Exclusivo!

Poço Verde nega título a Lula. E daí?

A cegueira ideológica impede a transformação real da sociedade (foto: porvir.org.) Dizem que o Brasil está tão dividido que é preciso ...

Novidade

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O que está acontecendo mesmo?

                                              Landisvalth Lima
Está cada vez mais difícil acreditar nos poderes constituídos, notadamente nos dois governos do PT, o estadual e o federal. As notícias se acumulam e colocam em choque a propaganda do governo e os fatos que pululam pela Bahia e pelo País. Vejam esta: enquanto comerciantes de Salvador, região metropolitana e de outros municípios conheceram nesta segunda-feira (10) as ações e objetivos do programa Pacto pela Vida, com direito à apresentação na Câmara de Dirigentes Lojistas, na Avenida Carlos Gomes, em Salvador, conduzida pelo secretário estadual da Comunicação e coordenador executivo do programa, Robinson Almeida, e o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, um grupo de assaltantes roubava uma casa lotérica no bairro de Brotas. De acordo com informações da 26ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Brotas), os criminosos saquearam caixas e clientes que estavam fazendo pagamentos no momento do crime. No evento da Carlos Gomes, foram mostradas a redução de 7,6% no índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na Bahia em 2013, as ações de combate ao tráfico de drogas e os investimentos feitos na área de segurança pública, como a compra de novos equipamentos. Os comerciantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer mais as ações sociais desenvolvidas pelas bases comunitárias de segurança. Já em Brotas, o assalto aconteceu por volta de 14h, em uma casa lotérica no largo da Cruz da Redenção. Durante a fuga, os criminosos se depararam com uma guarnição da 26ª CIPM e trocaram tiros com os policiais. Eles abandonaram no local um veículo modelo Fox, de cor preta, que segundo a Central de Polícia foi roubado na noite do último domingo (9). O grupo fugiu com um táxi, que eles roubaram perto da casa lotérica. A guarnição da 26ª CIPM ainda perseguiu o veículo, mas os criminosos conseguiram evadir. O carro foi encontrado posteriormente no bairro da Federação. Também segundo a 26ª CIPM, o número de envolvidos no crime e a quantia roubada da casa lotérica ainda não foi revelada. O veículo modelo Fox que foi abandonado perto do estabelecimento onde aconteceu o crime foi encaminhado para a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos. Ninguém ficou ferido durante a ação.
Esta outra é nacional: apesar de cumprir pena de nove anos, em regime semiaberto, por homicídio, o filho de um ex-deputado do Amazonas poderá passar dez dias no Caribe, com autorização judicial. Raphael Wallace Souza, filho do ex-parlamentar Wallace Souza, recebeu o aval do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-AM), e poderá viajar para à Ilha de Margarita, na Venezuela, que faz parte do arquipélago caribenho. O pedido foi feito em janeiro deste ano a Vara de Execuções Penais de Manaus, onde consta que o detendo passará dez dias em um resort junto com a mãe. O Ministério Público do Amazonas deu um parecer favorável à viagem, com a contrapartida de que os dias sejam descontados do período de saída temporária que os integrantes do regime semiaberto tem direito. “A saída temporária deve ser concedida para cumprimento na mesma localidade onde a pena está sendo executada, entretanto, excepcionalmente, há a possibilidade de deferimento para o apenado ausentar-se da Comarca com o intuito de convívio sociofamiliar”, justificou o promotor de Justiça Marco Aurélio Lisciotto no parecer, aceito pelo juiz Luís Carlos Honório de Valois. Em junho de 2012, Raphael Wallace Souza foi condenado por assassinar um suspeito de tráfico de drogas em 2007. O pai de Raphael, o ex-deputado Wallace Souza, foi cassado e preso em outubro de 2009 por suspeita de encomendar mortes para exibir em um programa de televisão que apresentava com os irmãos, e por suspeita de comandar uma organização criminosa no Amazonas. Ele também era suspeito de formação de quadrilha, posse ilegal de arma e associação para o tráfico de drogas. Wallace morreu em 2010, vítima de uma parada cardíaca.
Ainda falando em Justiça, o Tribunal do Paraná despencou do 1º para o 21º lugar no ranking de eficiência para julgar casos de corrupção no país. A mudança brusca de colocação entre os 27 TJs ocorreu no mês passado, quando o tribunal transmitiu dados atualizados ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Na prática, não houve uma queda repentina na qualidade do serviço, e sim o envio de dados corretos ao CNJ. Em agosto, o tribunal repassou informações que indicavam 99% de cumprimento da chamada Meta 18. Em Sergipe, por exemplo, o TJ incluía processos já julgados nos primeiros relatórios, o que jogava a meta para cima. A ideia, porém, era que fossem considerados apenas os não julgados. Já no Pará e em Rondônia, o paulatino cadastramento das ações de corrupção foi diminuindo o percentual de cumprimento da meta. Enquanto isso Dilma anuncia milhões investidos em Cuba. E não estamos falando dos bilhões investidos para a organização da Copa do Mundo. Os estádios estão quase prontos, mas a mobilidade urbana e os aeroportos estão com suas obras quase paralisadas. Algumas ainda nem mesmo começaram. Hoje, a Presidenta informou que investirá 33 bilhões em Metrôs, BRt`s e demais transportes de massa. Mas estamos a menos de 4 meses da Copa. É loucura ou propaganda enganosa? Será que o Metrô de Salvador rola nos trilhos este ano? Dias depois do fato, e agora porque o jornalista foi declarado morto, a Presidenta determina que a Polícia Federal investigue o atentado ao cinegrafista da Band. Disse claramente que a polícia do Rio de Janeiro não é confiável. Está cada vez mais difícil acreditar no que dizem os governantes. Parece que a propaganda governamental, paga com o nosso dinheiro, é uma espécie de cala-boca-negro. As cabeçadas do PT na Bahia, somadas às da nossa Presidenta e da nossa Justiça parecem samba de crioulo doido. E eu nem vou falar do Congresso Nacional! Dá a impressão que estamos num barco à deriva em pleno mar revolto, e sem comandante. Vôtê!

Com informações do Bahia Notícias, G1 e da Folha de São Paulo.