Exclusivo!

Lena morreu!

Tanque Novo: o povoado que nasceu numa bodega

Povoado Tanque Novo - em Heliópolis
Virou quase que uma tradição alguns povoados começarem sua urbanização por bodegas. Como ocorreu com a Farmácia e com o Riacho, o povoado de Tanque Novo foi iniciado há mais de 40 anos por Antônio Edésio, dono de uma bodega. Dona Maria Dantas, moradora do local, afirma que na “venda” havia de tudo um pouco, inclusive a inseparável cachaça. No período do dia, quando não havia movimento, a bodega do Antônio Edésio chegou a ser, por várias vezes, sala de aula. Isso aconteceu na época em que a região era administrada pela Prefeitura de Ribeira do Amparo.
Igreja do Tanque Novo

Escola Tancredo Neves
Uma das moradoras, Dona Arlinda Dantas, disse que antes de ser conhecido com a denominação atual, o nome do povoado era Zediço. Mudaram para Tanque Novo porque construíram um novo reservatório de água, já que o tanque velho não supria mais as necessidades dos moradores. Onde hoje está localizado o povoado, antes de construírem as casas, só existiam queimadas. Tudo era preto de tanto fogo e tanta fumaça. Era a forma que usavam naquele tempo para derrubar a mata. Daí as pessoas foram chegando aos poucos, fazendo pastagens e plantando para subsistência.  Em 1989, foi criada a primeira e única escola local - Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tancredo Neves, pertencente ao Polo I.
As repórteres com uma das entrevistadas

Nesta bodega nasceu o povoado
Onde hoje é a igreja, que já tem 30 anos de construída, antigamente era um campo com uma estrada ao redor. A igreja foi construída com a ajuda dos moradores do povoado. Tanque Novo só começou a crescer mesmo com a chegada da energia elétrica. Também ajuda a sua localização, já que fica na estrada que liga o povoado Riacho, em Heliópolis, ao povoado Feira da Serra, em Ribeira do Pombal.

             Reportagem realizada por Adailma, Aldenice, Karihorrana e Tarcísia, alunas do 3º ano A, como avaliação da disciplina Redação e Expressão, ministrada pelo Prof. Landisvalth Lima, do Colégio Estadual José Dantas de Souza.