Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

ISTOÉ revela os nossos talentos desperdiçados


Cerca de 5% das crianças e dos adolescentes brasileiros são superdotados. Por que o País tem tanta dificuldade para identificar e desenvolver esses pequenos gênios, que acabam indo para o Exterior
Rachel Costa e Natália Martino – da ISTOÉ.
MENINO PRODÍGIO 
Matheus Camacho conquistou o ouro na Olimpíada Internacional 
e Ciencias, superando estudantes mais velhos, e chamou 
a atencao do júri, ao conquistar a nota máxima
Matheus Camacho é brasileiro, estudante do nono ano e medalha de ouro na etapa experimental da Olimpíada Internacional de Ciências, uma das competições científicas estudantis mais difíceis do mundo. A sua conquista só foi revelada publicamente na semana passada. Do alto de seus 14 anos recém-completados, o tímido aluno que ainda nem terminou o ensino fundamental foi ao Irã no mês passado. Enfrentou adversários do mundo inteiro, a grande maioria garotos mais velhos do ensino médio, e voltou para casa com uma conquista inédita para o País: o primeiro lugar em uma das etapas mais difíceis da Olimpíada. Na competição que venceu, ele e seus dois companheiros tiveram de resolver problemas práticos de biologia, física e química, disciplinas que ele viu pela primeira vez no ano passado, em aulas especiais no contraturno, já que elas não constam na grade do ensino fundamental. Além do pódio, a equipe de Matheus conseguiu outro feito: tirou nota máxima na prova, chamando a atenção até mesmo do júri. Habituado a encontrar indianos, chineses e russos, mas não brasileiros, entre os primeiros lugares, o locutor não se conteve ao anunciar o título: “Olha, o Brasil não é bom só no futebol”, brincou. A surpresa se justifica. Apesar de querer ser grande, falta ao País uma política sólida para a valorização de talentos – coisa que outros emergentes como China e Índia, com seus tropeços e acertos, têm se empenhado mais em desenvolver. É certo que o grande desafio nacional dos últimos 15 anos foi universalizar a educação, esforço inegavelmente necessário, mas que teve como ônus desnecessário a negligência com os alunos com altas habilidades.
Entre nossas crianças e nossos adolescentes, se usada a base de cálculo sugerida pelo americano Joseph Renzulli, uma sumidade nas pesquisas de superdotação, teríamos cerca de 3,15 milhões de brasileiros com altas habilidades. O número equivale a 5% da população infanto-juvenil. “Essa é a percentagem mais usada, embora haja outros sistemas de identificação possíveis que levam a outros percentuais”, afirma o pesquisador, diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Superdotados e Talentosos da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos. Mas, se pela régua de Renzulli estamos falando em milhões, nos dados do Ministério da Educação (MEC) o número de superdotados nas escolas não passa de 11 mil, de acordo com o Censo de 2011. Onde estariam, então, nossas crianças e nossos adolescentes com altas habilidades? “Na própria escola, mas não há quem as identifique”, diz Susana Barrera Pérez, presidente do Conselho Brasileiro para a Superdotação e uma das poucas referências sobre o tema no País. “Não há uma só linha de pesquisa sobre o assunto nas universidades brasileiras e o tema passa batido para os alunos de graduação, que serão os futuros educadores. Sem formação adequada, como eles vão saber identificar esses alunos?” No ensino superior, a única instituição a oferecer uma cadeira sobre superdotação a seus futuros educadores é a Universidade de Brasília (UnB) e, em todo o País, há apenas 13 doutores dedicados ao assunto, incluindo Susana. Nos Estados Unidos, país com maior número de prêmios Nobel, são 29 Estados com programas de mestrado e, em pelo menos 21 Estados há linhas de pesquisa no doutorado voltadas para a superdotação, segundo o último relatório da Associação Americana para Crianças Superdotadas.
Veja reportagem completa clicando aqui.

