Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Prefeitura de Heliópolis gasta 60 mil em computadores e Internet só em dezembro

Vereadora Ana Dalva

O mês de dezembro deve trazer péssimas recordações ao servidor público municipal de Heliópolis. É que não receberam o 13º salário da administração anterior. Também devem estar indignados os servidores que tiveram seus nomes negativados no SPC/SERASA, por causa dos consignados da Caixa Econômica Federal, descontados no salário, mas não repassados à instituição pela administração municipal, mesmo o município tendo arrecadado quase 3 milhões no referido mês. Agora vão ficar, além de indignados, convictos de que neste país as leis foram feitas para proteger aqueles que não as seguem. É o que revela a descoberta da vereadora Ana Dalva, presidente da Câmara Municipal de Heliópolis. Ele está terminando o levantamento do último mês da administração passada e o que descobriu é uma ofensa a qualquer nação comprovadamente corrupta. Além dos exorbitantes gastos com combustíveis, Ana Dalva revela dois fatos que se aproximam de um filme de terror.
O primeiro é um conjunto de pagamentos feitos à empresa Leila Sabrina Morais Reis ME, localizada na Rua Poço Verde. Trata-se da Real Net, criada em 23 de Fevereiro de 2010. A empresa prestou serviços no fornecimento de Internet e Link de comunicação para tráfego de aplicações cooperativas. A empresa foi vencedora do processo licitatório nº 05/2012, com inexigibilidade. No mês de dezembro, esta empresa recebeu 15 pagamentos da Prefeitura de Heliópolis de diversas rubricas, totalizando a soma fantástica de 30 mil reais. Se levarmos em conta que a OI oferece banda larga em Heliópolis a 40 reais por cliente, daria para a prefeitura fornecer internet grátis a 750 famílias em Heliópolis. Ana Dalva ainda compara com a internet que a Câmara Municipal de Heliópolis paga por mês: 300,00 reais. “Se todas as secretarias e órgãos de Heliópolis, localizados na sede, tivessem Internet banda larga, todo este dinheiro daria para pagar os serviços o ano inteiro, com muita sobra!”, afirma.
Outra empresa agraciada com pagamentos generosos foi a velha e conhecida Marilene Dantas dos Santos e Companhia LTDA – ou Ideal Informática – localizada na Avenida Ferreira Brito, em Ribeira do Pombal. Foram 27 pagamentos de várias rubricas orçamentárias para manutenção preventiva e corretiva de impressoras, copiadoras, microcomputadores e monitores. O processo licitatório é o de Carta Convite nº 002/2011 e os valores bateram exatos 30 mil reais. A radiografia das contas da Prefeitura Municipal até dezembro de 2012 está quase pronta e mostra uma coisa comum: só falta dinheiro quando é para beneficiar o povo. “Estes 60 mil jogados no ralo da corrupção, porque todos sabem que em dezembro quase nada funcionou na administração de Heliópolis, daria para pagar o 13º de vários servidores ou daria para pagar 3 equipes do PSF. Não sei onde vamos parar com tudo isso!”, disse indignada a vereadora Ana Dalva. Ela promete mais revelações na próxima semana.
Apreensão de animais
Um carro para apreensão de animais já circulou nesta sexta-feira pela rodovia BA 393. O objetivo e apreender os animais soltos na rodovia, causadores de vários acidentes. A ação é consequência de um bom trabalho desenvolvido pelo vereador Washington Andrade, ou Washington da Padaria, em parceria com o Núcleo dos Direitos Humanos da cidade de Cícero Dantas. São atitudes como estas que nos fazem acreditar que há uma luz no fim do túnel e parece que ainda não estamos nas trevas da república do faz-de-conta.
Valdimir Herzog
Vladimir Herzog
A família do jornalista Vladimir Herzog, morto em 1975 durante a ditadura militar, recebe nesta sexta-feira (15) uma versão retificada do atestado de óbito. O novo documento, revisado após determinação da Justiça, consta como causa da morte "lesões e maus tratos sofridos durante o interrogatório em dependência do 2º Exército (DOI-Codi)", em substituição à versão de "asfixia mecânica por enforcamento", divulgada pelo exército ao alegar um suposto suicídio. "É uma grande vitória. Quando você tem um atestado mentiroso e é obrigado a aceitá-lo é quase que um processo de humilhação para família", disse Ivo, um dos filhos do jornalista. A alteração no documento ocorre após um pedido da Comissão Nacional da Verdade, acatada pelo juiz Márcio Bonilha Filho, da 2ª Vara de Registros Públicos de São Paulo. Para Marco Antônio Barbosa, presidente da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos da secretaria de Direitos Humanos e advogado da família, a retificação do documento é "essencial e importante para a consolidação de um Estado democrático de direito". (Folha de São Paulo).
