Exclusivo!

Novo Triunfo é a cidade mais pobre do Brasil

Novo Triunfo é a cidade mais pobre do Brasil (foto: Google) Ser Nordeste duas vezes não é fácil. Nossa região está localizada no Norde...

Novidade

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O STR de Heliópolis e a porca de Silé

                                                                                    Landisvalth Lima
Juarez, Joel e Cristóvão querem invalidar Assembleia legítima
     É verdade que esta novela do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Heliópolis já deveria ter terminado, até porque a audiência está caindo e ninguém aguenta mais as peripécias do trio parada dura Juarez-Joel-Cristóvão. Um vilão atormenta muita gente. Três vilões atormentam, atormentam, atormentam muita mais. Mas ainda cabe aqui uma análise dos fatos. Até porque, Heliópolis está marcada para sofrer pela ação de falsos líderes, verdadeiros déspotas, ignorantes imbecis e, principalmente, mentirosos de carteirinha.
     Com a tomada de consciência do grupo liderado por Zé Guerra, que se afastou de Juarez e fez acordo com o grupo liderado por Dona Edmeia, uma nova Junta Administrativa foi eleita no final do ano passado. Parecia que o STRH agora, finalmente, teria seus administradores escolhidos democraticamente. A eleição estava marcada para 15 de fevereiro último, mas não ocorreu. Todos sabem quão dissimulado é o nosso Juarez Carlos Oliveira. Ninguém mais por aqui cai na lábia dele, mas parece que o Juiz do Trabalho de Euclides da Cunha deu ouvidos ao nosso falso Messias. Não vamos aqui pensar que o magistrado agiu por ingenuidade. Pode ter sido por cautela quando decidiu adiar as eleições, mas não havia nada de errado. O Juiz foi induzido ao erro. Não imagino outra forma de pensar.
     Vamos aos fatos. As mentiras de Juarez, corroboradas por Dr. Joel e apoiadas por Cristóvão, conseguiram até afastar a deputada Fátima Nunes, que agora perdeu o pouco de apoio que ainda tinha em Heliópolis. Não entendo as escolhas da deputada. Os votos dela por aqui vão de escada abaixo. Resta Arnaldo da Maçaranduba como cabo eleitoral. Ou será que ela acha que terá o apoio de Juarez? Uma hora destas, o nosso falso Messias estará a busca de deputados por aí. Soube até que já andou por Feira de Santana. E, se apoiasse, a troca seria da matemática do menos. Não se pode comparar a representação de Dona Edmeia com a de Juarez. De todas as eleições que o nosso falso Messias disputou, só uma venceu: a do Sindicato. E não correspondeu. Estivesse vivo o Padre Cabral, ele lhe teria puxado as orelhas.
     Acredite quem quiser, Juarez disse que a Comissão Eleitoral impediu que ele inscrevesse sua chapa, mesmo ainda restando um dia para encerrar o prazo. Ele não só mente como acredita na própria mentira! Pior, ainda convenceu Arnaldo, Janete, Maria Augusta e Josefa Rodrigues a renunciarem aos cargos da Junta Governativa do STRH, deixando apenas Nalva, que era a presidente, para invalidar quaisquer atos da direção do sindicato, mesmo faltando apenas dez dias para findar o mandato da junta. Acho até que esta ideia estapafúrdia não chega a ser burrice dele. Deve ter sido coisa de algum rábula. Foi o Juarez que colocou cadeados no Sindicato, impedindo o seu funcionamento, e foi a Assembleia Geral que decidiu, por unanimidade, tomar posse de sua sede, arrebentando os cadeados. Na petição ao Juiz, o nosso falso Messias alega que a atual junta invadiu o sindicato, agindo como se fosse propriedade particular.
     Na audiência lá em Euclides da Cunha, realizada na última quarta-feira (19), Dona Edmeia, Dra. Tereza Cristina e Maria do Beiju propuseram que se acabasse com o lengalenga e saíssem dali com as chapas registradas, com a data da eleição marcada e que deixassem os trabalhadores decidirem quem eles desejavam dirigir os destinos do STRH. Seria um grande acordo para pôr fim à novela. Quem não aceitou? Exatamente Juarez Carlos Oliveira. Sem acordo, a Dra. Teresa preparou as contestações e aguarda nova audiência para o dia 12 de março. O trio parada dura aposta na lentidão da Justiça. E é lenta mesmo. Só agora ficou decidido a questão da idade limite para ser considerado jovem, que é aos 32 anos. O trio não aceitava a verdade de que só se deixa de ter 32 anos quando se completa 33! Foram cerca de quatro meses só para o Juiz dizer o óbvio! 
