Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Jornada Pedagógica é iniciada com posse dos concursados

Prof. Quelton faz a abertura da Jornada

Maria Andrade, Ana Dalva, Soraia e Ildinho
Na manhã desta quinta-feira (6), no salão da Escola Waldir Pires, foi iniciada a Jornada Pedagógica 2014. A abertura se deu por voltas das 9:30 da manhã com o professor José Quelton Almeida, secretário de educação, dando boas-vindas a professores, coordenadores, autoridades e demais servidores, bem como aos novos concursados que tomaram posse naquela data. Além de Quelton, estavam também presentes, formando a mesa, o prefeito Ildefonso Andrade Fonseca, a presidente da Câmara Municipal de Heliópolis - vereadora Ana Dalva, Maria Zizélia Maranduba - secretária de assistência social, os vereadores Zeic Andrade e Ronaldo Santana, o presidente do SINDHELI - prof. Gilvândio Alves, a Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Maria Eugênia, a presidente do CAE e coordenadora do Pacto/PNAIC – Maria Edjan Tavares, a presidente do Conselho Municipal de Educação – Maria Andrade, a presidente do Conselho do Fundeb – Renata Soraia, o coordenador da Jornada Pedagógica 2014 – Renan Vieira, a coordenadora geral de Educação Básica – Taciane Barbosa Torres e a primeira dama do município – Ana Maria Fonseca (Santaninha). O prefeito do município, Ildinho, usou a palavra e pediu aos professores e demais servidores da educação que transformassem o ano de 2014 num ano promissor, porque o ano anterior deixou muito a desejar. Deu boas-vindas aos concursados e, em seguida, deu posse a todos os que compareceram ao ato.
Arnóbio, Santaninha, Maria Eugênia,
Gilvândio, Vereador Zeic e Taciane.
A profª Jéssica (1ª colocada) tomando posse.
Após a posse dos concursados presentes, houve um intervalo para um lanche. Em seguida foi a vez do professor Pompeu Tranzillo Júnior fazer sua palestra motivadora. Professor Pompeu ministra aulas na FANESE e na Faculdades São Luís de França, em Aracaju, e apresentou em sua palestra os 15 pontos importantes para alguém crescer profissionalmente. Ele é autor do livro Falando e Encantando em Público. O palestrante foi muito aplaudido, tanto que a parada para o almoço só se deu próximo das 13 horas. A jornada foi reiniciada às 14 horas e coube ao professor Landisvalth explicar o PAMEH – Plano de Ações e Metas da Educação de Heliópolis para os próximos 3 anos. O objetivo é a implantação do Currículo Único, da Avaliação Bimestral Simultânea e da várias outras ações que ajudaram a fazer evoluir o processo de ensino e aprendizagem no município. O Projeto contempla a educação infantil, alfabetização, fundamental I e fundamental II. Por sugestão da presidente do Conselho Municipal de Educação, haverá o acréscimo de tópicos relacionados à educação do aluno excepcional.
os servidores marcaram presença
Nesta sexta-feira, os professores estarão produzindo um currículo único para todos os anos do ensino infantil e fundamental, pela manhã, e iniciam pela tarde o planejamento anual por unidade. No sábado, a meta é elaborar questões que formarão o banco de dados do CAE – Centro de Avaliação e Estatística, órgão que administrará o PAMEH na Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer. Nesta sexta-feira também haverá uma reunião com os dirigentes e funcionários da Escola Castro Alves para estudos de implantação do turno integral na instituição, ainda em 2014. As aulas serão iniciadas dia 10 de março, na segunda-feira. O secretário de educação, professor Quelton, avisa que está aguardando alguns professores que ainda não tomaram posse por falta de um detalhe ou outro, mas isso não afetará o início das aulas. O que pode ocorrer é a ausência pontual de um professor ou outro numa disciplina, mas que tudo estará regular em poucos dias. Inclusive, já há previsão da convocação de novos concursados em breve.
Prof. Cleiton tomando posse

José A. Neves - 1º em Aux. Serv. Gerais.
Ausentes da Jornada
Vários vereadores e secretários municipais estiveram ausentes na abertura da Jornada Pedagógica 2014, mas duas ausências chamaram atenção: O vice-prefeito, Gama Neves, e o Secretário de Administração e Finanças, Beto Fonseca. Gama está em Salvador cuidando do seu pai, que passou por procedimento cirúrgico, e ligou para justificar. Prometeu estar no encerramento. Já o secretário está em Aracaju fazendo uma bateria de exames. Beto Fonseca passou mal neste último fim de semana e só comparecerá no encerramento da Jornada.
Dia Internacional da Mulher
Quem imaginou que a administração municipal esqueceu o Dia Internacional da Mulher, por conta da realização da Jornada Pedagógica, errou. É que Leila de Beto informou que a data comemorativa será celebrada no dia 14 de março com uma programação ainda em construção pela Secretaria de Assistência Social. Assim que tudo estiver organizado, o Landisvalth Blog registrará. (Dê um clique nas fotos para ampliá-las)