Prostitutas aposentadas
As meninas estão aposentadas
Duas prostitutas gêmeas de 70 anos que trabalham no distrito da Luz Vermelha de Amsterdã, na Holanda, anunciaram sua aposentadoria. Com experiência conjunta de mais de 100 anos, Louise e Martine Fokkens estariam com problemas de saúde, segundo o Daily Mail. Martine tem três filhos; Louise tem quatro e sofre de artrite, o que torna impraticável fazer sexo em algumas posições, segundo ela. Martine ainda relatou a dificuldade para atrair clientes nos últimos anos, com a exceção de um senhor que gosta de sessões semanais de sadomasoquismo e era seu único cliente atualmente. “Era como se ele viesse para uma missa de domingo”, comparou. As irmãs também se queixam das atuais condições de trabalho e lembram “os anos dourados” da prostituição em Amsterdã, antes da chegada da máfia. “É muito diferente agora. Costumávamos sentar nas janelas com roupas. A legalização de bordéis em 2000 não melhorou a vida das prostitutas”, disseram. (Bahia Notícias).
Dominguinhos em coma
Dominguinhos
Um dos melhores sanfoneiros do planeta está em risco de nos deixar. O estado de saúde de Dominguinhos se agravou e o cantor, que está internado há quase três meses no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, entrou em um coma irreversível, sem expectativas de acordar. A família e os amigos mais próximos foram comunicados sobre a situação no dia 25 de fevereiro, mas só agora resolveram divulgar o estado do músico em respeito aos fãs.
Será que precisamos disso, Fátima Nunes?
Deputada Fátima Nunes
Na tentativa de ficar "bem na fita" com os servidores públicos estaduais, a deputada Fátima Nunes (PT) apresentou, em setembro de 2011, um projeto de lei na Assembleia Legislativa que poderia significar um sonho para o trabalhador – como ela mesma justificou no documento – ou um pesadelo para a máquina, gerida justamente pelo seu colega de partido, o governador Jaques Wagner. Conforme a proposta da petista, apesar do déficit de profissionais em diversos órgãos, cada um dos mais de 190 mil funcionários ativos das repartições administradas pelo Estado seria contemplado com folga no dia do seu nascimento. Logo no artigo 1º do PL, ela solta a língua-de-sogra: “Fica concedido ao funcionário ou servidor público (estatutário e celetista) integrante do Quadro de Pessoal dos Poderes Executivo- Administração Direta, Autárquica e Fundacional, Legislativo e Judiciário, e dos respectivos órgãos Tribunal de Contas do Estado, Defensoria Pública e Ministério Público Estadual, o direito de se ausentar do trabalho por 01 (um) dia útil, a ser usufruído na data de seu aniversário natalício”. Mas haveria exceção à regra, no entendimento da parlamentar, em casos bem específicos: férias, licença e falta de expediente no dia de soprar velinhas; ou ainda para profissionais punidos com suspensão nos últimos três anos ou que tivessem três faltas injustificadas nos 365 dias anteriores à promulgação da norma. “O aniversário é um evento que merece ser celebrado e, tendo em vista que é cultural a comemoração, nada mais justo do que conceder essa folga aos servidores”, argumentou Fátima Nunes. Não fosse a Comissão de Constituição e Justiça da Casa, que barrou a matéria esta semana, em vez de bolo e guaraná, a bexiga dos órgãos estaduais poderia estourar de tanto pique-pique-pique. (Bahia Notícias).
Precisa-se, mas sempre falta!
Os 21 municípios vinculados à 12ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), com sede em Serrinha, estão com dificuldade em adquirir agulhas para realizar a vacinação das crianças com até cinco anos de idade nos postos médicos. O problema teve início em novembro do ano passado e os municípios da região sisaleira da Bahia ainda não conseguiram regularizar os estoques. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Coité, um dos municípios que integram a 12ª Dires, o material precisou ser comprado no início do ano com recursos próprios, mas a quantidade é considerada insuficiente para atender à quantidade de pacientes que procuram as unidades. Contatada pelo Bahia Notícias, a Sesab informou que houve uma "falta pontual" por conta do aumento inesperado da demanda. Segundo a pasta, todos os procedimentos necessários para aquisição do material já foram realizados e a previsão de entrega das agulhas é para o final de março. Apesar do problema, a Sesab informou que a 12ª Dires possui estoque do produto, que é distribuído prioritariamente aos municípios que apresentam maior demanda imediata. Eita! Bahia de meu Deus!

