Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Bahia terá seis novos cursos de medicina

Anúncio faz parte da estratégia do governo para barrar crescimento de Marina Silva e foi feito pelo governo federal nesta quinta-feira (4).  
Governo anuncia mais 6 cursos de Medicina na Bahia
Trinta e nove municípios brasileiros irão receber novos cursos de Medicina como parte da estratégia do Programa Mais Médicos de expansão da formação do país. O anúncio foi feito pelo governo federal nesta quinta-feira (4). Municípios com mais de 70 mil habitantes de 11 estados foram contemplados; na Bahia, os cursos chegarão às cidades de Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro.
Na seleção das 39 cidades, o MEC levou em conta a necessidade social do curso, a estrutura da rede de saúde para realização das atividades práticas, a capacidade para abertura de programa de residência médica e claro, foi anunciado num momento em que a candidatada/presidente tem ameaçada sua reeleição. Isto porque tudo ficará para o ano que vem. Os municípios que passaram pela avaliação de uma comissão de especialistas estão em regiões metropolitanas e no interior, e nenhum deles é capital. Outros sete municípios terão prazo de seis meses para fazerem as adequações recomendadas na rede pública de saúde para habilitação dos novos cursos.
As instituições de ensino superior que assumirem a responsabilidade de abrir os cursos devem realizar investimentos na rede de saúde. Os valores aplicados são, inclusive, critério para a seleção das IES –, além de implantar programa de residência médica de modo a garantir a especialização dos profissionais após o término da graduação.
Venda irregular de gasolina na Bahia
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou uma relação dos postos de gasolina flagrados vendendo combustível com aferição irregular na bomba medidora. Destes, quatro estão localizados na Bahia: Posto Serra Geral Comércio de Combustíveis e Rede Royal de Autopostos, em Barreiras, e os Postos Noventa e Oito e Noventa, em Luís Eduardo Magalhães. Os donos dos postos serão autuados e podem ser objeto de medida cautela. Os proprietários ainda têm direito de defesa antes de serem condenados.
Tudo contra o PT é mentira
O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, afirmou que a pesquisa Sensus divulgada pela TV Aratu é “no mínimo suspeita”. O petista estranhou o fato de não terem sido divulgados: os números da corrida presidencial na Bahia. Everaldo e o seu partido querem colar a imagem de Lula e Dilma ao pupilo de Wagner, o Rui. Como a coisa não está funcionando, passa a ser suspeita. As pesquisas devem estar atreladas às suas vontades. Outro ponto que o petista achou estranho foi o fato de o jornal A Tarde e o Grupo Metrópole, também envolvidos no projeto Vota Bahia se recusarem - "por desconfiança de erro" - a divulgar o resultado da pesquisa. Mas não é a primeira vez que A Tarde deixa de divulgar algo por ser contra o governo!
Pesquisa Sensus: Senado
Na temida aferição nada de novo aconteceu. O peemedebista Geddel Vieira Lima seria eleito para o Senado com 32% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa Sensus/ Vota Bahia (TV Aratu, rádio Metrópole e jornal A Tarde). O levantamento contratado pela TV Aratu aponta que o vice-governador Otto Alencar (PSD) teria 18% dos votos e ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon (PSB), ficaria com 4% das intenções de voto. O candidato do PSOL, Hamilton Assis, vem logo em seguida, com 3% e Addson Gomes (PEN), com 2%. Brancos, nulos e indecisos, equivalem ao maior percentual, 41%. A pesquisa ouviu 1.000 eleitores entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro. A margem de confiança foi de 95%, para uma margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é de nº BA-00014/2014.
Pesquisa Sensus; Governador
A pesquisa Sensus, divulgada nesta quinta-feira (04), aponta que Paulo Souto (DEM) seria eleito no primeiro turno com 43% dos votos válidos. O segundo colocado, Rui Costa (PT), aparece com 16% e Lídice da Mata (PSB) está em terceiro com 10%. Da Luz (PRTB), Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU) somam 3% das intenções de voto. Votos em branco, nulos e indecisos somam 28% do eleitorado.  
