Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Fábrica de cimento em Paripiranga vai gerar 2.300 empregos


Donaldson Gomes - de A TARDE
Paripiranga (foto: edelsonfreitas.com)
Os grupos Queiroz Galvão e Cornélio Brennand vão construir uma fábrica de cimento no município de Paripiranga, a 310 quilômetros de Salvador, com capacidade de atender aproximadamente 40% da demanda do Estado. A fábrica Cimentos da Bahia S.A. vai receber um investimento de R$ 850 milhões. Na fase de construção, serão gerados 800 empregos. Quando a fábrica iniciar a operação, vai gerar 300 empregos diretos e outros 1,2 mil indiretos. De acordo com os investidores, a unidade terá capacidade para produzir 2 milhões de toneladas de cimento Portland por ano. Todo o processo de produção, da extração do minério à embalagem do cimento, será realizado na cidade baiana. As grandes reservas de calcário na região foram determinantes para a escolha do local, diz o diretor industrial da Cimentos da Bahia, José Tarcísio Piau. "Além das significativas reservas de calcário, a cidade está numa boa localização do ponto de vista logístico", explica o diretor. Segundo Piau, como grande importadora de cimento de outras regiões do Brasil, investir no mercado baiano representa uma boa oportunidade. "Só a nossa fábrica deverá dobrar a capacidade de produção do Estado", estima. A expectativa é que as obras de construção da fábrica se iniciem em dezembro deste ano com as obras de terraplanagem e que a unidade  inicie a produção no início de 2016. "Nós acreditamos que podemos concluir a fase de licenciamento ambiental até o mês de outubro", diz. Além do licenciamento ambiental, a Cimentos da Bahia ainda depende da autorização de lavra. "Estamos buscando esta autorização", afirma. A cidade de 28 mil habitantes tem a agricultura de sequeiro (dependente da chuva) como a principal atividade econômica. Também é na cidade que está localizada a principal instituição privada de ensino superior da região, a Faculdades Ages.   

Câmara aprova criação da COMPDEC de Heliópolis

Câmara teve mais uma sessão movimentada (foto: arquivo do Landisvalth Blog)

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Heliópolis foi marcada por uma movimentação acima do comum nesta última segunda-feira (01 de abril). É que havia nítida inferioridade no Plenário para o prefeito Idelfonso Fonseca, graças à ausência do vereador José Clóvis Pereira. E a correria foi grande já que, além da presença de Antônio Jackson Maranduba, que se apresentou para dar explicações sobre as contratações irregulares de veículos no transporte escolar, feitas pela empresa Minha Região, de Ribeira do Pombal, e denunciadas pelo vereador Giomar Evangelista, havia um Projeto de Lei em caráter de urgência urgentíssima. Trata-se da criação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC – do município de Heliópolis. O órgão está subordinado diretamente ao prefeito, ou ao seu substituto, com a finalidade de coordenar todas as ações de proteção e defesa civil nos períodos de normalidade e anormalidade. A justificativa para apresentação do Projeto é a urgência nas ações de combate à seca que assola o município. Tudo está centralizado na figura do prefeito. É ele quem indica o Coordenador e o Conselho Municipal será regulamentado por decreto. Além disso, haverá uma Secretaria, um Setor Técnico e um Setor Operativo. Os servidores designados para o COMPDEC não receberão qualquer gratificação. Interessante é que, apesar da urgência urgentíssima, o Projeto dava prazo de 60 dias para sua regulamentação. Os vereadores apresentaram uma emenda coletiva reduzindo esse prazo para 72 horas. O projeto foi aprovado por unanimidade em mais duas sessões extraordinárias contínuas.
Oposição garantiu aprovação
Com a presença do Líder da Oposição, o vereador José Mendonça, que ainda apresentava os pontos de uma cirurgia feita na testa há menos de uma semana, produto de um acidente de moto, a oposição garantiu a aprovação do Projeto de Lei de criação da COMPDEC. Do lado do governo, só estavam presentes Zeic Andrade, Ronaldo Santana e Raimundo Sabiá. Como Ana Dalva só vota em caso de desempate, a oposição marcaria 4 X 3, se quisesse derrotar o projeto. Chegaram a dizer que os vereadores da oposição estão mais empenhados em mostrar que estão ali para contribuir com administração de Ildinho, naquilo que possa beneficiar a população. Parecia que os vereadores do governo foram pegos de surpresa com a apresentação do projeto. Não defenderam a propositura em nenhum momento.
Manoel do Tijuco de olho!
Quem está de olho na Câmara Municipal de Heliópolis é o suplente de vereador Manoel do Tijuco. É que o vereador José Clóvis está a três sessões da perda do mandato. Ele já faltou em 4 das 6 sessões deste semestre. Pelo regulamento da casa, o vereador só pode deixar de comparecer a um terço da quantidade de reuniões da Sessão Legislativa (o semestre). O  representante do Tijuco só está esquecido de uma coisa: Valdelício poderia voltar a ocupar sua cadeira e Raimundo Sabiá é que seria efetivado como vereador. Até aqui José Clóvis não tem justificado suas constantes faltas. Seria desânimo com o mandato?
Maranduba Representações
As justificativas apresentadas por Antônio Jackson como representante da empresa Minha Região parece que convenceu os vereadores. Até porque, a denúncia do vereador Giomar Evangelista surtiu o seu efeito desejado: o ônibus já foi substituído e o perigo afastado. Agora, é muito estranho que o marido de uma secretária municipal seja representante de uma empresa que venceu a licitação para execução do transporte escolar de uma administração da qual ele chegou a ser cotado para ser o responsável pelo setor licitatório. Não se vê impedimento ilegal, mas é muito estranho! Com a palavra o José Célio, dono da empresa.