Suspeitos por explosão em banco de Ibiassucê são presos pela polícia


Dois deles foram baleados em troca de tiros
Da Redação do CORREIO
Portas do Banco do Brasil ficaram destruídas em Ibiassucê
(Foto: Thayná Figueiredo/Brumado Notícias)
Sete pessoas foram presas sob suspeita de participar de uma tentativa de assalto a um banco em Ibiassucê, no sudoeste baiano. O grupo usou dinamite para tentar roubar dinheiro da agência bancária - apesar do estrago causado, não conseguiram, segundo a polícia.  Durante as buscas, a polícia chegou a trocar tiros com os suspeitos e dois foram baleados, mas mesmo assim conseguiram fugir. Segundo informações da delegacia, foram presos cinco homens e duas mulheres. Os dois foragidos são procurados pela região. O crime aconteceu de madrugada e não houve feridos. A agência do Banco do Brasil ficou destruída.
Barra
No oeste baiano, na cidade de Barra, mais um crime audacioso. Um grupo formado por cerca de 15 homens armados dividiu-se em três grupos e atacou de forma simultânea o Banco do Brasil e o Bradesco. Pelo menos seis pessoas foram levadas de refém e já foram liberadas. Os bandidos fugiram em dois carros e levaram reféns em cima do carro e sentados na janela. Os dois bancos ficam na mesma rua, no centro da cidade, e são separadas por cerca de 100 metros, o que facilitou a ação. Enquanto parte da quadrilha rendia os funcionários e clientes nas agências, outra parte ficou nas ruas da cidade atirando para alto.
Seis reféns – quatro funcionários e dois clientes – já foram liberados. O grupo fugiu em direção ao município de Ibotirama. Policias civis, militares, rodoviários e do Comando de Policiamento do Oeste fazem buscas aos assaltantes na região. Antes de fugir, eles queimaram outros três carros usados na ação e abandonaram uma Kombi atravessada em uma ponte que dá acesso à cidade de Ibotirama, para dificultar a perseguição policial. Segundo o diretor Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif), delegado Daniel Pinheiro, os modelos ainda não foram identificados. "Estamos em busca dos suspeitos. No momento ainda não dá para dizer nada", diz o delegado sobre a possibilidade de o roubo estar ligado a uma ação criminosa que aconteceu em Muquém de Sâo Francisco, ao sul de Barra, onde um grupo usou dinamite para explodir um caixa eletrônico do Bradesco também nesta quinta-feira. Nessa situação, quatro suspeitos participaram e fugiram em uma pickup. De acordo com o Sindicato dos Bancários, de janeiro até esta quinta-feira (14), 29 ocorrências relacionadas a bancos foram registradas na Bahia. Em 19 delas, caixas eletrônicos foram arrombados ou explodidos. Oito agências foram assaltadas, e nove tentativas foram frustradas.

Polícia Civil de Fátima e Cícero Dantas prende quadrilha que assaltaria banco em Adustina

Quadrilha presa planejava arrombar caixas eletrônicos

Tudo começou na tarde de quarta-feira, dia 13 de março, durante a feira livre da cidade de Fátima, quando a polícia civil fatimense realizava uma ronda de rotina e, ao abordar duas pessoas, foi descoberto o porte de um revólver em poder de uma delas. Foram presas em flagrante delito e encaminhadas para a delegacia de polícia de Fátima. Ao iniciar as investigações, foi revelada pelos detidos a intenção de assalto a um posto de combustível (Posto Nilo, na cidade de Fátima). Ainda nas investigações, as polícias de Cícero Dantas e Fátima descobriram outros envolvidos nesta quadrilha. Também encontraram dinamites, além de um planejamento de assalto aos caixas eletrônicos da cidade de Adustina.
Segundo o delegado de polícia, Dr. Inaudo, os elementos fazem parte de uma quadrilha que atuava em assalto a bancos e a operação bem sucedida contou com ação conjunta da polícia civil de Fátima, de Cícero Dantas e a Cipe. Dr. Ozório Miguel – Delegado Titular da Delegacia de Cícero Dantas - confirma a prisão de cinco elementos e de um sexto que encontra custodiado na carceragem da delegacia de polícia de Cícero Dantas. Ainda destaca que está sendo atribuído a essa quadrilha uma série de crimes ocorridos na região. Alguns dos presos têm passagens pela polícia e respondem por crimes praticados em Cícero Dantas, Antas, Jeremoabo, Novo Triunfo, Santa Brígida, Fátima e Ribeira do Pombal.
A delegacia de polícia revelou os nomes dos elementos presos e qualificados como integrantes desta quadrilha, são eles: Jocinaldo de Jesus (Dedé de Quinka), 26 anos de idade, natural de Novo Triunfo, já tem muitas passagens por crimes praticados em Antas, Jeremoabo, Cícero Dantas e Fátima; José Romério, 24 anos, natural de Novo Triunfo, respondia por crimes em liberdade; José Lucas, 18 anos de idade, natural da cidade de Antas; Salomão e Tiaguinho, naturais de Antas. O que está custodiado é Tiago, que se encontra na delegacia de polícia de Cícero Dantas. Dr. Ozório Ramos também informou que foi encontrado um celular dentro da carceragem da delegacia de polícia de Cícero Dantas. A polícia Civil continua as investigações.
Fonte: Delegacia de Polícia de Cícero Dantas/Fátima