Lila Fraga anula últimas convocações de concursados do município de Lagarto


De acordo com o Decreto 202 de 07 de janeiro de 2013, as nomeações e posses dos convocados nos editais 7, 8, 8-a, 9, 9-a, 10 e 10-a, de setembro a novembro deste ano, ficam sem efeitos.
Os concursados renegados por Lila Fraga (foto: portal Lagartense)
O prefeito de Lagarto, Lila Fraga (PSDB), emitiu um decreto que anula as últimas convocações dos aprovados no concurso público municipal. O documento equivale para as convocações feitas seis meses antes da posse do novo prefeito. De acordo com o Decreto 202 de 07 de janeiro de 2013, as nomeações e posses dos convocados nos editais 7, 8, 8-a, 9, 9-a, 10 e 10-a, de setembro a novembro deste ano, ficam sem efeitos. Ou seja, as convocações são anuladas e os convocados que já atuavam desde a posse serão retirados da Folha de Pagamento. A prefeitura alega um grande número de convocações, o que resultou num aumento de despesa.  Dessa forma, o setor jurídico municipal se baseia no parágrafo único do artigo 21 da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Fórum
Os efetivos convocados na reunião (foto: portal Lagartense)
Boa parte dos servidores efetivos que sofrem com o efeito do decreto estava presente no fórum de Lagarto para tentar uma conversa com o promotor de justiça substituto, Dr. Antônio César Leite de Carvalho, e saber como podem agir coletivamente. Para o promotor, a decisão do prefeito é legal, mas o que não pode ocorrer é uma substituição dos aprovados em concurso por cargos comissionados. “Ele não pode tirar um vigia efetivo e substituir por outro contratado. Se isso ocorrer, o Ministério Público pode entrar com um pedido de Improbidade Administrativa”, exemplificou. Ou seja, o novo prefeito não poderá contratar ninguém para o lugar dos efetivos retirados. Então, qual o foi o objetivo do cancelamento? Se realmente foi a Lei de Responsabilidade Fiscal por que não providenciou cortes na área de comissionados?
A verdade é que esta velha história de rivalidades políticas em Lagarto beira o ridículo. O concurso foi realizado, as convocações iniciais foram feitas, o Ministério Público chegou a chamar atenção do prefeito anterior, Valmir Monteiro, sobre a necessidade das convocações. Derrotado, Valmir resolve seguir a Lei que, teoricamente, o beneficiava e coloca o ônus nas costas do futuro prefeito Lila Fraga. O alcaide atual caiu na armadilha e ganhou muitos inimigos. Ele pode até estar dentro da Lei, mas vai amargar sua primeira besteira política. Para os concursados há dois caminhos: o da Justiça e o da paciência. Na Justiça vão vencer, mesmo que demore uma eternidade. Com a paciência também vencerão, já que Lila Fraga não poderá contratar ninguém para os lugares vagos e vai ter que reconvocá-los. Seja qual for a situação, já são eleitores opositores de Lila.
Os efetivos retirados se reuniram na manhã desta quarta-feira (09) no espaço em frente ao antigo Colégio Laudelino Freire, onde hoje funciona o Colégio Polivalente, a partir das 8h, para saber de que forma podem judicialmente anular o decreto e voltar ao trabalho. Eles também organizaram uma manifestação pelas principais ruas da cidade. São cerca de 690 rejeitados pelo atual prefeito Lila Fraga (PSDB), que parece não saber separar o poder da lógica e a lógica do poder. Começa seu período administrativo já avisando a todos que não pretende se reeleger, pelo menos é o que diz os seus primeiros atos.
Manifestação dos concursados
Os concursados que Lila Fraga não quer foram às ruas (foto: portal Lagartense)
A manifestação levou à Praça da Piedade centenas de pessoas que tiveram de ser exoneradas pelo Decreto 202. Os manifestantes usaram apitos, cartazes e um carro de som durante a passeata. Depois da anulação das convocações de setembro e novembro pelo prefeito de Lagarto, Lila Fraga (PSDB), os concursados organizaram uma manifestação em frente ao prédio da prefeitura na manhã desta quarta-feira (09). Eles saíram da sede da Associação Áurea Ribeiro, na Cel. Francisco Garcez, onde estavam reunidos com os advogados do grupo, e passaram pelas principais ruas do município. A manifestação levou à Praça da Piedade, onde se localiza a sede do executivo, centenas de pessoas que tiveram de ser exoneradas pelo Decreto 202, que invalida as nomeações dos aprovados no concurso público municipal e convocados nas últimas sete chamadas. Os manifestantes usaram apitos, cartazes e um carro de som durante a passeata. Adriel Alcântara, aprovado para ocupar o cargo de agente de recreação, reclamou dos custos despendidos no exame. "Nós pagamos ao município, fizemos o concurso e passamos. O que queremos é voltar aos postos que estão sendo ocupados por contratados, que é nosso por direito", reivindicou.
Professor Anito Steinbach esclarece dúvidas dos manifestantes
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Sergipe (SINTESE), também demonstrou apoio ao movimento. "O SINTESE não concorda com o número de contratados que existem na rede educacional. O sindicato não vai defender os contratos. A nossa posição é de que os contratos sejam exterminados de uma vez por todas", defendeu o professor e coordenador do sindicato Nazon Barbosa de Souza. O professor Anito Steinbach, especialista em administração pública, disse que o decreto precisa de um melhor embasamento. "Os fundamentos do decreto não têm sustentação porque não procede a questão dos 180 dias antes do final do mandato, uma vez que a lei permite a convocação após o processo eleitoral, além de não proceder também o aumento de despesas, já que a lei do concurso foi sancionada em abril de 2011 e nela já está o orçamento previsto para todos os convocados, como é comum em leis do tipo", explicou.
Ações
Segundo o grupo, a pretensão é anular o decreto para que os trabalhadores retirados da Folha de Pagamento possam retornar aos locais de trabalho. Eles estão se reunindo na Associação Áurea Ribeiro para organizar documentação legal e entrar com a ação. Ainda de acordo com o grupo, a outra questão abrange a figura pública do prefeito. "Ele não pode deixar funcionários contratados trabalhando, se isso acontecer, vamos entrar com um pedido de Improbidade Administrativa. Por isso, eu estou pedindo que os concursados fiquem fiscalizando seus postos de trabalho", garantiu Agenor Viana, bacharel que está orientando os manifestantes. O prefeito ainda não recebeu a comissão organizada pelos manifestantes, mas já liberou a entrega dos termos de posses, retidos na Secretaria de Administração desde a semana passada, segundo o grupo.
Informações complementares do portal Sergipe Hoje e do portal Lagartense.

