Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

O STR de Heliópolis e a porca de Silé

                                                                                    Landisvalth Lima
Juarez, Joel e Cristóvão querem invalidar Assembleia legítima
     É verdade que esta novela do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Heliópolis já deveria ter terminado, até porque a audiência está caindo e ninguém aguenta mais as peripécias do trio parada dura Juarez-Joel-Cristóvão. Um vilão atormenta muita gente. Três vilões atormentam, atormentam, atormentam muita mais. Mas ainda cabe aqui uma análise dos fatos. Até porque, Heliópolis está marcada para sofrer pela ação de falsos líderes, verdadeiros déspotas, ignorantes imbecis e, principalmente, mentirosos de carteirinha.
     Com a tomada de consciência do grupo liderado por Zé Guerra, que se afastou de Juarez e fez acordo com o grupo liderado por Dona Edmeia, uma nova Junta Administrativa foi eleita no final do ano passado. Parecia que o STRH agora, finalmente, teria seus administradores escolhidos democraticamente. A eleição estava marcada para 15 de fevereiro último, mas não ocorreu. Todos sabem quão dissimulado é o nosso Juarez Carlos Oliveira. Ninguém mais por aqui cai na lábia dele, mas parece que o Juiz do Trabalho de Euclides da Cunha deu ouvidos ao nosso falso Messias. Não vamos aqui pensar que o magistrado agiu por ingenuidade. Pode ter sido por cautela quando decidiu adiar as eleições, mas não havia nada de errado. O Juiz foi induzido ao erro. Não imagino outra forma de pensar.
     Vamos aos fatos. As mentiras de Juarez, corroboradas por Dr. Joel e apoiadas por Cristóvão, conseguiram até afastar a deputada Fátima Nunes, que agora perdeu o pouco de apoio que ainda tinha em Heliópolis. Não entendo as escolhas da deputada. Os votos dela por aqui vão de escada abaixo. Resta Arnaldo da Maçaranduba como cabo eleitoral. Ou será que ela acha que terá o apoio de Juarez? Uma hora destas, o nosso falso Messias estará a busca de deputados por aí. Soube até que já andou por Feira de Santana. E, se apoiasse, a troca seria da matemática do menos. Não se pode comparar a representação de Dona Edmeia com a de Juarez. De todas as eleições que o nosso falso Messias disputou, só uma venceu: a do Sindicato. E não correspondeu. Estivesse vivo o Padre Cabral, ele lhe teria puxado as orelhas.
     Acredite quem quiser, Juarez disse que a Comissão Eleitoral impediu que ele inscrevesse sua chapa, mesmo ainda restando um dia para encerrar o prazo. Ele não só mente como acredita na própria mentira! Pior, ainda convenceu Arnaldo, Janete, Maria Augusta e Josefa Rodrigues a renunciarem aos cargos da Junta Governativa do STRH, deixando apenas Nalva, que era a presidente, para invalidar quaisquer atos da direção do sindicato, mesmo faltando apenas dez dias para findar o mandato da junta. Acho até que esta ideia estapafúrdia não chega a ser burrice dele. Deve ter sido coisa de algum rábula. Foi o Juarez que colocou cadeados no Sindicato, impedindo o seu funcionamento, e foi a Assembleia Geral que decidiu, por unanimidade, tomar posse de sua sede, arrebentando os cadeados. Na petição ao Juiz, o nosso falso Messias alega que a atual junta invadiu o sindicato, agindo como se fosse propriedade particular.
     Na audiência lá em Euclides da Cunha, realizada na última quarta-feira (19), Dona Edmeia, Dra. Tereza Cristina e Maria do Beiju propuseram que se acabasse com o lengalenga e saíssem dali com as chapas registradas, com a data da eleição marcada e que deixassem os trabalhadores decidirem quem eles desejavam dirigir os destinos do STRH. Seria um grande acordo para pôr fim à novela. Quem não aceitou? Exatamente Juarez Carlos Oliveira. Sem acordo, a Dra. Teresa preparou as contestações e aguarda nova audiência para o dia 12 de março. O trio parada dura aposta na lentidão da Justiça. E é lenta mesmo. Só agora ficou decidido a questão da idade limite para ser considerado jovem, que é aos 32 anos. O trio não aceitava a verdade de que só se deixa de ter 32 anos quando se completa 33! Foram cerca de quatro meses só para o Juiz dizer o óbvio! 