Processo contra Landisvalth arquivado


     Sentença em 07/03/2013 - RP Nº 32204 JUIZ ANTONIO FERNANDO DE OLIVEIRA
     Vistos etc... Trata-se de uma Representação por propaganda eleitoral negativa e irregular com pedido de liminar integrada pela Coligação "HELIÓPOLIS NO RUMO CERTO" e os partidos políticos PP /PSB/PSD/PC DO B e WALTER ALMEIDA ROSÁRIO em face de LANDISVALTH DOS SANTOS LIMA, alegando PROPAGANDA NEGATIVA e IRREGULAR, requerendo deferimento de liminar no sentido da retirada imediata da matéria sob o título "SERÁ PRECISO UM CADAVER EM HELIÓPOLIS" de seu blog sob pena de multa diária pelo seu descumprimento, procedência da ação e condenação do representado ao pagamento de multa de R$5.000,00 a R$30.000,00. Reservada a apreciação da liminar. (fls. 18) O representado ofereceu resposta a representação( fls. 21/25) O Ministério Publico foi ouvido e manifestou-se pelo arquivamento. É o relatório. Decido. Considerando a inexistência de prova cabal à prática de propaganda irregular e negativa determino o arquivamento dos autos. PRI. Cicero Dantas- 07 de março de 2013. Antonio Fernando de Oliveira. Juiz Eleitoral.

Banco do Brasil abre inscrições para concurso de nível médio


Remuneração inicial é de R$ 2.732,04. Fundação Carlos Chagas é a organizadora da seleção.
Da Redação do CORREIO
A Fundação Carlos Chagas (FCC) iniciou nesta quinta-feira (14) as inscrições para o concurso de escriturário do Banco do Brasil. A remuneração inicial é de R$2.732,04, sendo R$ 1.892 de salário-base, R$ 472,12 de auxílio-refeição e R$ 367,92 de cesta-alimentação. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.
Os aprovados contam ainda com participação nos lucros, plano de saúde extensivo aos dependentes, plano de previdência, auxílio-creche e auxílio para portador de deficiência, além da possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional. 
O concurso é destinado à formação de cadastro de reserva no Amazonas (parte do estado), Espírito Santo, Minas Gerais (parte do estado), Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (parte do estado). Para concorrer, é necessário ter nível médio e idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação.
A inscrição deve ser feita no site da FCC (http://www.concursosfcc.com.br/) até 12 de abril. A taxa é de R$ 40. Quem não tiver acesso à internet, pode dirigir-se das 9h às 12h e das 13h às 17h a um dos postos de inscrição relacionados no edital.
A seleção terá prova objetiva e redação, previstas para a manhã do dia 26 de maio, com duração de 4h30. Serão 60 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais (língua portuguesa, raciocínio lógico-matemático e atualidades do mercado financeiro) e 30 de específicos (cultura organizacional, técnica de vendas, atendimento, domínio produtivo da informática e conhecimentos bancários).
O candidato convocado assinará contrato individual pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). De acordo com a Folha Dirigida, embora o concurso seja para formação de cadastro de reserva, o BB deve realizar um grande número de contratações.