Seca e incêndios deixam 260 municípios baianos em situação de emergência


O Parque Nacional da Chapada Diamantina ainda sofre com focos de incêndio, que já destruíram mil hectares somente no Vale do Capão
Anderson Sotero – do CORREIO
O rebanho bovino caiu pela metade com mais uma seca trágica (foto: carlosmagno.com.br)
O fogo que destrói e a seca que castiga. Na Chapada Diamantina, os focos de incêndio no Parque Nacional haviam atingido até ontem, somente no Vale do Capão, mil hectares. Já no semi-árido, 260 municípios sofrem as consequências de uma das piores secas dos últimos 50 anos. “Está queimando tudo. Todo ano tem (incêndio), mas esse ano tá pior. Atingiu áreas como a Serra dos Cristais, Gerais da Águas Claras, Ribeirão, Cachoeira do 21. Já tem mais de cinco dias que está pegando fogo”, destaca o brigadista da Associação de Condutores e Visitantes do Vale do Capão, Fábio Reis, 20 anos. Ontem, além do Vale do Capão, dois novos focos de incêndio foram encontrados em Mucugê e no Morro do Chapéu, mas o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, que sobrevoou a região, ainda não sabia a dimensão da área atingida. “Das quatro regiões que preocupam, a mais grave é o Vale do Capão. A região atingida é muito extensa. Teve ainda a área de proteção ambiental Marimbus/Iraquara, que fizemos hoje (ontem) o trabalho de rescaldo”, disse o secretário.
Lençóis
Segundo Christian Berlinck, coordenador de emergências ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma das frentes do incêndio que caminhava em direção ao Morrão foi controlada. “Agora tem outra caminhando contra o vento e indo em direção a Lençóis. Está um pouco mais lento. Estamos entrando com combate aéreo e terrestre”. O trabalho de combate é dificultado pela distância dos locais. “São caminhadas de três horas. A gente usa bomba costal, abafador, mas o material é pouquíssimo. Vale tudo, até mijar no fogo. A roupa não é apropriada”, diz Fábio Reis. No trajeto, brigadistas contam que encontram vários animais mortos. “Já encontramos tatu, cobra, tudo que é bicho morto”, destaca o presidente da associação de brigadistas, Adelson Marques, 28.  “Tem gente que se voluntariou e que nunca apagou fogo. Até turista está ajudando”, destaca uma integrante da associação, Haila Peterrazes. A alimentação dos combatentes vem de doações. “A gente passa dias em cima do morro. Tem que levar água, comida e material pesado”, diz o presidente da associação. Além da estiagem, a ação do homem também preocupa. Brigadistas suspeitam de ação criminosa. “Aqui não tem fiscalização e nem perícia”, emenda Marques.  O secretário de Meio Ambiente confirma a suspeita. “Vamos tratar com a Secretaria de Segurança Pública e montar uma estratégia”, adianta o secretário, que destaca ainda causas como a ação do sol, manejo inadequado de fogo para o plantio, fogueiras, cigarros e ações de caçadores. Após uma reunião na tarde de ontem com a prefeita de Lençóis e o secretário de Meio Ambiente de Palmeiras, cidade onde o Vale do Capão está localizado, o secretário Eugênio Spengler admitiu que foram encontradas falhas na distribuição de alimentos e água para os brigadistas. Spengler anunciou que três helicópteros vão fazer o transporte dos brigadistas para os locais de difícil acesso e para a distribuição de água e alimento, além de cinco aviões, com três mil litros cada para apagar os focos. Ontem, apenas um sobrevoou a área. “Distribuímos também 50 kits de equipamentos de proteção individual para os brigadistas”, disse o secretário. Os brigadistas, no entanto, reclamam da demora. “Governo, até agora nada”, reclamou Adelson Marques. Moradores se assustaram com as chamas. “A casa ficou empesteada de cinzas. Tá sem água dentro de casa. Quanto mais a gente olhava para o fogo, mais parecia que estava aumentando. Era uma luz tão forte que deu medo”, disse a professora Rilza Pinto. “A gente pensa que é o fim do mundo”.
Seca
Avião com capacidade de carregar e despejar 3 mil litros de água a cada decolagem
tenta conter o fogo
 (Foto: Eloi Correa / GOVBA)
A terra que não queima, arde. Em 98% dos municípios do semi-árido, segundo a Defesa Civil Estadual, a falta de chuvas também tem provocado prejuízos. O ano de 2012 fechou com 260 cidades em estado de emergência por conta da seca. “É um número bastante elevado. Estamos chegando ao final do período de chuvas e o que choveu não reverteu o quadro”, diz o coordenador da Defesa Civil Estadual, Salvador Brito. Para amenizar os prejuízos, o coordenador destaca a construção de poços artesianos, cisternas, adutoras e sistemas simplificados de tratamento de água, além da limpeza de aguadas. A previsão, no entanto, é de chuvas abaixo das médias históricas. Segundo a Seagri, o sisal está sofrendo com a estiagem prolongada, deixando as regiões produtoras com estimativa de perda de 75% da produção em 2013. “Está muito seco e a falta de água já dura há muito tempo. Quem sofre é a zona rural” diz a moradora de Coronel João Sá, Anísia Carvalho. A cidade é uma das oito apontadas pela Cordec com seca é mais grave. Destacam-se também Macururé, Itiúba, Caetanos, Curaça e Uauá. “Os bichos estão fracos. O restinho que tinha de gado está sendo vendido”, lamenta o atendente Jaelinto Santos, 20.
Previsão ruim: trimestre de chuva abaixo da média
Os ventos que sopram do Instituto Nacional de Meteorologia não trazem boas notícias para as cidades que aguardam ansiosamente por chuvas. A previsão para os três primeiros meses de 2013 é de precipitação abaixo da média no semiárido. “Não vai ter mudança no quadro de poucas chuvas”, alerta a meteorologista Marines Oliveira. Para a Chapada Diamantina, a previsão é de chuvas dentro da média. “Vai chover o que costuma chover, mas não vai sair disso”, acrescenta Marines. No início do próximo mês, um novo boletim com a previsão para fevereiro, março e abril deve ser divulgado. Para este final de semana, a previsão é de que podem ocorrer chuvas fracas e isoladas. “Na semana passada, na Chapada, nem chuvas fracas ocorreram”, lembra a meteorologista. Para o coordenador da Defesa Civil estadual, Salvador Brito, a “expectativa são as chuvas de março”.
Estiagem é ameaça para abastecimento de energia
Se a falta de chuvas na Bahia causa o problema da seca, a estiagem no Sudeste vem ameaçando o abastecimento de energia no país. Isso porque os reservatórios das hidrelétricas estão em níveis muito baixos. Segundo o diretor do Centro Brasileiro de Energia e Mudança do Clima (Cbem), Osvaldo Soliano, as chuvas de Goiás, Minas Gerais e São Paulo são as mais importantes para fazer subir o nível dos reservatórios. “Chover no Nordeste não faz muita diferença, a maioria dos reservatórios fica no Sudeste e Centro-Oeste. Até Sobradinho, que fica na Bahia, é abastecida pelo Rio São Francisco, que nasce em Minas”, explicou. Soliano lembra ainda que é normal não chover no Nordeste nesta época. “As chuvas do Sudeste é que deveriam ter começado em novembro”. Ontem, os reservatórios apresentaram a primeira alta desde o início do ano.
Com informações complementares de THAÍS BORGES.

Marina quer novo partido e diz que petistas não são imbatíveis

Marina Silva

Em meio ao processo de criação de um partido para viabilizar sua candidatura em 2014, a ex-ministra Marina Silva afirma que nem o ex-presidente Lula nem a presidente Dilma Rousseff são "imbatíveis", apesar de seus altos índices de aprovação. "Não existem fortes que não se enfraqueçam nem fracos que não se fortaleçam", disse em entrevista à Folha. Segundo o último Datafolha, se as eleições presidenciais fossem hoje, Lula ou Dilma seriam eleitos no primeiro turno. As intenções de voto de Marina variam entre 13% e 18%, índice próximo ao alcançado nas eleições presidenciais de 2010, quando ela atingiu 19,3%, ou 19,6 milhões de votos. Questionada sobre o lançamento de uma candidatura para disputar a Presidência em 2014, ela diz que a decisão não é dela. "Quem tem 18% das intenções de votos com certeza tem uma responsabilidade grande com esse legado. Não fui candidata 'a priori' nesses dois anos e não estou na condição de candidata 'a priori'." Sobre o novo partido, que ainda precisa da assinatura de cerca de 500 mil eleitores de nove Estados, ela diz que o processo está "amadurecido", sem dar detalhes. Entre as pessoas com quem ela conversa para levar à nova sigla estão o deputado José Antonio Reguffe (PDT-DF), o deputado Walter Feldman (PSDB-SP) e a ex-senadora Heloisa Helena (PSOL-AL).
LEGADO VERDE 
De olho no capital eleitoral deixado por Marina, integrantes da cúpula do PV pressionam o ex-deputado federal Fernando Gabeira para se lançar como candidato à Presidência em 2014. No dia 17, Gabeira será uma das estrelas do programa do PV que vai ao ar em cadeia nacional de rádio e TV. Ele nega que seja uma sinalização de que será candidato. "Há entre eles [do PV] essa expectativa, mas é improvável", disse. 
Informação da Folha de São Paulo e Erich Decat.