     Fato é que o prazo desta atual Junta Governativa está acabando e o STRH não pode parar. Deveremos ter nova Assembleia Geral para eleger uma nova junta. Provavelmente o que o Juiz decidir dia 12 não terá efeito prático, a não ser que ele determine a ampliação do mandato da atual junta, marque a data das eleições e abra prazo para inscrições das chapas. Ou, o menos provável, uma ação interventora da FETAG para pôr fim ao imbróglio. Mas parece que o Claudio Bastos está mais para busca-pé que deu chabu. Torço para que o capítulo final fique nas mãos dos verdadeiros protagonistas: o sindicalizado.
     Aproveito aqui o final do artigo para fazer um desafio a Juarez, a Joel e a Cristóvão: aceitem disputar a eleição. Por que vocês não querem o pleito? Seria a aceitação antecipada da derrota? Vocês não aceitariam a decisão da maioria dos associados? Porque correm desesperados da eleição como o navio negreiro correu do poeta? E a você, Juarez, mostre que você não é uma nota de 15 reais. Prove para todos nós que as lorotas que você inventa por aí tem um fundo de verdade. Parece até que você está agindo tal qual a porca de Silé. Não sabe o que é isso? Silé era um criador de porcos e tinha uma porca que paria uma cacetada de bacorinhos. Mas a desgraçada era individualista e ambiciosa. Na hora da alimentação, comia o que fosse possível. Quando não aguentava mais, e percebia que sobrava comida para os outros porcos, virava o cocho. 
     PS.: Só para meus poucos opositores. É só uma metáfora, pessoal. Ninguém é porco, nem mesmo Juarez. 
     Tucano sem Merenda Escolar
Dr. Igor deixa faltar merenda
     O meu amigo de Facebook, Adenilton Oliveira, postou mensagem revoltado com a falta da Merenda Escolar nas escolas do município de Tucano. Segundo ele, as aulas da rede municipal de ensino foram iniciadas dia 17/02. Mas, em todas as unidades da sede e comunidades da área rural, as aulas ainda estão sendo prejudicadas pela falta da Merenda Escolar. Além da alimentação, falta também água em algumas escolas. A Câmara Municipal iniciou o ano legislativo na quarta-feira (19) e não tratou do assunto. Enquanto isso, os alunos estão sendo liberados mais cedo, algo que prejudica o rendimento escolar. Para quem não sabe, o prefeito é o Doutor, ele é médico, Igor Moreira. Ah! Ele é do PT.
     Eleições 2016
     Parece que tem gente que não tem o que fazer. Nem mesmo temos os resultados da eleição de 2014, já tem cabo eleitoral lançando nome para 2016. Na oposição já temos dois candidatos: Mendonça e Giomar. Do lado do governo tem gente que afirma de pés juntos que Zélia Maranduba não abre para ninguém. Nem mesmo para Ildinho. Não está muito cedo, não? Vocês não acham que a hora agora é do trabalho e não da politicagem! Eu, hein!
     Lixão na BA 393
     Estão formando um novo lixão a um quilômetro da saída de Heliópolis a Poço Verde, no lado direito. O proprietário já está arrancando os cabelos. Até lixo de abatedouro de frango jogam no local e a fedentina é grande. Muitos tendem a culpar a prefeitura, mas ali é propriedade do Governo do Estado, que também não tem culpa. É preciso que façamos a nossa parte. E o proprietário avisa que se a coisa continuar vai parar no Ministério Público. Há locais adequados na cidade para o descarte do lixo.
     Reuniões e reuniões
     Para quem estava reclamando da ausência, agora não há mais do que se lamentar. O governo municipal tem feito inúmeras reuniões administrativas. Tudo com o intuito de acertar. E vem muitas novidades por aí. A máquina está sendo aceitada e colocada nos trilhos. Agora vai!
     Orgulho
Ildinho - prefeito de Heliópolis
     Se tem uma coisa que o prefeito de Heliópolis pode se orgulhar é da lisura do concurso público. Ildinho pode bater no peito e sentir orgulho. Até aqui nada fora da normalidade. É, decididamente, a primeira grande realização republicana do seu governo.
     Universidade Federal do Nordeste da Bahia
     Depois da reunião da última quinta-feira (20) em Ribeira do Pombal, agora é a vez de Heliópolis. Neste sábado (22), na Câmara Municipal, haverá um encontro para nortear as ações de implantação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia – UFNB. Será a partir das 9 horas da manhã. A vereadora Ana Dalva convida todos. Já está confirmada a presença de Gilmar Santos, do vereador Washington de Cícero Dantas, além de autoridades do municípios da região. Participe.