Manifestações de apoio e repúdio a papa Francisco dividem argentinos


Buzinaços foram ouvidos nas ruas de Buenos Aires logo após o anúncio da escolha do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, como novo papa. Mas as comemorações logo deram lugar às manifestações de apoio ou repúdio ao novo pontífice.
Papa Francisco I
Logo após o anúncio, fiéis católicos se reuniram nas escadarias da Catedral de Buenos Aires, no centro da cidade. Com bandeiras azuis e brancas, as cores da Argentina, gritavam: "O papa é argentino" e "Salve Bergoglio".
A catedral fica a poucos passos da sede da Presidência da República, a Casa Rosada, e em frente à Praça de Maio, símbolo dos protestos em defesa dos direitos humanos e contra os crimes da ditadura, com a qual o agora papa Francisco foi acusado de colaboração por um jornalista local.
Nas ruas, a euforia durou poucos minutos. O clima ainda era de surpresa e, ao mesmo tempo, de orgulho com o nome de um papa argentino. "Temos rainha (princesa Máxima, mulher do príncipe herdeiro da Holanda), temos Messi e agora o papa", disse a comerciante Maribel Cortinez, de 36 anos.
"Ele nos acolheu, nos abraçou e se emocionou com cada um de nós quando perdemos nossos filhos naquela tragédia de Cromañon", disse, nesta quarta-feira, o pai de uma das vítimas do incêndio em uma discoteca que deixou dezenas de mortos em 2004, em Buenos Aires.
Nas principais emissoras de rádio e de televisão do país, como os canais TN e C5N, comentaristas destacavam a "austeridade" de Bergoglio, que costumava viajar de metrô e de trem na capital argentina, e suas homilias criticando a exclusão social e a corrupção nos governos. "Um povo que não cuida de suas crianças e de seus idosos é um povo em decadência", disse ele em uma missa.
Casamento gay
Suas declarações polêmicas incluíram a condenação publica ao então projeto do casamento entre pessoas do mesmo sexo, aprovado em 2010 no país, transformando a Argentina no primeiro país da região a adotar a medida.
"Não sejamos ingênuos, não se trata de simples luta política, mas a pretensão destrutiva ao plano de Deus, o de um homem e uma mulher crescerem e se multiplicarem", afirmou.
Os sacerdotes que trabalharam com ele, em Buenos Aires, onde nasceu e foi cardeal, disseram à imprensa local que "ele condenou as críticas e a falta de respeito aos gays".
Outro tema controverso foi seu papel durante a ditadura argentina (1976-1983), com acusações de que teria sido "omisso" ou "cúmplice" naqueles anos de chumbo e, principalmente, suas diferenças públicas com o governo do ex-presidente Nestor Kirchner (2003-2007), morto em 2010, e de sua mulher e sucessora, a presidente Cristina Kirchner.
Em um discurso, transmitido ao vivo pelas emissoras de televisão do país, nesta quarta, Cristina Kirchner disse que espera que ele "defenda o diálogo" e "os excluídos". Mas quando ela citou o nome do papa Francisco, setores da platéia vaiaram e outros aplaudiram.
Cristina fez um gesto pedindo silencio, e lembrou que Francisco "é o primeiro papa latino-americano". "É um dia histórico para a América Latina. Desejamos ao papa Francisco toda a sorte do mundo nesta missão pastoral". O público, então, aplaudiu.
Ditadura
O porta-voz da Presidência, Alfredo Scoccimarro, disse que a presidente comparecerá à posse do novo papa, no Vaticano. Analistas disseram às rádios locais que a presidente "não compareceria à posse caso Bergoglio tivesse vínculos com a ditadura".
A polêmica sobre o posicionamento de Bergoglio durante a ditadura foi destaque nas redes sociais. "Um cardeal que não excomungou (o ex-ditador Jorge Rafael) Videla nunca será um papa para todos e todas", escreveu em seu mural no Facebook a transexual Melisa Stella Saagratta.
A denúncia sobre os supostos vínculos de Bergoglio com o regime militar foi feita pelo jornalista Horacio Verbitsky, no livro El Silencio. Segundo ele, testemunhos de vítimas do regime indicavam em 1976 Bergoglio, então chefe da congregação jesuíta na Argentina, teria retirado a proteção a dois sacerdotes de sua ordem que realizavam tarefas sociais em bairros pobres de Buenos Aires.
