Exclusivo!

Bom Jesus da Lapa - Cidades do Velho Chico 17

Câmara de Heliópolis atrasa salários. Quem é o culpado?

                                                                Landisvalth Lima
Giomar Evangelista (foto:Jorge Souza)
Neste país de incontáveis problemas são predominantes os políticos que lutam para chegar ao poder sem a devida competência para tanto. Há uma minoria que chega ao cargo almejado e busca ajuda para fazer um bom papel. Restam uns poucos que são eleitos e sabem o caminho a percorrer. Deve haver uma outra categoria, que não me vem à memória, onde eu possa enquadrar o vereador Giomar Evangelista, o atual presidente da Câmara Municipal de Heliópolis. Porque não entendo como uma pessoa assumiu o cargo festejado por uma lambança de fogos e, de repente, complica um processo que é e sempre foi bem simples. Sua vitória foi, para o grupo de oposição ao prefeito Ildinho, uma injeção de ânimo na turma, ainda cabisbaixa com a devassa da Polícia Federal, mas parece que vai parar por aí.
Esperava que o novo presidente viesse com gosto de gás. É vereador de segundo mandato, exatamente como Ana Dalva, e precisava deixar sua marca para almejar algo no executivo futuramente. Fez uma reunião com todas as lideranças para resolver a questão da transferência de Heliópolis para a zona eleitoral de Ribeira do Pombal. Estava no caminho certo. Dizia eu a Ana Dalva que o sucessor dela estava fazendo a coisa certa e torcia para que ele não fosse atrapalhado pelos colegas descompromissados com Heliópolis, e mais interessados no quanto pior melhor.
Mas foi só um arremedo. Giomar Evangelista está atrapalhadíssimo com a Câmara Municipal e começa deixando sua marca atrasando o pagamento dos vereadores e funcionários, que costumeiramente é feito no dia 20 de cada mês, dia do repasse do duodécimo do Legislativo. Não tenho notícia de um atraso destes há anos. E aí o eleitor inocente diz que o Prefeito Municipal, por ser adversário e com o intuito de manchar o nome do vereador, atrasou o repasse da verba para a câmara. Nada disso. O dinheiro está lá na conta, até aqui, sem serventia nenhuma. Dizem até que ele não regularizou os autógrafos das contas bancárias.
Como o pessoal do PCdoB nunca erra, porque os errados são sempre os americanos, Giomar está tentando encontrar um culpado para sua barbeiragem. Convocou uma reunião para esta sexta-feira (23). A vereadora Ana Dalva foi a única governista a estar presente. Ele alegou que queria as gravações das sessões e duvidou que Ana Dalva tenha enviado o autógrafo da LOA – Lei Orçamentária Anual – com as modificações feitas pela casa, com os 20% de suplementação e o novo QDD – Quadro de Detalhamento de Despesas da Câmara Municipal. Tudo foi feito impecavelmente certo. Ana Dalva explicou que as atas estavam aprovadas e todos os computadores foram formatados, exatamente como ela os recebeu. Não havia nada de errado. Tudo feito dentro da norma.
O que Giomar não está entendendo é que a prefeito Ildinho publicou a LOA sem o QDD da Câmara porque ele o vetou. O novo presidente da Câmara não está acostumado com administração e está sem saber o que fazer. Ele deveria estar trabalhando na plataforma orçamentária do ano passado, como manda a Lei, até que o veto seja derrubado ou não. E porque o prefeito ainda não comunicou o veto? Ildinho tem 30 dias e ele até pode desistir e sancionar o QDD, coisa que eu duvido. Agora, é impressionante tanta incompetência ao redor de Giomar. O vereador Mendonça foi presidente por quatro anos e a contadora de Giomar é a mesma que era na época a de Mendonça na presidência e não atentaram para isso? 
       Outra coisa, Giomar pode alegar que está tentando falar com o prefeito e não está sendo atendido. Mas quando o prefeito chamou para negociar o percentual de suplementação, a oposição não cedeu um tiquinho sequer. Essa coisa de ter maioria e poder tudo não é verdade. Numa democracia como a nossa, os poderes interagem. Precisam interagir, independentemente da cor partidária. Depois cada um suba no seu palanque e venda o seu peixe. Uma vez no cargo, o objetivo é a melhora do município. Estas rivalidades doentias não levam ninguém a nada. Se isso servisse para alguma coisa os grupos extremistas estavam dominando países prósperos, eficientes e soberanos. Será que o vereador Giomar e seus liderados vão aprender mais esta lição? Acho que não. Será mais fácil procurar um culpado. Podem até dizer que esse cara sou eu!  
       Reitoria da UFNB em Serrinha  
       As cidades de Santaluz e Serrinha, na região sisaleira, vão sediar a futura Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) através de comunicado da comissão mobilizadora. Serrinha deve abrigar também a reitoria da UFNB. Segundo nota da comissão, formado por representantes do Território do Sisal, a escolha das duas cidades partiu de critérios como localização, infraestrutura, densidade demográfica, circunvizinhança e acessibilidade para outros municípios da região. A previsão é que cerca de dois milhões de habitantes distribuídos em 74 municípios sejam beneficiados com a implantação da nova universidade. Na nossa região haverá dois campi: um em Ribeira do Pombal e outro em Jeremoabo.