Ildinho convoca 76 do concurso

O prefeito municipal de Heliópolis, Ildefonso Andrade Fonseca, o Ildinho, mandou publicar EDITAL DE CONVOCAÇÃO 01/2014 convocando os primeiros aprovados no Concurso Público 01/2013, homologado pelo Decreto Nº 14/2014, de 12 de fevereiro de 2014. Os convocados devem comparecer no período de 20/02/2014 a 26/02/2014, portanto em exatos cinco dias apenas, no Horário: 08:30 às 12:00 e 14:00 às 17:00 horas na PREFEITURA MUNICIPAL DE HELIÓPOLIS, portando os seguintes documentos:   01 (uma) foto 3X4, Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), cadastro do PIS/PASEP; (se cadastrado), cópia da Cédula de Identidade (RG), comprovante de regularização do CPF, comprovante de Residência atual, cópia da Certidão de Casamento´(se for o caso), cópia da Certidão de nascimento dos filhos até 14 anos (de 0 a 06 (seis) anos, apresentar cópia da Carteira de Vacina atualizada e, a partir dos 07 (sete) anos, apresentar Atestado de Frequência Escolar (Decreto nº 3.048/99 – MPS). Além disso, o convocado deve apresentar também Declaração de Bens, Quitação do Conselho, cópia do Título de Eleitor, Certidão de quitação eleitoral, cópia do Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação (se homem), e documentação comprobatória da escolaridade mínima exigida, de acordo com o disposto no Anexo II do Edital 001/2013, além de cópia autenticada do Diploma, no caso de conclusão de Curso Superior na área de inscrição do candidato, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação/MEC, e ser devidamente registrado em conselho de classe específico, se houver, acompanhado do respectivo histórico escolar. É bom lembrar que no caso de professor nível I servem O curso antigo de Magistério, 1ª à 4ª série, a modalidade Normal Médio, o diploma de Pedagogia ou quaisquer Licenciaturas da área de educação. Para os cargos que exigirem, devem apresentar cópia autenticada do Certificado de conclusão de Nível Técnico na área de inscrição do candidato, devidamente reconhecido e registrado em conselho. As posses devem ocorrer nos dias 6 e 7 de março.
Os convocados são:

Professor Nível I:

1 JESSICA SOUZA SANTANA SILVA
2 ADILSON NOBRE DO NASCIMENTO
3 JOSE EVANILSON DE SOUSA ARAUJO
4 JOSE CLEBERSON CELESTINO REIS
5 ANTONIO ALICIO DAS NEVES MATOS
6 MONICLEIA DE JESUS FONSECA CARVALHO
7 ERMINIA DE SANTANA RIBEIRO
8 AUREA DE ANGELIS SOUSA SANTOS
9 JOCIELI SILVA ANDRADE BASTOS
10 ANGÉLICA VIEIRA DE ANDRADE
11 OSVALDO BARRETO DE SANTANA JÚNIOR
12 JOÃO PAULO DE ANDRADE NASCIMENTO
13 SILLAS OLIVEIRA DE ANDRADE
14 JOSE MARIO NUNES SANTOS
15 RICARDO ARAUJO ALMEIDA SANTANA
16 JOSE EDILSON DA SILVA
17 MARLENE ARAUJO SILVA
18 MARIA RUBINALVA DOS SANTOS SANTANA
19 ROSANGELA FERREIRA DE CARVALHO
20 SÔNIA DOS SANTOS OLIVEIRA
21 ADRIELE RIBEIRO ALVES ROCHA
22 JOSÉ MARCOS SILVA
23 JOSE CLEITON SILVA RODRIGUES
24 JOSE CARLOS DE JESUS NASCIMENTO
25 CARLA RAVENA SENA CARVALHO CUNHA
26 JULIANA DE JESUS SANTOS
27 LUCIÁRIA PEREIRA SANTANA DE OLIVEIRA
28 GILMÁRIO SOUSA DA SILVA
29 MARIA SIRLANE SANTOS OLIVEIRA
30 ANAILTON ANDRADE SANTOS
31 CRISTINA ALVES DOS SANTOS
32 ELMA DOS SANTOS SILVA
33 RAFAELA PINHEIRO DE SOUZA
34 JOSE MILTON QUINTILIANO DOS SANTOS
35 LUCIMONE DE OLIVEIRA CONCEIÇÃO SILVA
36 FABIO ALVES RODRIGUES
37 CAMILA DOS SANTOS REIS
38 MARIA GARDÊNIA VIEIRA DE ANDRADE
39 THAISE DOS SANTOS SILVA
40 FABIENE BATISTA DE SANTANA
41 ANDRÉIA ARAÚJO SANTOS
42 CÉSAR SERAFIM DE ANDRADE
43 FAGNA BARBOSA SANTANA
44 TANIA MARIA SANTOS ALMEIDA
45 MARIA APAREÇIDA SOUZA SILVA
46 PAULO VIEIRA DE ANDRADE NETO
47 PAULO IOMAR DANTAS ANDRADE
48 RUI CLAUDIO ALVES DOS SANTOS
49 NELSON GOMES SERRÃO e
50 - VALFRAN JOSE SANTOS ANDRADE  - Vaga destinada a Portador de Necessidades Especiais