Os dois religiosos - Orlando Yorio e Francisco Jalics- foram detidos em 1976 e ficaram presos por cinco meses na Escola Mecânica da Marinha, local conhecido por ter sido um dos principais centros de tortura durante a ditadura argentina.
Bergoglio posteriormente rechaçou as acusações. "Fiz o que podia, com a idade que tinha e os poucos relacionamentos com que contava, para advogar por pessoas sequestradas", disse. Ele afirmou que não havia respondido às acusações imediatamente para "não fazer o jogo de ninguém, não porque tivesse algo a ocultar".
O cardeal também foi chamado como testemunha em processos relacionados à ditadura, como o caso do desaparecimento de uma mulher grávida, filha de uma das cofundadoras da organização Avós da Praça de Maio, ou o sequestro e assassinato de um padre francês na província de La Rioja, em 1976.
"Segundo a fonte que se consulte, Bergoglio pode ser definido como o homem mais generoso e inteligente que já existiu ou um maquiavélico que traiu seus irmãos e os entregou ao desaparecimento e à tortura aos militares", escreveu Verbitsky.
O Nobel da Paz Adolfo Perez Esquivel, que recebeu o prêmio por seu ativismo durante o último regime militar, disse à BBC Mundo que "o papa (Francisco) não tinha vínculos com a ditadura".
O escritor Ceferino Reato, autor do livro Disposición final, no qual Videla reconhece o desaparecimento de vítimas da ditadura, disse à BBC Brasil: "Bergoglio é austero, atento com o cotidiano dos pobres, apoia fortemente o trabalho dos sacerdotes nas favelas. É um homem inteligente e a favor do diálogo com o judaísmo e o islamismo. Sobre as acusações sobre seus vínculos com a ditadura, Bergoglio disse que, ao contrário, que ele se preocupou com estes sacerdotes (dois jesuítas) e conseguiu que a Marinha os liberasse", disse.
Reato afirmou que "uma das criticas de Bergoglio ao casal Kirchner (Nestor e Cristina Kirchner) é que defendem os direitos humanos agora, na democracia, mas não o fizeram durante a ditadura", afirmou o escritor.
"Caráter forte"
Especialista em questões sobre a Igreja Católica, José Ignácio López disse à imprensa argentina que Bergoglio "sempre denunciou a corrupção" no país.
"De (ex-presidente Carlos) Menem até hoje, ele sempre denunciou a corrupção, condenou a inflação e esteve ao lado dos familiares das vítimas da tragédia da (discoteca Republica) Cromañon e da tragédia do trem na estação Once (na capital argentina, em 2012, que matou 51 pessoas)", afirmou López.
Setores da oposição ao governo central afirmam que "ninguém do governo compareceu nestas tragédias, mas ele sim".
O padre Alejandro Bunge, professor da UCA (Universidade Católica Argentina), disse que Bergoglio tem "gênio forte, ouve muito, mas não deixa de dizer o que pensa de forma direta".
O rabino Abraham Skorka, reitor do Seminário Rabínico Latino-americano, em Buenos Aires, contou à imprensa local que costuma conversar com Bergoglio e que ele "ouve os diferentes credos". "E que Deus o abençoe, porque merece estar ali", disse.
A série de comentários sobre o novo papa incluiu declarações de apoio de políticos da oposição ao governo da presidente Cristina Kirchner, com quem Bergoglio mantinha diferenças públicas.
"Quando saiu o anúncio do nome de Bergoglio como papa, a bancada do governo na Câmara dos Deputados parecia que estava num velório. Por favor, é o primeiro papa latino-americano e deveríamos estar comemorando", disse a deputada Elisa Carrió, da opositora Coalición Cívica.
O deputado e cineasta Fernando "Pino" Solanas, do Projeto Sur, afirmou "lamentar" que o governo atual "não tenha dialogado com Bergoglio, homem preparado, defensor dos excluídos e do diálogo com os diferentes setores e credos".
Antes de ser papa, Bergoglio foi definido como "muito argentino" e "muito portenho" na biografia "El Jesuíta" ("O Jesuíta") assinada pelos jornalistas Sergio Rubin e Francesca Ambrogetti, de Buenos Aires. "Torcedor do time de futebol San Lorenzo, apaixonado por tango e leitor do escritor Jorge Luis Borges", descreveram.
Informações do UOL com a BBC Brasil.