Marina estará em Ilhéus e Itabuna sexta e sábado e fala em candidatura para 2014

Marina Silva

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva disse nesta terça-feira (2) que só decidirá em 2014 sobre sua possível candidatura à Presidência da República nas próximas eleições. Apesar da caravana que fará nesta sexta-feira (5) e sábado (6) nas cidades de Ilhéus e Itabuna, Marina afirmou, em entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, da Rede Tudo FM 102,5, que seu objetivo, neste momento, é divulgar a Rede de Sustentabilidade, partido que pretende formar ainda este ano. "Precisamos de 550 mil assinaturas para a criação da legenda e já percebemos uma nova forma de militância política, de ativismo autoral. Pessoas que não querem mais ser espectadoras, já que os partidos não dão mais espaço para o debate", declarou a ex-ministra, ao jornalista Samuel Celestino. A ideia, segundo Marina, é criar uma sigla "horizontal", que realize debates em todos os setores. "Queremos buscar o reencantamento com a política, já que hoje a maioria dos partidos se transformou em projetos do poder pelo poder, sem discussão de propostas para o país, mas de como se faz para ganhar eleições", explicou. Marina disse ainda que considera o próximo ano um "novo momento", diferente das últimas eleições, em que obteve quase 20 milhões de votos pelo PV, e que é a favor do financiamento público de campanhas eleitorais, o que "criaria igualdade para todos que irão concorrer", já que exigiria maior rigor na prestação de contas e um limite nas doações. Sobre a eleição do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, a ex-ministra, que é evangélica, disse que isso faz parte do jogo político atual, em que "comissões são rifadas no governo" e outras acabam com líderes que não são ligados às causas, "como é o caso da Comissão de Meio Ambiente do Senado, que também não tem um ambientalista na presidência".
Informações do Bahia Notícias.

Sargento mata ex-mulher na frente dos filhos em Canudos


Sargento da PM mata ex-mulher e depois se suicida na frente dos filhos em Canudos. Casal travava disputa judicial. Sargento foi buscar os filhos para passar o domingo de Páscoa, mas discussão com a ex terminou em tragédia.
Canudos Acontece.com - Louise Lobato – do CORREIO – e Henrique Mendes – de A TARDE.
Tudo ocorreu na frente desta mercearia
Um sargento da Polícia Militar matou a ex-mulher e depois se suicidou na frente dos filhos em Canudos, município localizado a 350 quilômetros da capital baiana. O crime aconteceu por volta das 9h deste domingo (31), em um povoado a cinco quilômetros da cidade. Segundo o capitão Moura, da 5ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Euclides da Cunha), o PM Isamaque Ferreira Lima, de 48 anos, havia acabado de buscar os quatro filhos para passar o Domingo de Páscoa quando ele encontrou com a ex-companheira na Mercearia Carvalho. Segundo um morador da cidade, que prefere não ser identificado, o homicídio ocorreu quando o militar Isamaque Ferreira Lima, de 48 anos, que estava com os três filhos em seu veículo, encontrou a ex-esposa em frente à Mercearia e Frigorífico Carvalho. Ao descer do automóvel, o PM teria iniciado uma discussão com a vítima. O casal estava separado havia pouco tempo. Durante a briga, o PM sacou a arma e disparou três vezes contra a ex, Regina Cardoso de Carvalho, 38 anos. Informações de testemunhas apontam que Regina deu as costas para o ex-marido antes de ser atingida pelos três tiros. Em seguida, o sargento atirou na própria cabeça.
Sargento Isamaque
Os filhos do casal - uma menina de seis anos e os gêmeos de quatro - estavam dentro do carro do pai e presenciaram o crime. O filho do PM com a primeira esposa, um garoto de 8 anos, também estava no Volkswagen Voyage do sargento e assistiu a toda cena. Regina não resistiu aos ferimentos e morreu em frente a mercearia. O PM Isamaque chegou a ser socorrido para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.  "Já haviam indícios que este tipo de fa
Regina Cardoso
talidade poderia acontecer", relatou o capitão Moura. "Segundo testemunhas, a Regina já tinha registrado queixa contra o sargento por ameaça. Eles também já tinham feito parte de uma audiência conciliatória com o Ministério Público, mas não chegaram a um acordo. Tudo indica que a disputa dos dois tinha relação com a guarda das crianças".
O corpo de Regina Cardoso de Carvalho permanece no local do crime, aguardando a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Euclides da Cunha. Já o corpo do sargento Isamaque Ferreira Lima está em um hospital local, onde também aguarda a chegada do DPT. O caso será investigado pela Delegacia de Canudos. As crianças foram retiradas da cena do crime e estão acompanhadas dos familiares maternos, mas também devem ser ouvidas pela polícia da região.
Comoção - De acordo com testemunhas entrevistadas por A TARDE, que preferiram não ser identificadas, o clima na cidade, de população próxima a 16 mil habitantes, é de comoção. A ex-mulher do PM, Regina Cardoso, era professora de história no colégio municipal Comaf, em Canudos, e irmã do vereador Bino (PMDB). Até as 14h30 deste domingo, o corpo de Regina permanecia no local do homicídio; e o do militar Isamaque Ferreira no hospital do município. Nenhum parente do policial compareceu a unidade médica até esta tarde.