Mais propaganda
O ministro da Saúde Arthur Chioro está dando sua contribuição para a reeleição de Dilma. Ele divulgou nesta quarta-feira (4) o balanço de um ano do programa ‘Mais Médicos’ do Ministério da Saúde. Segundo o levantamento, a Bahia recebeu cerca de 3,3 mil obras de construção e reforma de unidades de Saúde ligadas ao programa, o que totaliza 12,7% das 26 mil obras realizadas em todo o país. Em entrevista ao Bahia Notícias, o coordenador nacional do ‘Mais Médicos’, Felipe Proenço, afirmou que 90% das obras que o estado demandou estão em andamento ou já foram concluídas. Quem vai fiscalizar para saber se é verdade?
Riachão do Jacuípe
A propaganda e a mentira estão sendo usadas de forma despudorada pelo governo do PT para tentar alavancar Dilma e Rui. Estive em Riachão do Jacuípe e há uma placa enorme anunciando a recuperação do Estádio Eliel Martins. Mas tudo está lá do mesmo jeito. Inclusive os recursos são do Ministério dos Esportes e o beneficiado eleitoral é Bobô, candidato a deputado estadual pelo PCdoB. Inclusive, dizem os analistas, Bobô vai tirar a vaga de Álvaro Gomes na Assembleia.
 Paraíso dos grandes investidores
O Conselho Administrativo da Desenbahia aprovou o financiamento de R$ 120 milhões para as obras da fábrica JAC Motors, em Camaçari. De acordo com informações da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração, metade do valor sairá dos cofres do Tesouro Estadual, através do Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (FUNDESE), e o restante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). E tem gente que acha que receber o Bolsa-família é o paraíso. Agora imagine você colocar sua fábrica num estado, com isenção fiscal em várias coisas e, ainda, tomar dinheiro emprestado ao próprio estado para investir no negócio?
 Faminta por sexo
A Justiça da Índia concedeu o divórcio a um homem que alegou que sua esposa mostrava "um excessivo e insaciável apetite sexual", independente se estivesse cansado ou não. A juíza Laxmi Rao, da cidade de Mumbai, deu o divórcio ao casal, já que a mulher não compareceu ao julgamento. Perdeu a cabeça por “comparecer” demais à cama e perdeu o marido por não comparecer em juízo.
Polícia Civil: Paralisação
Policiais civis anunciaram, mais uma vez em menos de um mês, a paralisação da categoria para esta quinta (4) e sexta-feira (5) no estado. Um ato público será feito pela classe nesta quinta pela manhã, às 9h, na Praça da Piedade. Ainda não foi cumprido acordo com o governo Wagner (PT) para a publicação de decreto listando promoções desde abril, segundo o Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindipoc). O sindicato se reuniu com o secretário Maurício Barbosa nesta quarta (3), mas assegurou que, independente do resultado, a convocação seria garantida. Durante a paralisação de 48h, apenas 30% do efetivo atuará nos exercícios das funções de levantamento cadavérico e apuração de crimes contra crianças e contra a vida.
Mentir, mentir e mentir!
Lideranças do PT na Câmara dos Deputados comemoraram o resultado da pesquisa Ibope divulgado esta semana, em que a presidente Dilma Rousseff ganhou 3 pontos porcentuais. Esqueceram que Marina ganhou 4 pontos. Para o vice-presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (SP), a população tem tomado conhecimento, por meio da propaganda de TV da petista e dos debates, sobre os programas e os investimentos realizados pelo atual governo, o que se reflete no levantamento contratado pelo Estado e pela Rede Globo. Não duvido que a propaganda não tenha influenciado, mas os debates? Tá doido, Arlindo? Dilma é uma filósofa se ficar calada!
Pai de Marina
A irmã mais nova de Marina Silva (PSB), Maria Elizete da Silva, de 52 anos, diz que uma das primeiras providências da irmã, caso chegue ao Planalto, será tirar o pai, Pedro Augusto da Silva, de 87, da casa de madeira em que vive na Cidade Nova, bairro pobre de Rio Branco. Ela conta que Marina tem pelejado para que seu Pedro - um ex-soldado da borracha, que por mais de 30 anos tirou o sustento dos seringais - finalmente aceite sair do local. Em vão. O pai prefere ficar perto da família, que vive, em sua maioria, na capital acreana e arredores. Duas irmãs moram em pequenas colônias na zona rural. O único irmão é instrutor de autoescola na cidade.

Com informações básicas do CORREIO e do Bahia Notícias.