Francisco I! O Papa é argentino!


Argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo papa. Fiéis se emocionam com a escolha do novo papa.
O Estado de S.Paulo com Efe
Novo papa Francisco I saúda fiéis 
na Praça de São Pedro, no Vaticano
foto: Dylan Martinez/Reuters
Cidade do Vaticano - O novo papa da Igreja Católica é o argentino Jorge Mario Bergoglio, jesuíta de 76 anos. Ele adotou o nome de Francisco I, a escolha é uma homenagem a Francisco de Assis e um sinal de renúncia ao poder e ao dinheiro. Cardeal desde 2001 e Arcebispo de Buenos Aires desde 1998, o nome dele não figurava entre os favoritos para suceder Bento XVI. Esta é a primeira vez, em 1300 anos, que o papa não é da Europa. Acompanhe em tempo real a apresentação do novo papa no Estadão Urgente.
Segundo John Allen Jr, um dos mais experientes vaticanistas da atualidade, Bergoglio é um ortodoxo inflexível em matéria de moral sexual e convicto opositor do aborto, da união homossexual e da contracepção. Em 2010 ele afirmou que a adoção de crianças por gays é uma forma de discriminação contra as crianças, o que lhe valeu uma reprimenda pública por parte da presidente argentina Cristina Kirchner. Ao mesmo tempo, ele demonstra sempre profunda compaixão pelas vítimas da aids; em 2001, por exemplo, visitou um sanatório para lavar e beijar os pés de 12 pacientes soropositivos.
O anúncio da escolha do 266º pontífice da Igreja Católica foi feito pelo cardeal Protodiácono (primeiro dos diáconos), o francês Jean-Louis Tauran. Antes do conclave, a imprensa argentina tinha pouca confiança nas chances de Bertoglio, que esteve perto de ser escolhido papa em 2005. Segundo o jornal Clarín, a idade avançada e alguns problemas recentes de saúde pesavam contra o cardeal nesta eleição. Sua entrada na Capela Sistina, porém, provocou aplausos entusiasmados dos presentes e deu um indício de sua força. O novo pontífice foi o segundo mais votado no conclave de 2005, no qual foi eleito o alemão Joseph Ratzinger, Bento XVI.
A eleição
A fumaça branca que saiu da chaminé instalada na Capela Sistina para anuncia ao mundo que os cardeiais tinham eleito o sucessor de Bento XVI, foi recebido com uma explosão de júbilo pela multidão que esperava sob chuva na Praça de São Pedro. Os 115 cardeais reunidos em conclave na Capela Sistina elegeram o novo pontífice na quinta votação.
Os 115 cardeais demoraram pouco mais de 25 horas para escolher o sucessor de Bento XVI. A rapidez na eleição manteve a tônica das últimas décadas, nas quais nenhuma superou as 11 votações. Pio XII foi eleito com três votações e em menos de 24 horas; João Paulo I com quatro; Bento XVI com quatro; Paulo VI com cinco; João Paulo II com oito; e João XXIII, com 11.
Veja trechos do discurso do papa Francisco I:
Vocês sabem que o dever do conclave era dar um bispo à Roma e parece que meus irmãos cardeais foram buscá-lo quase no fim do mundo. Aqui estamos. Agradeço pela acolhida à comunidade de Roma. Obrigado.
E, antes de mais nada, gostaria de fazer uma oração pelo nosso bispo emérito, Bento XVI. Oremos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe.
E agora vamos iniciar este caminho juntos, bispo e povo, esse caminho da igreja de Roma, um caminho de fraternidade, de amor, de confiança mútua entre nós.
Vamos rezar pelo mundo todo, para que haja uma grande fraternidade.
Vamos fazer silêncio para fazer esta oração de vocês por mim.