Cobra em asa de avião assusta passageiros

Cobra piton "viaja" em voo da Qantas entre nordeste da Austrália e a capital de Papua Nova Guiné
Foto: Robert Weber/Reuters

Os passageiros de um voo da companhia australiana Qantas se assustaram nesta sexta-feira com a "companhia" de uma cobra piton que viajava na asa da aeronave, que seguia de Carins, no norte do país, a Port Moresby, capital de Papua Nova Guiné. A inusitada passageira foi vista pelos outros viajantes do Bombardier C-400 que fazia o trajeto quando foi completada uma hora de voo. Assustados, os passageiros relataram a presença do réptil à tripulação, que inicialmente achou ser uma piada dos clientes. Mesmo assim, a viagem continuou e a cobra ficou agarrada na asa da aeronave até chegar a Port Moresby. O animal tinha cerca de 3 metros de comprimento e a possibilidade é que ele tenha saído de matas e mangues próximos ao aeroporto de Cairns. Após passar por temperaturas negativas e congelamento viajando a mais de 10 mil metros de altitude a cerca de 800 km/h, a cobra morreu. Ela ainda escondeu a cabeça em um dos "flaps" da aeronave, mas o corpo ficou balançando na asa. A Qantas disse que a presença da cobra não afetou a segurança do avião, que foi liberado para voltar a voar depois de pousar em Port Moresby.
Informações da Folha de São Paulo.

Animador de TV abusou sexualmente de 214 pessoas

Jimmy Savile, em Jubileu de Ouro da rainha, em 2002; animador foi indiciado por 214 abusos sexuais
Foto: 
Adrian Dennis/AFP

A polícia de Londres, na Inglaterra, afirmou nesta sexta-feira que o apresentador infantil da BBC Jimmy Savile abusou sexualmente de 214 pessoas, a maioria delas menores, entre 1955 e 2009, dois anos antes de sua morte, aos 84 anos. Savile foi um dos principais animadores infantis da televisão britânica e comandou programas para crianças na BBC entre 1965 e 2006. Segundo a polícia, 73% das vítimas eram menores de idade e a maioria dos abusos ocorreu no início de sua carreira, nas décadas de 1960 e 1970. O comandante da polícia de Londres, Peter Spindler, disse em entrevista coletiva que o apresentador usou sua fama para assediar as crianças às escondidas. A maioria das vítimas tinha entre 13 e 16 anos. "O relatório enfatiza as consequências de quando a vulnerabilidade e o poder se encontram. As manchas dos delitos são vastas, predatórias e oportunistas". No relatório, os agentes informam que 450 vítimas denunciaram incidentes com Savile, sendo que o apresentador será indiciado por 214 delitos em 28 localidades da Inglaterra e do País de Gales, sendo 34 acusações de estupro. A maioria dos assédios ocorreu em 14 hospitais britânicos, onde ele tinha acesso livre, mas a polícia ainda informa que parte dos abusos ocorreu dentro dos estúdios de televisão e até em hospitais psiquiátricos. "As vítimas podem ficar chateadas por ele não ter enfrentado a Justiça durante sua vida. Espero que consigamos trazer um pouco de satisfação a essas pessoas", disse Spindler.
REVELAÇÕES 
As primeiras informações do relatório foram reveladas pelo jornal britânico "Guardian" na noite de quinta (10). O jornal ainda disse que, dentre as vítimas, havia um menino de dez anos que foi violentado quando pedia um autógrafo a Savile. O documento também informou que sete vítimas denunciaram, separadamente, Savile à polícia quando ele ainda estava vivo, incluindo três mulheres entre 2007 e 2008, mas foram descartadas. Dentre elas, uma garota que foi atacada dentro de uma van da BBC nos anos 1970. O escândalo foi detonado em outubro passado, quando um programa levou ao ar depoimentos de pessoas que diziam ter sofrido abusos por parte de Savile dentro das instalações da BBC e nos hospitais nos quais ele fazia trabalho de caridade. O caso atingiu em cheio a BBC, que foi acusada de ter escondido denúncias, enquanto apresentava programas em homenagem a Savile. Desdobramentos do caso levaram à queda de toda a cúpula da emissora. O relatório da polícia afirma que "esses níveis de denúncia de abuso sexual contra uma única pessoa não têm precedentes no Reino Unido".
Informações da Folha de São Paulo.

O Fantasma de Itiruçu

Edivando Medeiros: fantasma sem saber (Foto: Itiruçu Notícias)

Na tarde desta quarta-feira, 09, um homem de nome Edivando Medeiros da Silva, de 37 anos , residente na cidade de Contagem - Minas Gerais - revelou ao portal do Itiruçu Noticias que seu nome está na lista de funcionários da Prefeitura do município de Itiruçu. Edivando descobriu que era funcionário municipal, após sair de um emprego em sua cidade, tentou retirar o seguro desemprego mais havia restrições e não conseguiu retirar o beneficio. Então viajou até Jacobina, na Bahia, para a casa de Familiares. Após alguns dias, resolveu dar entrada novamente no seguro desemprego. Para sua surpresa, o funcionário do Ministério do Trabalho revelou que ele já era empregado na prefeitura de Itiruçu desde o dia 27 de julho de 2011. Edivando revelou que nunca trabalhou para prefeitura de Itiruçu e nem conhecia a cidade. Para encontrar a localização da cidade, precisou usar a internet. De acordo com as informações colhidas com ele, o salário seria de R$ 2.300,00 (dois mil e trezentos reais), que nunca foi passado a ele. "Estou vindo aqui para retirar o meu nome da folha de pagamento, pois preciso receber meu seguro desemprego para voltar para Contagem", revelou o cidadão. Certamente, providencias devem ser tomadas para averiguar quem está recebendo o referido valor em nome de Edivando Medeiros da Silva. Pelos cálculos, já passam de 40 mil reais, que devem ser restituídos aos cofres públicos.
Do Itiruçu Notícias.

