Exclusivo!

Polícia Militar faz cerco a veículos irregulares

Sargento PM Cunha palestra no CEJDS (foto: Landisvalth Lima) O comandante do destacamento da Polícia Militar de Heliópolis, Sargento C...

Novidade

domingo, 30 de novembro de 2014

História da formação dos Povoados de Poço Verde

São José

Imagem de São José na entrada do povoado
A história do povoado São José, segundo a moradora Marina Bispo dos Reis, do alto dos seus 85 anos bem vividos, começa quando ainda era denominado de Cachimbo Vermelho. O nome curioso deu-se por causa de um homem que apareceu no local usando um cachimbo vermelho. Dona Marina nasceu e sempre morou no povoado São José, portanto a povoação do local teve início nas primeiras décadas do século XX. E quem construiu a capela foi a moradora e devota Inácia Maria de Jesus. Ela era casada com Marcionílio Rodrigues de Souza. O casal construiu a primeira casa no local.
Dona Marina Bispo não lembra a data exata da construção das primeiras casas porque ela nasceu depois e não havia preocupação do povo com estas coisas, mas na avenida Francisco Rollemberg Leite está situada a Escola Estadual São José, que foi construída em 1948. A escola funciona em prédio próprio com duas salas de aula permanentes, sendo uma delas inadequada, pois o acesso à secretaria e à cozinha é feito por dentro da sala de aula. Outra sala da mesma escola está localizada fora dela numa extensão doada por uma cooperativa. A Escola Estadual oferece ensino fundamental do 1° ao 5° ano. 
Para ler a reportagem completa, dê um clique aqui.