Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

CEJDS destaca os 50 anos do Golpe de 64

A tortura foi um dos temas abordados na Feira de Ciências do CEJDS 2014
O Colégio Estadual José Dantas de Souza - CEJDS - realizou dois dos seus principais eventos nesta primeira semana de dezembro: os Jogos Internos e a Feira de Ciências. No caso do evento esportivo, nada de novo. As modalidades foram do futebol de salão ao dominó. Mas a atração maior mesmo foi a Feira de Ciências que destacou os 50 anos da implantação da Ditadura Militar no Brasil, que durou exatos 21 anos, de 1964 a 1985. O evento teve a coordenação do professor Adilson Nobre.
E a estudantada caprichou na retratação dos temas ligados ao Golpe de 64. As salas foram tomadas de fotografias, vídeos, reproduções de jornais da época, apresentação de cenas de tortura, reprodução do modelo cultural da época, o consumo de drogas, a filosofia da paz e do amor, a literatura engajada, as músicas tanto de protesto como de entretenimento, a luta pela redemocratização do país, a censura, além de um debate com convidados sobre o tema.
Os resultados finais do esporte foram os seguintes: futebol de salão masculino – 3º lugar: 1º H – Vice Campeão: 2º C e campeão: 3º D. Futebol de salão feminino: Vice: misto do 3ºA/1ºA e 3ºD – campeão: 3º B. Em dominó, a dupla Aluísio e Wagner, do 3º A, foi a campeã. Na modalidade Baleou, o vice foi o 3º B e a campeã foi o misto do 3º A/1º A. Os artilheiros do futebol de salão foram: masculino – Josivaldo – do 3º D, com 12 gols e, no feminino – Ana Cristina – do 3º B, com 6 gols. 
O encerramento se deu na sexta-feira (05) com a entrega dos prêmios aos vencedores no esporte. O professor Bruno, diretor do CEJDS, agradeceu o empenho dos alunos e a participação dos professores e da comunidade. As cenas dos melhores momentos do evento estão registradas no portal Cheio de Arte e no Landisvalth Blog no Facebook. Para vê-las, dê um clique aqui e aqui.