O FEMEM, o Big Brother e a "alienação das pessoas"


Elas foram contidas por seguranças e levadas para a delegacia, acusadas de ato obsceno. Marca do grupo ativista de origem ucraniana é exibir os seios durante os atos de protesto
Seguranças retiraram as manifestantes do grupo feminino FEMEM.
Integrantes do grupo feminista Femen estiveram nesta terça-feira (9) no Santana Parque Shopping, na Zona Norte de São Paulo, para fazer uma manifestação em frente à casa de vidro onde estão os participantes que concorrem para entrar no Big Brother Brasil. Segundo as ativistas, o objetivo era protestar contra a alienação das pessoas. As manifestantes foram contidas por seguranças e levadas para a delegacia, acusadas de ato obsceno. A marca registrada do grupo ativista de origem ucraniana é exibir os seios durante os atos de protesto. Segundo o grupo, a população brasileira precisa reagir a problemas como a fome, a pobreza, a violência, o abuso de autoridade, as guerras, a exploração sexual e a corrupção. O grupo diz não ser contra o Big Brother, mas afirmou que o protesto foi uma forma de tentar pedir ao povo brasileiro para combater estes problemas da mesma maneira como assistem ao reality show.
Informações do Caderno G da Gazeta do Povo.

O PCC no Paraguai


                       Por Odilon Oliveira (*)
O Juiz Federal Odilon Oliveira
A facção já se encontra em franca atuação em território paraguaio há uma década, onde, como aqui, afronta o poder constituído. Decide sobre a vida e sobre a morte. Seus integrantes praticam as mesmas atrocidades e com maior possibilidade de não serem alcançados.
POR QUE O PCC ESTÁ NO PARAGUAI?
No Brasil, a estimativa consiste em que, de cada cinco presos, um é membro ou simpatizante do Primeiro Comando da Capital. São 515 mil presos, isto fora os integrantes e aderentes que estão soltos e que cumprem ordens da organização. Fica fácil estimar a quantidade.
No Paraguai, o contingente não é tão grande, mas todos são bem preparados para missões institucionais específicas: a) compra de drogas, inclusive diretamente das FARC, eliminando atravessadores; b) compra de armamento pesado; c) prática de sequestros econômicos; d) lavagem de dinheiro, haja vista a grande quantidade de casas de câmbio. O Paraguai é um reduto de traficantes brasileiros e serve de esconderijo para os que fogem da justiça brasileira.
ALGUMAS AÇÕES DO PCC NO PARAGUAI
O tráfico de drogas, que gera 70% da receita do PCC, e o contrabando de armas e de explosivos são práticas intensas e rotineiras do Paraguai para o Brasil. A organização participou e continua participando de grandes eventos criminoso: a) sequestro da empresária Edith Bordon, cujo cativeiro, de 2001 para 2002, durou 20 dias. Rendeu 1 milhão de dólares aos sequestradores, que serviu para financiamento da guerrilha colombiana e de novos sequestros no Paraguai. O sequestro foi idealizado pelas FARC e executado por integrantes também do PCC e do PPL – Partido Pátria Livre, organização de esquerda paraguaia. Na época, o paraguaio Manuel Cristaldo Mieres já ensaiava para ingressar no PCC, e efetivamente o fez; b) sequestro de Cecílias Cuba, filha do ex-presidente Raul Cubas, ocorrido em setembro de 2004, durando o cativeiro seis meses, até fevereiro de 2005, quando a vítima foi assassinada. Os 5 milhões de dólares do resgate serviriam para a montagem de uma base das FARC no Paraguai. O crime foi idealizado pelas FARC e executado por integrantes do PCC e da organização de esquerda paraguaia PPL. Os sequestradores Manuel Cristaldo Mieres e sua irmã Magna Meza Martinez, ligados ao Partido Pátria Livre, já integravam, naquele país, o PCC; c) assalto ao Banco ABN, em Assunção-PY, com a participação maciça de integrantes do PCC, frustrado graças a atuação da polícia paraguaia; d) sequestro do japonês Hirokazu Ota, em maio de 2007, sendo chefiado pelo brasileiro Valdecir Pinheiro, representante do PCC e acusado, no Paraguai, de nove sequestros. Em 2008, noutro confronto, a polícia paraguaia o assassinou; e) atentado contra o Senador Robert Acevedo, ex-governador do Departamento de Amambay, em abril de 2010, como vingança por sua luta contra o narcotráfico e o PCC naquele país. Foram 40 tiros de fuzis contra seu veículo, morrendo toda a sua escolta. O senador recebeu dois tiros e escapou por milagre; f) invasão do presídio de segurança máxima de Pedro Juan Caballero, em maio de 2011, por integrantes do PCC, quando foram resgatados seis membros brasileiros e um paraguaio.
FINALIDADES DAS FARC NO PARAGUAI
A principal finalidade é divulgar sua ideologia na América do Sul, seguindo o desejo de obter reconhecimento oficial e apoio político. No ramo dos negócios escusos, estão a negociação de armas e cocaína e o estreitamento de laços com o PPL e o Primeiro Comando da Capital, este seu grande cliente na aquisição de drogas.
PERIGOSA ALIANÇA
O PCC atua, no Paraguai, com respaldo das FARC, do PPL e do EPP – Exército do Povo Paraguaio, além do Comando Vermelho. O EPP, o PPL e as FARC são organizações inspiradas na doutrina marxista/leninista, que lutam por uma sociedade igualitária, sem classes, com governo proletariado e, decorrentemente, por uma economia estatizada, monopolizada, com abolição da propriedade provada. O PCC e o Comando Vermelho não alimentam essa ideologia, mas atacam o estado-repressor, representado pelo judiciário, ministério público, polícia e sistema penitenciário, como meio para a busca desenfreada do lucro. Todavia, todas essas organizações, sem exceção, para a consecução de um fim, usam da violência física ou psicológica contra pessoas ou bens, intimidando o Estado, autoridades e a população. O Brasil não sabe dimensionar o potencial do PCC, individualmente, e o risco da aliança entre essas facções.
(*)Odilon de Oliveira, nasceu em 26/02/1949, na Serra do Araripe, município de Exu, Pernambuco. Filho de pais lavradores, trabalhou na roça até os 17 anos de idade. Foi alfabetizado na roça, à noite, em sua própria casa, após ter dia inteiro de trabalho. Entrou tarde na faculdade de Direito, vindo a se formar aos 29 anos de idade. Foi Procurador Autárquico Federal, Promotor de Justiça, Juiz de Direito. É Juiz Federal desde 1987. Sempre trabalhou em fronteiras como magistrado federal, na área criminal: Mato Grosso, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Já condenou centenas de traficantes internacionais. Atualmente, é titular da única vara especializada no processamento dos crimes financeiros e de lavagem de dinheiro de Mato Grosso do Sul, com jurisdição sobre todo o Estado. Seu maior sonho é ver a juventude livre das drogas.