Auxiliar de Serviços Gerais:

1 JOSE ANTONIO DAS NEVES SANTOS
2 JANDERLANDE SOUSA SILVA
3 ADRIANA BATISTA NASCIMENTO
4 JOSE DA SILVA SANTOS
5 LUCIANA LIMA BARBOSA
6 FABIO MENEZES MARQUES
7 EVA SILVA DOS SANTOS
8 ROBERVAL SANTOS DE SOUSA
9 MARIA IRANETE ANDADE RAMOS
10 JERÔNIMO TORRES DE SOUZA
11 GELMA CRISTINA ALVES SANTOS
12 JOÃO CARLOS DE ALMEIDA JUNIOR
13 EDIVAN CRISTOVAO DE OLIVEIRA
14 MARIA SUZANA BENEVIDES SOUZA
15 ROBERTO ALVES NEVES
16 LUIS FERNANDO RABELO DE ANDRADE
17 DAMIANA OLIVEIRA FONTES
18 TAMIRES DA COSTA NASCIMENTO
19 FÁBIO DOS SANTOS FERREIRA
20 SALMO DE SOUZA LEITE

Nutricionista:

1 CLAUDIANA DUARTE SOUZA

Motorista CNH “D”:

1 PAULO ALBERTO FELIX NOBRE
2 JOSÉ EUGÊNIO BATISTA GAMA
3 CLODOALDO JESUS DO NASCIMENTO
4 MANOEL DAS VIRGENS SANTOS
5 CARLOS ALBERTO DA SILVA OLIVEIRA 