Promotoria entrega relatório sobre situação da educação e da saúde em Heliópolis

Dr. Hugo Casciano em visita à escola Galdino Barbosa, no ano passado. (foto: Ministério Público da Bahia)

O Landisvalth Blog teve acesso ao relatório feito pela Promotoria de Justiça da Comarca de Cícero Dantas, assinado pelo Dr. Hugo Casciano de Sant`Ana, produto das visitas realizadas às escolas e unidades de saúde do Município de Heliópolis, no período de 31 de Outubro a 8 de Novembro do ano passado. O documento é fruto da execução da 1ª etapa do programa O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS OBJETIVOS DO MILÊNIO – SAÚDE E EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS. Esta extraordinária ação detectou incontáveis problemas enfrentados pelos dois principais setores da administração pública de Heliópolis. O Prefeito Municipal de Heliópolis – Ildefonso Andrade Fonseca – recebeu o relatório contendo sugestões feitas pela Promotoria de Cícero Dantas. Abaixo um resumo do relatório:
Saúde
Nas visitas realizadas nos dias 19 a 21 de novembro de 2012, foi constatado que os PSF's dos Povoados Riacho e Cajazeiras não estavam em funcionamento, sob a alegação de que os médicos integrantes das equipes haviam sido demitidos. Foi instaurado procedimento preparatório de inquérito civil para apurar a situação. No dia da visita ao PSF do povoado Cajazeiras, a enfermeira Josefa Santana de Oliveira não se encontrava presente, sendo a equipe do MP-MILÊNIO atendida pela técnica de enfermagem Maria Evanira Silva Santos. Também durante a visita foi constatado que o município não dispõe de Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, cuja implantação fica desde já recomendada.
No dia 19 de novembro de 2012 foi constatado que o PSF do bairro Santos Dumont (popular Iraque) está com suas obras de edificação paralisadas. O local foi demarcado, as escavações de base foram feitas e só. O então Secretário de Administração, prof. José Mário, disse que a empresa vencedora da licitação estava envolvida em outras obras na região e só poderia dar continuidade à construção do PSF quando concluísse aquelas. O Ministério Público recomendou que, caso não tenham sido reiniciadas as obras, seja cancelado o contrato e realizada nova licitação.
Educação
Várias escolas do município foram visitadas pela equipe do MP-MILÊNIO. O Colégio Waldir Pires – na sede, a escola Getúlio Vargas – no povoado Cajazeiras, a escola Edézio José Gama – no povoado de Arrozal. Nesta última, a promotoria relatou que apresentava pouca estrutura física, número reduzido de alunos (quarenta e dois) e funcionamento de turma no sistema multisseriado, do 1º ao 5º ano. Tal situação revela que a medida mais adequada para melhor atender ao objetivo de melhoria da qualidade da educação é o encerramento das atividades da escola e consequente inclusão dos alunos ali matriculados nas unidades de ensino mais próximas de suas residências, viabilizando o transporte escolar para as mesmas.
No dia da visita feita à escola Pedro Elesbão Rodrigues – no povoado João Grande, não havia um funcionário sequer na escola, a exceção do porteiro, embora tenha sido comunicada a data e horário da visita. Nesta e em várias escolas, o Promotor pede atenção para a necessidade de permanência dos alunos na escola no período das aulas. No dia da visita houve relato do vigilante de que os alunos permaneceram apenas 20 minutos na escola, submetendo-se a uma avaliação e em seguida foram embora. Recomendou no Relatório que nos dias de avaliação seja realizada revisão do assunto da prova do dia subsequente. Também foi constatada uma série de problemas na merenda escolar em todas as escolas. Na Pedro Elesbão, no dia da visita, não foi fornecida merenda e não havia alimentos suficientes em estoque. Além disso, as duas merendeiras haviam sido dispensadas na semana anterior, sendo que tal fato está sendo apurado em procedimento investigatório no Ministério Público.
Hora do Almoço
Outra escola visitada pelo Ministério Público foi a Abdias da Cruz – no povoado Jiboia. Esta também apresentava pouca estrutura física, número reduzido de alunos (vinte e oito) e funcionamento de apenas duas turmas no sistema multisseriado no período matutino. Vale frisar que no dia da visita, embora tenha havido comunicação prévia, e a equipe tenha chegado às 11 horas e 40 minutos, não havia nenhum funcionário sequer para recepcionar a equipe da Promotoria Pública. Após ser localizada uma das professoras, de nome Vagna, esta alegou estar almoçando e não se dignou a comparecer à escola, embora estivesse em uma casa situada a menos de 100 metros dali. A referida servidora limitou-se a mandar a chave da escola e durante todo o período da visita (durou aproximadamente 30 minutos) não compareceu até o seu local de trabalho. O MP também sugeriu o encerramento das atividades da escola e consequente inclusão dos alunos ali matriculados nas unidades de ensino mais próximas de suas residências, viabilizando o transporte escolar para as mesmas. A situação da escola também era precária até com relação a materiais de limpeza e de expediente. No dia da visita havia apenas um detergente em uso e nenhum outro produto de limpeza.
Também a equipe esteve na escola municipal Dois de Julho – na localidade de Maria Preta, também com pouca estrutura física, número reduzido de alunos (dezenove alunos) e funcionamento de apenas duas turmas no sistema multisseriado. O MP sugere o fechamento da escola e a oferta de transporta escolar para uma escola mais próxima. Além desta, a equipe visitou a escola Tancredo Neves – no povoado Tanque Novo, a escola Jorge Amado – no povoado Riacho e a escola municipal Santa Teresa – na localidade de Bendó. Esta última apresentava também pouca estrutura física, apenas dezesseis alunos em sistema multisseriado. A Promotoria sugeriu transferência dos alunos para o povoado Tanque Novo. 
O Relatório se completa com as visitas feitas à creche municipal Luzia de Souza Bastos – na sede, à escola municipal São Vicente – em Quixabeira, onde se constatou, segundo informações prestadas por alunos, que a merenda do dia anterior à visita consistia apenas em três bolachas. Também segundo os alunos foram poucas as vezes que foi servido suco, carne ou frango durante o ano de 2012. De volta à sede, o MP visitou a escola Galdino Barbosa Andrade e constatou que, no dia da visita, na geladeira só havia água e óleo de cozinha, sendo inadmissível o argumento de que na semana da visita estava havendo apenas avaliações. Ainda na sede, na escola Rui Barbosa havia 18 computadores, mas somente doze em uso por falta de espaço. O promotor sugeriu enviar as máquinas ociosas a escolas sem computadores. Nesta escola também foi constatado que muitos alimentos iriam vencer no mês de fevereiro de 2013 e, por outro lado, não havia frutas, verduras ou legumes para o preparo de refeições. A última escola do Relatório é a Castro Alves e os problemas eram semelhantes: alimentos com data de vencimento próxima e na geladeira só havia água. Um freezer estava ligado, porém vazio. Durante todo o relatório, repleto de sugestões aos gestores, a Promotoria insiste na realização de concurso público para todas as áreas do serviço público municipal.
Audiência Pública
O Promotor Hugo Casciano de Santana foi o centro das atenções na Audiência Pública realizada nesta segunda-feira (11) no plenário da Câmara Municipal de Heliópolis. O evento teve início por volta das 19:30 horas. Diante dos vereadores da casa e várias outras autoridades, o representante do Ministério Público da Bahia na nossa comarca cobrou realização de concurso público na Prefeitura Municipal e na Câmara. A Presidenta da casa, Ana Dalva, já havia anunciado o concurso, com publicação de Edital para Julho, mesmo antes da cobrança do MP. O prefeito Ildinho, presente ao evento, também se comprometeu a realizar o certame ainda este ano. O promotor manifestou desejo de trabalhar em parceria com as autoridades do município, sempre tendo como fim a melhoria da sociedade como um todo.

A chaga histórica de Hugo Chávez

     Para o historiador Enrique Krauze, o principal ônus da era Chávez foi o ódio dos microfones do poder contra os que divergiam desse mesmo poder. Nenhuma democracia prospera onde um homem supostamente "necessário", único e providencial reivindica a propriedade privada dos recursos públicos, das instituições públicas, do discurso público, da verdade pública. O povo que tolera ou aplaude essa delegação absoluta de poder numa só pessoa abdica de sua liberdade e condena a si mesmo à adolescência cívica, pois essa delegação supõe a renúncia à responsabilidade sobre seu destino. Para ler o artigo completo, dê um clique aqui no >>>Cheio de arte.