Funcionário fantasma por 22 anos!


Procuradoria pede a abertura de ação judicial para cobrar a devolução dos recursos pagos a servidor que não teria trabalhado efetivamente na Câmara dos Deputados entre 1988 e 2010. Diretoria-Geral informa que Elias Ferreira não faz mais parte dos quadros da Casa
Adriana Caitano - da redação do CORREIO BRAZILIENSE
Coromandel - MG - Foto: Paulo Franco

Dr. Elias: 22 anos como fantasma!
Um ex-funcionário da Câmara dos Deputados é alvo de ação de improbidade administrativa apresentada à Justiça pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal, que o acusa de ter recebido salários da Casa por 20 anos sem efetivamente trabalhar, e ainda acumular o cargo com outro em uma cidade a 400km da capital federal. O caso está sob análise da Justiça Federal de Brasília. Se o processo for aberto e Elias José Ferreira acabar condenado, ele terá que devolver aos cofres públicos o que ganhou irregularmente, além de perder os direitos políticos, pagar multa, ficar impedido de contratar com o poder público e de receber benefícios e incentivos fiscais. O MPF-DF pede ainda liminar para tornar os bens do suspeito indisponíveis. Elias José Ferreira ingressou na Câmara em setembro de 1980 e esteve na Casa até março de 2010, passando por cargos como auxiliar de gabinete e técnico legislativo. Em julho de 1988, ele também assumiu o posto de defensor público em Coromandel (MG). A investigação do MPF-DF aponta que, a partir daquele ano, Ferreira esteve vinculado aos dois órgãos em cidades diferentes e com horários de trabalho semelhantes. “A função que ele exercia na Câmara obrigava a presença física e a assinatura da folha de ponto”, comenta o procurador da República Frederico Paiva, responsável pelo caso. A reportagem está publicada hoje no Correio Braziliense e deixa uma pergunta no ar: Como um funcionário consegue receber dinheiro por 22 anos sem ser percebido? Há mais coisas neste enredo! Elias é do PSDB de Coromandel, em Minas. Foi candidato a vereador em 2008 e em 2012. Na primeira renunciou e na segunda foi indeferido. Ele é advogado e conhecido na cidade por Dr. Elias. Coromandel tem cerca de 28 mil habitantes e está localizada na região de Uberlândia, vizinho ao município de Patrocínio e perto de Catalão, em Goiás. O atual prefeito é Osmar Martins Borges - Osmar Gamba (PSDB),  que substituiu a ex-prefeita Dione Maria Peres (PMDB) e opositora do Dr. Elias. O nosso fantasma está relacionado no primeiro escalão da nova administração.

Piso para professor deve ir a R$1.566,48


O piso nacional dos professores deve ser reajustado em 7,97% a partir deste mês, segundo cálculo divulgado nesta quarta-feira (9) pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). De acordo com a entidade, o valor deve passar de R$ 1.451 para R$ 1.566,48. Segundo a entidade, a estimativa obedece à Lei do Piso. Pesquisa feita pela CNM em julho do ano passado sobre salários pagos aos educadores aponta que o impacto do reajuste em 2013 será de cerca de R$ 2,1 bilhões, apenas para esfera municipal. Para a CNM, a demora na divulgação é uma das principais preocupações dos prefeitos brasileiros. Segundo a entidade, nos últimos dois anos, os valores só foram anunciados pelo Ministério da Educação (MEC) no final de fevereiro. “Para o piso ser pago a partir de janeiro, o MEC deveria ter divulgado o respectivo porcentual, o que ainda não ocorreu”, diz o estudo. A entidade defende ainda que o reajuste do piso, em vez de seguir os critérios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), acompanhe os valores do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O MEC não se pronunciou sobre o assunto. Em Heliópolis, como a carga horária é de apenas 25 horas, o Piso não poderá ser inferior a R$ 980,00.
Informações complementares do Bahia Notícias.

Ministério da Saúde libera 13 milhões para Dengue na Bahia


A Bahia vai receber R$ 13,2 milhões do Ministério da Saúde para intensificar medidas de vigilância, prevenção e controle da dengue este ano. Todos os 417 municípios vão receber o recurso, que, segundo a diretora da vigilância epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Maria Aparecida Araújo, é 20% maior do que o valor anual que as ações de vigilância recebem. De acordo com a portaria nº 2.804, Salvador vai receber R$ 2,3 milhões. “Esse dinheiro vai ser usado na prevenção e no controle da dengue. O que inclui desde os agentes de epidemiologia e endemias que entram nas casas da população, até compras de materiais para o que precisar ser feito, atendimentos e suportes necessários em casos de complicações”, afirmou. Essa é a primeira vez que todos os municípios recebem o incentivo. “É um aditivo que será pago em uma parcela única e  em quantidades diferentes para cada cidade”, completou.  Para Maria Aparecida, o recurso vem em um momento oportuno. “Estamos pedindo que os municípios tenham cuidado nesse período de transição, porque os trabalhos de combate à dengue não podem ser interrompidos”.  Segundo a diretora de vigilância, 103 cidades da Bahia têm alto risco de transmissão da doença. As dez cidades com maior risco são Salvador, Itabuna, Feira de Santana, Ilhéus, Senhor do Bonfim, Serrinha , Guanambi, Jacobina, Jequié e Teixeira de Freitas. “Somente esses municipios concentram 46,5% dos casos de dengue notificados no ano passado e até o início deste ano. Por isso a atenção especial”. No total, o ministério vai repassar R$ 173,2 milhões a todos os municípios brasileiros.
Informações do Bahia Notícias.