Câmara inicia ano legislativo sem nada de novo

Câmara Municipal retoma trabalhos legislativos
A Câmara Municipal de Heliópolis iniciou o ano legislativo sem nenhuma novidade. Nem mesmo o Projeto de Lei de aumento do piso salarial dos professores, que era esperado, apareceu. Tudo indica que deverá ficar para depois do Carnaval. O Prefeito Ildefonso não compareceu o ano passado e nem este ano. Apenas justificou a ausência. O Líder da oposição, vereador José Mendonça, reclamou a ausência do alcaide e lembrou que ele estava convocado para dar explicações sobre o gasto de combustíveis no ônibus azulão, que estava como sucata. A vereadora Ana Dalva lembrou ao vereador que ainda havia tempo regimental para que o prefeito se apresentasse para dar explicações e o esperava para a Sessão do dia 24. O clima que imperou foi do pedido de que os serviços legislativos continuassem sendo feitos dentro da ordem e da paz, cada um vendendo o seu peixe como bem pudesse e quisesse. O clima ainda é frio, mas deve esquentar.
Não tem Magistério?
Uma dúvida pairou sobre os professores aprovados no concurso de Heliópolis. Espalharam que só assumiriam quem fez o velho curso de 2ª grau denominado Magistério. Repare que absurdo: insistiam de que quem tem Licenciatura e não tivesse o Magistério seria afastado. Esqueceram apenas de um dado: Licenciatura é Magistério Superior e quem a tem deve assumir a disciplina ou área de estudo correspondente ao diploma. Quem inventou essa, procure algo melhor para fazer e deixe o professor assumir sua vaga, que, tudo indica, deve acontecer esta semana. As aulas começarão dia 10 de março exatamente pra dar tempo de abrigar os 50 primeiros colocados.
Quem foi o cavalheiro da história?
Está confirmado que houve um convite oficial da administração municipal, feito pessoalmente por Beto Fonseca, para que o ex-secretário José Mário assumisse um importante cargo na Secretaria de Administração e Finanças. A coisa deu água. Dizem que os aliados de ambos os lados políticos repudiaram a ideia. Mas fica uma pergunta no ar: quem praticou o ato mais gentil? Quem convidou ou quem não aceitou a empreitada? 
     Matrículas no EJA 
     Estão abertas até dia 28 deste mês as matrículas para o EJA – Educação de Jovens e Adultos. Quem parou de estudar porque não teria tempo pelo dia, agora não tem mais desculpas. E o secretário José Quelton disse que a procura está sendo grande, mas há muitas vagas. Já há turmas formadas para a Escola Waldir Pires, as comunidades de Massaranduba, Tijuco, Sapé, Viuveira, Serra dos Correias, Arrozal I, Arrozal II, Tanque Novo, Riacho, Maria Preta e Quixabeira. Há turmas abertas para os povoados de Farmácia, Itapororoca, Serra dos Correias, Riacho e também para a sede. Uma boa para quem quer colocar os estudos em dia. Procure a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
Há sobra de 25 bilhões na educação?
Fiquei surpreso esta semana com a notícia divulgada na Folha de São Paulo de que o governo federal deverá cortar gastos com a educação porque há superávit orçamentário. Com o governo Dilma Rousseff pressionado a apresentar um sinal de maior austeridade em suas contas, a educação se tornou o principal alvo em potencial de um corte de gastos. Segundo reportagem do diário paulista, as despesas com ensino têm superado com folga as exigências legais e, no Orçamento deste ano, mostram uma sobra de R$ 25 bilhões. A pergunta que fica no ar é: então é por isso que muitos municípios não pagam o piso salarial do professor? Ou, então é por isso que a merenda escolar está cada vez pior? Ou ainda, então os problemas que enfrentamos na educação poderiam ser resolvidos, enquanto o governo guarda dinheiro? Eu não acredito. Isso tem cheiro de incompetência ou corrupção!
Prefeito e vice cassados
Os diplomas eleitorais do prefeito e do vice-prefeito do município de Rio do Antônio, no centro-sul da Bahia, foram cassados segundo divulgou a procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) nesta terça-feira (18). Humberto Célio Guimarães e Murilo Marcondes Dias Martins – prefeito e vice respectivamente – devem deixar o cargo e estão inelegíveis por oito anos. A cassação decidida pelo Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TER/BA), na quinta-feira (6), tem como base as constatações de que os gestores públicos abusaram do poder econômico e realizaram compra de voto. As irregularidades estão previstas na Lei 9.504/97, que estabelece normas para as eleições, e pela Lei Complementar 64/90, alterada pela Lei da Ficha Limpa.
Dilma lidera rejeição em pesquisa
A presidente Dilma Rousseff lidera pesquisa com 43,7% dos votos, aponta pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira (18). Segundo o levantamento, o senador Aécio Neves (PSDB) teria a preferência de 17% do eleitorado e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), de 9,9%. Em outro cenário, com Marina Silva no lugar de Campos, a ex-senadora teria 20,6% dos votos. Dilma também ficaria em primeiro, com 40,7%. Aécio Neves pontua com 15,1% e Levy Fidelix (PRTB), com 0,4%. A pesquisa investigou ainda a avaliação do governo. A administração federal foi considerada positiva por 36,4%, enquanto 34,8% acreditam que a petista faz um mau governo. É o segundo pior índice atingido por Dilma. A menor aprovação, de 31,3%, foi registrada em julho do ano passado, após manifestações populares em todo o país. Apesar de liderar, Dilma também apresenta a maior rejeição. Questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, 37,3% dos entrevistados afirmaram que não escolheriam a petista. Neves é descartado por 36%, Campos por 33,9% e Marina por 35,5%.
Ex-prefeitos na mira da Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou em Vitória da Conquista e mais nove cidades da região sudoeste da Bahia, na manhã desta terça-feira (18), a Operação Granfaloon. A ação ocorre nos municípios de Bom Jesus da Serra, Dário Meira, Poções, Belo Campo, Planalto, Paramirim, Ribeirão do Largo, Encruzilhada e Tremedal. São cumpridos 13 mandados de prisão temporária e 36 de busca e apreensão. Entre os alvos da ação estariam ex-prefeitos e ex-secretários municipais, além de empresários. As investigações da polícia apontam a associação de empresários a gestores da região para desvio de verbas públicas destinadas à saúde, educação e transporte, por meio da simulação de licitações e contratação de empresas de fachada. O prejuízo estimado aos cofres públicos é de quase R$ 70 milhões. Os detidos serão indiciados pelos crimes de fraude em licitações, desvio de verba pública e formação de quadrilha. (Bahia Notícias)