola pública: desafios e oportunidades para implementação de uma educação pela cidadania.
Ildinho, Beto Fonseca e Renilson
Após a fala do prof. Quelton, usaram a palavra o presidente da Câmara Municipal, vereador Giomar Evangelista. Este deixou claro que não fará oposição ao município de Heliópolis e disse que quer a evolução do município. Só lutará contra o que estiver de errado. Em seguida falou Beto Fonseca, que pediu empenho aos professores e que observassem os números do PAMEH que serão apresentados para que se possa melhorar o nível da nossa educação. Beto Fonseca ainda deu a notícia dos novos valores salariais dos professores e servidores, aprovados naquele dia pela Câmara de Vereadores. Também falou o presidente do Sindheli, prof. Gilvândio, que pregou o diálogo para a melhoria das condições dos servidores.
Tamires Andrade

Fabiano Brum
Antes da apresentação das autoridades e durante todo o evento, aconteceu a apresentação da dupla Adla e Eugênio, convidados especialmente para animar o evento. A abertura das palestras da noite ficou a cargo da fonoaudióloga Tamires Andrade. Ela detalhou os cuidados que os profissionais da educação deve ter com a garganta. Também especificou as possíveis doenças que afetam o desempenho e comprometem a carreira de um professor.
Mas a palestra principal da noite ficou a cargo do Fabiano Brum. Ele apresentou Um show de motivação através da música. Num repertório escolhido meticulosamente e associado aos sete elementos motivadores do ato de ser professor, Fabiano Brum tocou guitarra e violão e foi de Lulu Santos a Pink Floyd. O público acompanhou todo o conteúdo do evento atentamente até mesmo depois das 23 horas, quando então os trabalhos foram encerrados naquele dia.
Fabiano Brum animando
Relatório do PAMEH
Nesta sexta-feira (20), logo após a entrega do kit da jornada aos participantes, o professor Eraldo Neves apresentou um resumo das ações do PAMEH – Plano de Ação e Metas da Educação de Heliópolis – desde sua criação até a aplicação e correção das provas. Em seguida, o professor Landisvalth Lima delineou uma análise sintética genérica dos problemas que emperram o desenvolvimento da educação no município. 
Público compareceu em bom número
No período da tarde, o professor Landisvalth trabalhou ainda com os resultados obtidos nas provas de Português e Redação de todas as turmas do Ensino Fundamental II, além de detalhar as ações do PAMEH para este ano, com a finalidade de corrigir o fraco desempenho dos alunos nas duas disciplinas. A apresentação do professor Claudiano sobre os números obtidos na disciplina Matemática foram adiados devido à forte chuva que caiu no local a partir das 16 horas, impedindo a continuidade dos trabalhos. 
Eraldo Neves

Landisvalth Lima
A jornada continua neste sábado com as oficinas pedagógicos por área ou modalidade de ensino durante todo o dia na Creche Proinfância. Segunda-feira, as oficinas continuam. Na terça-feira, voltam as análises sobre os resultados do PAMEH, em Matemática, com o professor Claudiano; em História, com o professor Eraldo Neves; em Artes e Sociedade e Cultura, com a Professora Meiry Jane; em Inglês, com a professora Madalena; em Ciências, com o professor Joseilson Alves (Chinho) e Geografia, com os professores Marquinhos e Gilberto Jacó. O início das aulas está previsto para dia 2 de março.