Estudante brasileiro é ouro em olimpíada de ciências


FÁBIO TAKAHASHI – de A Folha de São Paulo
Mateus Camacho: Medalha de Ouro inédita
Com quase dois anos a menos que os 180 concorrentes de 28 países, Matheus Camacho, 14, foi à capital do Irã no início do mês passado para participar da Olimpíada Internacional de Ciências. Após dez dias de provas, voltou com a medalha de ouro por equipes na principal prova da competição, a prática. Matheus foi o brasileiro mais novo que já participou da competição, que começou em 2004 e reúne principalmente estudantes com 15 anos. Muitos já têm quase 16. "O resultado dele foi impressionante. Não tenho notícia de que haja outro medalhista tão novo", disse Márcio Martino, organizador da competição no Brasil. "Gosto muito de estudar. E me esforcei. Acho que foi isso", afirmou Matheus, aluno bolsista do colégio Objetivo, na capital paulista. O esforço significa que, de manhã, ele assiste às aulas regulares. À tarde, são mais quatro ou cinco horas, específicas para preparação de olimpíadas. E, em casa, mais uma ou duas horas. "Não posso dizer que ele fica cansado. É o prazer dele", afirmou a mãe, Simone Camacho, 45, formada em direito e funcionária do Judiciário. O pai é coronel do Exército. As outras diversões são cinema ("filmes de qualquer tipo"), videogame e música. Ouvindo os Beatles, aprendeu e ficou fluente em inglês. A precocidade do estudante teve de ser compensada com a carga de estudos. Ele é do ensino fundamental. As provas são do nível do médio. Até março, o jovem nunca tinha visto uma aula de física, e a primeira de química foi em abril. Em maio, ele já estava na primeira eliminatória nacional, que contou com cerca de 2.500 alunos e cobrou as duas disciplinas. Ao final, Matheus e outros cinco foram escolhidos para representar o país na competição mundial, em Teerã.
A PROVA
A Olimpíada Internacional possui três etapas. Uma, de testes. Outra, de questões dissertativas. A terceira, com maior peso e mais importância, é a experimental. Na edição 2012, o tema foi DNA. Em uma das frentes, eles tiveram de, a partir de sequências identificadas, descobrir quais eram as outras, comparando as informações entre os dois grupos. Um dos trios brasileiros (que contava com Matheus e dois alunos de Fortaleza, do colégio Farias Brito) alcançou os 40 pontos possíveis. A medalha de ouro foi inédita para o país. Na colocação geral, o país ficou em quinto, sua melhor posição. Taiwan foi o vencedor.
DESESTÍMULO
Por pouco, o talento de Matheus não se perdeu pelo sistema de ensino. Ele estudava em um colégio particular que tinha boas aulas regulares, mas poucas atividades extras. "Ele estava desestimulado, nem queria ir para a escola", afirmou a mãe. Ao final de 2011, Matheus e a família tiveram a certeza de que o problema era a falta de desafios. Na nova escola, a chance de participar da Olimpíada impulsionou-o. Agora, em plenas férias, Matheus segue em ritmo de estudos. Quer, no final do ano, ganhar uma medalha de ouro individual --no ano passado, foi prata. Para isso, terá de participar em maio novamente da primeira eliminatória nacional. Quem quiser se inscrever deve acessar o site www.ijso.com.br, a partir do fim do mês.

Lua de mel de Cachoeira em resort de luxo na Bahia revolta internautas


Bicheiro se hospedou num bangalô onde a diária chega a até R$ 3 mil
Carlinhos Cachoeira e a esposa Andressa Mendonça
curtem férias na Península de Maraú, região sul da Bahia.
 Foto: Rodrigo Nunes
 
O bicheiro Carlinhos Cachoeira passou o fim de semana com a mulher, Andressa, em um resort de luxo na Península de Maraú, no litoral baiano. A imagem dos dois aproveitando a lua de mel gerou revolta entre os leitores do GLOBO, já que Cachoeira foi condenado em dezembro do ano passado a 39 anos, oito meses e dez dias de prisão por formação de quadrilha, corrupção ativa, violação de dados sigilosos, advocacia administrativa e peculato. Ele chegou a ser preso, mas foi solto poucos dias depois. Em liberdade, se casou com Andressa. “Isso é uma palhaçada! O cara é condenado e passa férias em resort?”, escreveu Eduardo Cassiano em comentário no Facebook do GLOBO. “É revoltante saber que o Brasil é um país sem lei. Por isso, a violência e a corrupção aumentam a cada dia. A falta de leis sérias que funcionem estimulam o mal. Num país sério, este senhor estaria preso! Aqui só os pobres pagam” escreveu Marcia Regina de Oliveira no Facebook. Em comentários no site do GLOBO, leitores também externaram sua revolta e reclamaram da impunidade no país. “Os poderosos estão acima da lei no Brasil. Contra eles nada pode ser feito. Mas experimenta roubar uma laranja na feira...”, comentou Tereza Zapetek. “Brasil, terra do café, do futebol e da impunidade. Não pensem que este país é respeitado lá fora porque não é. Brasileiro no exterior tem fama de criminoso por causa desses malditos personagens”, afirmou a leitora em outro cometário.
Diária de até R$ 3 mil
Cachoeira hospedou-se num dos bangalôs do Kiaroa Eco-Luxury Resort, onde a diária chega a até R$ 3 mil. Cachoeira e Andressa foram fotografados numa das piscinas do hotel, que fica em Taipu de Fora. Para deixar Goiânia, Cachoeira depende de autorização da Justiça. Nas fotos no resort, Cachoeira e Andressa aparecem ao lado de outras pessoas, sentados numa mesa no entorno da piscina. A gerência do hotel não quis dar informações neste domingo sobre o casal de hóspedes. “Este é o nosso querido Brasil e seu código penal que não querem mudar, de maneira alguma!”, escreveu o leitor José Araújo Caetano.
Informações de O GLOBO.

Teremos mais apagões?