     Fato é que o prazo desta atual Junta Governativa está acabando e o STRH não pode parar. Deveremos ter nova Assembleia Geral para eleger uma nova junta. Provavelmente o que o Juiz decidir dia 12 não terá efeito prático, a não ser que ele determine a ampliação do mandato da atual junta, marque a data das eleições e abra prazo para inscrições das chapas. Ou, o menos provável, uma ação interventora da FETAG para pôr fim ao imbróglio. Mas parece que o Claudio Bastos está mais para busca-pé que deu chabu. Torço para que o capítulo final fique nas mãos dos verdadeiros protagonistas: o sindicalizado.
     Aproveito aqui o final do artigo para fazer um desafio a Juarez, a Joel e a Cristóvão: aceitem disputar a eleição. Por que vocês não querem o pleito? Seria a aceitação antecipada da derrota? Vocês não aceitariam a decisão da maioria dos associados? Porque correm desesperados da eleição como o navio negreiro correu do poeta? E a você, Juarez, mostre que você não é uma nota de 15 reais. Prove para todos nós que as lorotas que você inventa por aí tem um fundo de verdade. Parece até que você está agindo tal qual a porca de Silé. Não sabe o que é isso? Silé era um criador de porcos e tinha uma porca que paria uma cacetada de bacorinhos. Mas a desgraçada era individualista e ambiciosa. Na hora da alimentação, comia o que fosse possível. Quando não aguentava mais, e percebia que sobrava comida para os outros porcos, virava o cocho. 
     PS.: Só para meus poucos opositores. É só uma metáfora, pessoal. Ninguém é porco, nem mesmo Juarez. 
     Tucano sem Merenda Escolar
Dr. Igor deixa faltar merenda
     O meu amigo de Facebook, Adenilton Oliveira, postou mensagem revoltado com a falta da Merenda Escolar nas escolas do município de Tucano. Segundo ele, as aulas da rede municipal de ensino foram iniciadas dia 17/02. Mas, em todas as unidades da sede e comunidades da área rural, as aulas ainda estão sendo prejudicadas pela falta da Merenda Escolar. Além da alimentação, falta também água em algumas escolas. A Câmara Municipal iniciou o ano legislativo na quarta-feira (19) e não tratou do assunto. Enquanto isso, os alunos estão sendo liberados mais cedo, algo que prejudica o rendimento escolar. Para quem não sabe, o prefeito é o Doutor, ele é médico, Igor Moreira. Ah! Ele é do PT.
     Eleições 2016
     Parece que tem gente que não tem o que fazer. Nem mesmo temos os resultados da eleição de 2014, já tem cabo eleitoral lançando nome para 2016. Na oposição já temos dois candidatos: Mendonça e Giomar. Do lado do governo tem gente que afirma de pés juntos que Zélia Maranduba não abre para ninguém. Nem mesmo para Ildinho. Não está muito cedo, não? Vocês não acham que a hora agora é do trabalho e não da politicagem! Eu, hein!
     Lixão na BA 393
     Estão formando um novo lixão a um quilômetro da saída de Heliópolis a Poço Verde, no lado direito. O proprietário já está arrancando os cabelos. Até lixo de abatedouro de frango jogam no local e a fedentina é grande. Muitos tendem a culpar a prefeitura, mas ali é propriedade do Governo do Estado, que também não tem culpa. É preciso que façamos a nossa parte. E o proprietário avisa que se a coisa continuar vai parar no Ministério Público. Há locais adequados na cidade para o descarte do lixo.
     Reuniões e reuniões
     Para quem estava reclamando da ausência, agora não há mais do que se lamentar. O governo municipal tem feito inúmeras reuniões administrativas. Tudo com o intuito de acertar. E vem muitas novidades por aí. A máquina está sendo aceitada e colocada nos trilhos. Agora vai!
     Orgulho
Ildinho - prefeito de Heliópolis
     Se tem uma coisa que o prefeito de Heliópolis pode se orgulhar é da lisura do concurso público. Ildinho pode bater no peito e sentir orgulho. Até aqui nada fora da normalidade. É, decididamente, a primeira grande realização republicana do seu governo.
     Universidade Federal do Nordeste da Bahia
     Depois da reunião da última quinta-feira (20) em Ribeira do Pombal, agora é a vez de Heliópolis. Neste sábado (22), na Câmara Municipal, haverá um encontro para nortear as ações de implantação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia – UFNB. Será a partir das 9 horas da manhã. A vereadora Ana Dalva convida todos. Já está confirmada a presença de Gilmar Santos, do vereador Washington de Cícero Dantas, além de autoridades do municípios da região. Participe.