Dez dias depois de dizer que é "ridículo" falar em racionamento de energia, a presidente Dilma Rousseff convocou reunião de emergência sobre os baixos níveis dos reservatórios, para quarta-feira (9), em Brasília, informa a Folha de S. Paulo. A reunião foi acertada entre Dilma, durante suas férias em Salvador, e o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, que a presidirá. Balanço e propostas serão levados diretamente à presidente. Dirigentes de órgãos do setor tiveram que cancelar compromissos para comparecer. Na avaliação do governo, os níveis dos reservatórios estão até 62% abaixo dos registrados no ano passado e a situação tem piorado por causa do intenso calor, sobretudo no Sudeste. Com temperaturas que chegam a 40 graus em cidades como o Rio de Janeiro, o consumo de energia com ar-condicionado, ventilador e refrigerador tem disparado. Também de acordo com a Folha, técnicos do setor acusam Dilma de centralizar as decisões e dizem que, se o racionamento não é uma certeza, também não pode ser simplesmente descartado. Um deles diz que o risco "está acima do prudencial".
Na nossa Bahia de meu Deus, aqui e acolá, acontecem apagões, quase todos fruto de falta de manutenção da Coelba. Em Heliópolis, bastou uma chuva localizada de 87 milímetros, em exatos 45 minutos, para que o município ficasse sem energia elétrica na última sexta-feira, 04, das 14:30 às 21:00 horas, isso depois de várias tentativas de normalização do sistema, ocasionando um liga/desliga que provocou danos em vários eletroeletrônicos. Tudo isso consequência da centralização administrativa e da falta de planejamento. Desde Fernando Henrique avisam dos problemas do setor elétrico, mas o governo insiste numa propaganda enganosa e se nega a planejar o futuro, fazendo ouvido de surdo aos gritos dos técnicos e especialistas do setor. Que isso sirva de exemplo aos novos administradores. Não adianta dar cargos a incompetentes. Pode até dar votos, mas gera prejuízo ao público. Também não adianta centralizar poder nas mãos de uns poucos ou de membros da família. As consequências são desastrosas tanto econômicas, como administrativas e principalmente políticas.
Informações complementares do Bahia Notícias.

Sultão de Omã controla protestos com repressão e benesses


MARCELO NINIO - enviado especial de A Folha de São Paulo a Mascate (capital de Omã)
Em Narka, no norte de Omã, mulher aponta candidato em lista durante a 1ª eleição
municipal da história do país.
(foto:Marcelo Ninio/Folhapress) 
A professora Israa Ajmi, 26, acordou cedo, vestiu negro dos pés à cabeça -figurino das mulheres de seu vilarejo- e caminhou apressada até a escola onde dá aulas, convertida em seção eleitoral. Era 22 de dezembro e Israa esbanjava otimismo após votar na primeira eleição municipal da história de Omã, pequeno país no golfo Pérsico que tenta se adaptar aos ventos da Primavera Árabe. "É importante para que minha voz seja ouvida", disse a professora do vilarejo de Barka (norte), sem ligar para os opositores, que viram na votação pouco mais que uma medida cosmética. Quase dois anos após os primeiros protestos contra o regime, na esteira das revoltas que sacudiram o mundo árabe, a eleição municipal foi uma das respostas do sultão Qaboos bin Said às demandas de abertura política. No poder desde 1970, quando depôs o pai num golpe pacífico, o sultão foi pego de surpresa ao sentir o terremoto da Primavera Árabe chegar a seu país, tradicionalmente um oásis de estabilidade na região. Embora sem a fúria vista em outras nações árabes, a calma foi abalada por uma série de manifestações e greves, que chegaram a paralisar o setor petroleiro, responsável por metade da economia de Omã. Os protestos começaram na cidade portuária de Sohar (norte), onde a Vale abriu uma unidade em 2012, e chegaram à capital, Mascate. Os manifestantes não pediam a queda do regime, mas melhores salários e um sistema mais democrático. Por cautela e reconhecimento à popularidade do sultão, que modernizou o país. Quando o monarca assumiu o poder, Omã tinha apenas três escolas. Hoje tem mais de 1.200. O PIB (Produto Interno Bruto) per capita foi multiplicado por 80 e é mais que o dobro do brasileiro. Protestos eram novidade para a polícia, e a resposta inicial foi dura. Dois manifestantes morreram a tiros e dezenas foram presos.
AÇÃO RÁPIDA
Em contraste com outros regimes autoritários da região, porém, o sultão não se limitou à repressão, e agiu rapidamente para atender às demandas sociais e políticas. Em poucos meses, o monarca dobrou o salário mínimo, criou benefícios sociais, abriu milhares de vagas -a maioria nas forças de segurança- e fez faxina no gabinete, demitindo ministros impopulares. A repressão e as benesses possibilitadas pelas receitas do petróleo abafaram os protestos. Na charmosa Mascate, cercada por fortes do período da colonização portuguesa, o clima é de descontração. Europeias de minissaia passeiam ao lado de moradoras cobertas com o véu muçulmano, diante do reluzente iate do sultão ancorado na baía, que já virou atração turística. Uma ditadura "benigna", definiu um estrangeiro que vive na capital. O mais charmoso Estado policial do mundo, descreveu outro. Mas com todos os poderes nas mãos do sultão, a insatisfação permanece viva na internet, insuflada por blogueiros perseguidos pelo regime. Aos 72 anos, o sultão nunca casou ou teve filhos. Mas um peculiar sistema de sucessão foi incluído na lei básica, a Constituição do país. Um conselho da família real apontará o sucessor após a morte do sultão. Se não houver acordo, será entronada a pessoa apontada pelo sultão numa carta secreta. A falta de transparência incomoda os opositores. "Omã é um Estado policial. Há olhos por toda parte. Críticas ao governo não são toleradas", diz Khalfan, 30. Especialista em segurança industrial, ele perdeu o emprego em uma fábrica de alumínio após publicar críticas ao regime no Facebook. Khalfan não desmente o discurso oficial de que o sultão é amado por seus súditos e estima que 80% da população apoia o monarca. Apesar disso, ele não vê contradição em manter os protestos na internet. "Mudanças sempre são iniciadas por uma minoria", afirma, falando baixo num café à beira-mar. De acordo com a organização Repórteres sem Fronteiras, 28 ativistas foram condenados a penas entre seis meses e um ano de prisão. À Folha o ministro da Informação, Abdulmunim al Hasani, disse que a Justiça agiu de forma independente. E assegurou que o regime continuará o processo de abertura política, "passo a passo".